26 de nov. de 2010

[Dica de outras boas leituras] Meninos de rua trocam drogas por livros

Em meio a essas notícias de guerrilha civil em nosso país, o post de hoje é sobre uma nótícia que li na GazetaWeb e que traz um pouco de esperança para nós e para o nosso país.
É bem verdade que já tinha lido e guardado essa reportagem há algumas semanas, para dividí-la com vocês num momento que achasse mais oportuno. Essa onde de violência no Rio de Janeiro me incentivou.
A matéria conta sobre a solução que a Feira do Livro de Porto Alegre encontrou para ajudar os meninos de rua que vivem na região, ao invés de marginalizá-los. E adivinhem só? Os livros foram a

melhor solução!

Não deixem de acreditar que, por meio da leitura e educação, o Brasil tem um lindo futuro pela frente!!
Leiam, abaixo, matéria na íntegra.



Meninos de rua trocam drogas por livros
Eles deixaram de ser vistos como uma ameaça e suas vidas ganharam uma chance de mudar com a literatura

Antes de receber a 56ª Feira do Livro de Porto Alegre, os organizadores já sabiam que precisavam acertar as contas com os donos da praça da Alfândega, no centro da cidade. Na última década, os meninos de rua deixaram de ser vistos como uma ameaça e suas vidas ganharam uma chance de mudar com a literatura.

Sem lar, fugidos da escola ou simplesmente perambulando pelo centro nos horários livres, as crianças pobres que vagavam na feira eram perseguidas pela polícia. No ano 2000, poucos programas atendiam menores de idade nessa situação em Porto Alegre. Eles andavam pelos corredores das barracas fazendo algazarra e incomodando os visitantes. Muitos usavam drogas.

Insatisfeita com a exclusão dos moradores de rua, a coordenadora da programação infantil, a coordenadora da programação infantil, Sônia Zanchetta, criou o projeto Asteroide. Primeiro teve de ensinar que a Brigada Militar não podia hostilizar os meninos como marginais. "Até o rio Guaíba, que é poluído, quando tu vês tem um menino dentro", brinca a coordenadora. Ao menos 70 deles já foram atendidos em 2010. As crianlas poderiam participar do projeto com uma condição -- ficando longe das drogas.

Disciplinar os menores abandonados ganhou esforços para obter alimentação, roupas e higiene - já que a "mulecada" suja e faminta agredia os olhos do público. Ajudaram grandes empresas até pequenos negócios como a lavanderia Chuá e o pipoqueiro seu Zé.

Alguns alunos de escolas estavam tendo conflito de horário para visitar o evento e as professoras passaram a controlar a passagem, em vez de reclamar das fugas. Por isso, há dois anos, a Escola Municipal Porto Alegre, maior centros de assistência na região, com 150 jovens, firmou uma parceria com a programação da feira.

Glauber Fernando, 22, no sexto ano supletivo, descobriu a feira aos 12 e está há 10 anos no Asteroide. Desde os nove foi parar nas ruas. Sua primeira noite foi em uma saída de ventilação - o bafo quente - de um ar condicionado junto com outros rapazes. "Só não fiquei nos trilhos do trem porque dá choque", lembra ele.

Um comentário :

  1. A matéria acabou aí mesmo, Ta? o.O
    Senti falta de uma conclusão :S

    Enfim, de qualquer maneira, iniciativa espetacular e invejável. Deveria servir de exemplo e passar a ser aplicada em outras regiões do país. ADOREI :)

    Beijocas!
    Juh Oliveto
    Livros & Bolinhos ~

    ResponderExcluir