21 de set. de 2010

[Novidade no ar] Finalmente uma lista dos livros mais vendidos no Brasil!

A newsletter de hoje do PublishNews trouxe uma novidade e tanto para o mercado editorial: finalmente a Revista Veja não será mais a detentora da relação dos livros mais vendidos no país, pois eles também começaram a divulgar essa relação, só que muito mais completa e transparente. 




As novas listas divulgam o número total apurado de exemplares vendidos, sem - é claro - apontar os números de cada livraria, que são absolutamente sigilosos, mas apenas o total. Também é importante deixar claro que estes números representam apenas a soma de nossa amostra, e estão longe do número total vendido de cada obra no mercado como um todo. Ainda assim, a exposição destes números permite que se conheça a distância entre cada colocado, como em uma corrida de F1. Agora, por exemplo, é possível ter uma idéia de quanto o livro que está em primeiro lugar está vendendo mais que o segundo colocado. Vejamos a lista de ficção. O primeiro colocado é Querido John (Novo Conceito), de Nicholas Sparks, com 3485 exemplares apurados. Em segundo lugar, o veterano A Cabana (Sextante), aparece com 2709. Na lanterna, em 20º lugar, está Para sempre (Intrínseca), de Alyson Noel, com “parcos” 358 exemplares na semana.
 
A terceira novidade é o Ranking de Editoras. Muitas editoras costumam analisar a lista da VEJA toda semana, somando os títulos que publicam que aparecem no rol da revista mais lida do país. Agora não será mais necessário. Toda sexta-feira, a partir desta semana, será possível acessar o Ranking de Editoras, onde as mesmas, classificadas por grupo e selo, são ordenadas em função do número de obras que emplacaram na lista. 
 
Com certeza, as listas do PublishNews já são minhas mais novas fontes de consultas do mercado livreiro, pois são as mais completas e transparentes do país. Obrigada, PublishNews, por esse respeito conosco e parabéns pelo belíssimo trabalho!

Clique aqui para conhecer as listas completas!

Um comentário :

  1. ADOREI essa novidade. Acompanhei o alvoroço da galera no twitter. Muito boa mesmo! Uma maneira prática e confiável de acompanhar as listas.

    Sempre um post interessante, Ta! ADORO *-*
    AAAH, cadê o post canadense, ein?! :P

    Beijocas!
    Juh Oliveto
    Livros & Bolinhos ~

    ResponderExcluir