7 de set. de 2010

A day in an American Bookstore...

Once upon a time, there was a magical place called Bookstore...

Como curar um vicio chamado LIVROS? Impossivel, eu acho... Por isso que, mesmo viajando para esquecer do resto do mundo, nao consegui resistir a tentacao de passar horas e mais horas dentro de uma livraria em Sierra Vista, Arizona, EUA.

Vista geral da livraria.

Basicamente, posso lhes dizer que para quem tem as grandes lojas como a Livraria Cultura ou a Saraiva, por exemplo, como eu tenho em Sao Paulo, visitar uma boa livraria norteamericana nao devria me causar grandes surpresas. E pelo ambiente em si, bem como pela diversidade dos titulos, nao me causou mesmo.
Porem, o que realmente me chamou a atencao nesta visita e o quem me prendeu naquele lugar por mais tempo do que eu imagimanava foram duas coisas.

A primeira, pelas novidades! Ter em primeira mao os best sellers que serao febres no Brasil em breve e poder ja leva-los para a casa, eh realmente mto satisfatorio!! E aviso aos amantes dos imortais - vampiros, anjos ou seja la o que forem: vem coisa boa por ai!! Essas series YA para teens sao uma invencao e tanto, nao eh mesmo? Eu mesma ja nao sou exatamente uma teen, mas ainda assim sou uma eterna amante de literatura YA!

Livros usados recem-chegados!!
O segundo motivo que me prendeu a livraria foi a diferenca de habitos entre os norteamericanos e nos, brasileiros. Voces acreditam que eles revendem livros usados, por um preco mais barato, e com um selinho verde, avisando que eh de segunda mao?? Claro que a uma politica, de que o produto deve estar bem conserdo e em excelentes condicoes e tudo mais, mas mesmo assim, a ideia nao eh realmente incrive? Eh uma especie de sebo dentro da propria livraria!


Outra coisa que nao eh exatamente uma novidade (e que vale um post so sobre isso, alias), mas que ainda assim me chama muito a atencao, eh a relacao que nos temos com os livros de capa dura e a relacao que eles, os norteamericanos tem. Para quem ainda nao sabe, eles so publicam livros em capa dura na primeira edicao ou em edicoes especiais. As reimpressoes sao todas no quem chamam de paperback, que eh uma impressao muito mais barata. De qualidade inferior, eh claro, mas vale muito a pena para aumentar a colecao de livros e poupar o bolso! Um exemplo real, sao os nossos queridos livros da Twilight Saga, que na edicao de capa dura custa quase U$ 30,00 e na paperback, U$ 9,99. UAU, ne? Eu sei! O MESMO livro, com a mesma historia, os mesmos personagens, as mesmas tramas, os mesmo finais... E precos absurdamente diferentes! Eu realmente me pergunto por que o mercado editorial consumidor brasileiro nao aceita ese tipo de impressao de custos barateados! Alem do mais, os livros ficam bem mais leves para serem carregados, sabiam??

O classico de Jane Austen
por apenas U$ 3,99.

Passeando pelos corredores, ainda fui surpreendida com as promocoes incrivelmente tentadoras!! Que tal comprar classicos como Pride and Prejudice, de Jane Austen, por miseros U$ 3,99?? E-X-A-T-O!! Eu fiquei tao desacreditada quando vi os precos dos classicos da literatura inglesa, todos abaixo de U$ 5,99, que eu fui perguntar a vendedora se eu estava entendendo direito ou se tinha missunterstud something...
Eh, meu ingles esta em perfeitas condicoes e eu entendi o preco direitinho! Ouch!

Classicos em promocao: U$ 5,99
e menos!










Leiam mais por menos:
Livros a partir de U$ 3,99
Outras promocoes geniais sao as do tipo "Buy two and get the 3rd for U$ 1", ou seja: "Comprem dois exemplares e o terceiro sai por apenas um dolar! Promocao valida para todos os romances do Nicholas Sparks, por exemplo.



Confesso que tive que me controlar para nao sair comprando um monte de livros. Afinal de contas, por mais que sejam mais leves que os nossos, ainda assim pesam nas malas, ne? rs!

Compre 2 e leve o terceiro por U$1

Sessao de livros de audio.
Nao posso deixar de comentar da extensa sessao de audio-books que encontrei por la! Inclusive com o mesmo esquema dos produtos usados. Tinha diversos em versao audio para todos os gostos, o que achei uma maravilha, apesar de nao ser uma pessoal mto ligada em audio-books.





E para aqueles que apreciam sentar na livraria e ler seus livros ali mesmo, por que nao acompanhar com um bom cafe que a propria livraria oferece gratuitamente? (Sim, eles nao cobram nada de voce, apenas sugerem que deixem uma gorjeta de U$ 0,25 num potinho ao lado. E acreditem: todos que pegam cafe, deixam um dinheirinho por ali. Legal, ne?!)


Cafe com livros. Que delicia!!

Eu podia facilmente ter falido hoje, rs! Porque alem de tudo isso, ainda falta comentar a sessao de objetos que ajudam a leitura, como lentes, lupas e marcadores; alem de um monte de coisinhas sobre nossos vicios de leitura, como bonecos de Jacob e Edward e acessorios de toda turma do Crepusculo!



Bom, acho que nao preciso nem completar que foi um dia maravilhoso, nao eh mesmo? E eu, que ja tinha comigo essa tradicao de sempre visitar as livrarias de todos os lugares por onde passo, depois de hoje, levarei isso com mais dedicacao! Conhecer as culturas e as tradicoes de outros povos sempre foi algo que me encantou demais. E hoje, apos tantos anos, percebi que cada povo tem seus proprios habitos e tradicoes de leituras. Isso foi realmente encantador!

Por isso, aconselho a todos voces que visitem as livrarias de todo e qualquer lugar que passarem! Vale a pena guardar essa experiencia literaria com voces!!


OBS.: Para quem quiser ver mais fotos, eh so acessar o album completo!


OBS2.: Peco desculpas a falta de acentuacao grafica, mas estou em teclados nao-brasileiros...



5 comentários :

  1. :O Que Sonho! Quem me dera estar aí... :(

    ResponderExcluir
  2. GEEEZ!
    MORRI. Fiquei babando no seu post e no álbum do Picasa um tempão. AMEI *_____*

    Não gosto muito dos livros em paperback pela qualidade, mas realmente são um ótimo acha *.*

    Adorei MUITÃO o post de hoje! Que bom que está aproveitando \o/

    :*
    Juh Oliveto
    Livros & Bolinhos ~

    ResponderExcluir
  3. Ebaaaa estou mto feliz q vcs gostaram!! lembrei mto d vcs visitando essa livraria daqui!! mto mto mto bom mesmo!!!

    ResponderExcluir
  4. Que capa diferente! Foi esta que você comprou né?Sabe qual é a editora?

    ResponderExcluir
  5. Ola Adriana! qual das capas???

    ResponderExcluir