27 de mai. de 2009

Qual livro você seria??

Que livro é você? Se você fosse um livro nacional, qual livro seria? Um best-seller ultrapopular ou um relato intimista? Faça o teste e descubra!! http://educarparacrescer.abril.uol.com.br/leitura/testes/livro-nacional.shtml OBS.: Eu seria Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis. É um clássico da literatura brasileira, divisor de águas das Escolas Literárias, que encerra Romantismo dando início ao Realismo. Um excelente livro que, para o desgosto da maioria das pessoas, eu detesto! E olhem que sou fã de Machado. Reconheço a grandeza desta obra, mas não gosto!

Google Book Search - A biblioteca do futuro!

Se o post da semana passada fazia referência ao site que é considerado o Google dos sebos, o de hoje trata literalmente do Google dos livros. Isso mesmo! É só acessar http://books.google.com/. O Google Book Search é a biblioteca do futuro, onde é possível encontrar todos os livros digitalizados e disponíveis online, para consulta, leitura e para copiar - de graça ou mediante pagamento. O processo é bastante simples e funciona da mesma maneira que o Itunes para as músicas, por exemplo. Porém, o site ainda está em fase de construção e operando em testes, pois falta o alvará. E, apesar de diversas editoras brasileiras já terem aderido à novidade, até mesmo obras de domínio público podem ser apenas parcialmente visualizadas. De qualquer maneira, a ideia é boa! E vale a pena entrar e experimentar, já que o serviço já existe em português (em versão beta).

22 de mai. de 2009

LIVROS DE PRESENTE

Há algum tempo que eu instaurei uma regra para presentear alguém: dar livros! Sempre fico na dúvida sobre que dar às pessoas, se gostam mais de roupas, de acessórios, de perfumes, de sapatos... Mas seja lá para quem for, sempre tem um livro que é a cara de cada pessoa (mesmo para aquelas que não gostam de ler).

Aliás, hoje em dia, as opções são tantas, que um livro não precisa ser necessariamente para se ler! Incrível isso, não é? Claro que estou me referindo aos longos romances em que se perde um bom tempo lendo. Quando entramos numa livraria, por menor que seja, podemos perdermos lá dentro, por oras. E não precisa ser um bom observador para notar que existem livros técnicos, de consultas rápidas, de citações, de dicas... Livros em formas de ilustrações, texto corrido, tópicos... Tem para todos os gostos!

É por isso que eu sempre dou livros de presente! Não tem erro! E alguma função o livro sempre terá, acreditem!

LIVROS COMO BRINDES

De acordo com a matéria Livros como brindes personalizados, publicada no PublishNews, em 19/05/09, a Editora Saraiva está com um novo projeto para tornar sua marca ainda mais forte. A editora está produzindo livros em tiragens limitadas e exclusivas que podem ser personalizados e distribuídos como brinde para clientes, fornecedores ou colaboradores. Na opinião da Saraiva, “o livro é um brinde duradouro. Os Projetos Especiais Saraiva permitem a personalização de qualquer título da própria Editora ou de outro selo do grupo.

18 de mai. de 2009

O Google dos sebos brasileiros!

Eu confesso: eu não conhecia! Pode parecer estranho alguém que se diz viciada no meio literário não conhecer um site desses, mas faz pouco menos de uma semana que soube da existência da Estante Virtual. E acredito que muita gente também não deve conhecer, então, aí vai uma breve explicação desse site, que pode ser muito útil aos amantes dos livros e, principalmente, aos adoradores dos sebos.

Segundo a explicação do próprio site, A Estante Virtual é “um portal criado para revolucionar a comercialização de livros usados pela internet, colocando todos os recursos que a tecnologia é capaz de oferecer a serviço da comunidade de livreiros e do público amante dos livros.” Com o slogan de “centralizar em um só lugar, em uma só ‘estante’, várias estantes”, o portal proporciona uma oportunidade única de um sistema de busca que consulte os acervos de até centenas de sebos, livreiros e internautas ao mesmo tempo.

No site, é possível viajar por todos os sebos do país, entrando e saindo deles, sem ao menos arredar o pé da frente do computador. E, por mais que seja delicioso perder-se entre os corredores empoeirados repletos de livros antigos, sejamos realistas: é uma comodidade poder encontrar o livro perdido pelo preço mais barato, tudo isso online!

É a versão alternativa online das grandes livrarias que dominam o mercado. É inegável que o portal representa uma ferramenta de comércio eletrônico bastante valiosa neste mercado livreiro tão fechado. E, principalmente, é uma excelente alternativa aos preços elevados das edições novas. Afinal, um livro não perde seu valor e nem muda seu conteúdo pelo tempo de existência ou pela quantidade de donos que já possuiu.

Os números não mentem!

Segundo informação publicada no Publishnews de 04/05/2009, o site Estante Virtual atingiu duas marcas impressionantes semana passada: chegou aos 500 mil usuários cadastrados e 5 mil cidades diferentes atendidas.

Apenas por curiosidade... o leitor número 500 mil é de Ji-Paraná, em Rondônia. A cidade cinco mil é Cacimba de Areia, um vilarejo de apenas três mil habitantes e nenhuma livraria na Paraíba. A moradora de Cacimba da Areia, Eliana Xavier, diz que compra livros numa cidade vizinha.