28 de fev. de 2010

  "Livros são os mais silenciosos e constantes amigos, 
os mais acessiveis e sábios conselheiros,  
 e os mais pacientes professores."
                                                      Charles W Elliot

25 de fev. de 2010

Você conhece a sua sombra?

No PublishNews de 4a. feira, 24/02, nota bem legal do livro THE SHADOW EFFECT, que promete ser o novo best-seller da Lua de Papel, selo comercial do Grupo LeYaVale a pena dar uma olhada!! 




Best-seller à vista? 

Harper Collins lança O efeito sombra em maio. Livro chega ao Brasil pela Lua de Papel 



Parece que a lei da atração vai ganhar um descanso esse ano. Já está sendo preparado o lançamento de The shadow effect, segundo o qual todos têm um lado sombrio na alma que nos leva a fazer coisas ruins, muito ruins. Deepak Chopra, Marianne Williamson e Debbie Ford prometem ensinar como dominar essa sombra no livro que a HarperCollins lança em maio. Logo na sequência a obra chega ao Brasil pela Lua de Papel, do grupo LeYa. Serão nada menos do que 50 mil exemplares...para começar. Veja o trailer do filme que deu origem ao livro.

21 de fev. de 2010

Edi... o que?!? EDITORAÇÃO!

Para quem sempre pergunta o que é EDITORAÇÃO, segue matéria publicada na FOVEST, do jornal Folha de S. Paulo, no dia 16/02/2010. 
Explica o que é o curso e fala das atividades que o profissional da área exerce. Vale a pena dar uma lida!!

Editoração envolve todas as etapas da produção de um livro Profissional também pode atuar com conteúdo digital

RICARDO GALLO
DA REPORTAGEM LOCAL

Sabe aquele livro pelo qual você se apaixona logo ao ver a capa? Ali há o dedo de um profissional de editoração.
Ele define, por exemplo, se a capa será ilustrada, qual tipo e tamanho da letra e do papel, analisa os originais do livro e propõe mudanças, além de planejar estratégias para vendê-lo.
"O profissional tem de conhecer todos os passos de um produto editorial", afirma Plínio Martins, coordenador do curso de editoração da USP e presidente da Edusp, a editora da universidade.
Nos quatro anos de curso, diz Martins, o estudante tem formação abrangente, focada em disciplinas humanísticas. "Além de atuar com texto, o editor pode trabalhar na parte da criação, mesmo que não seja artista, porque tem noção de artes gráficas, de literatura, de história da arte."
No curso da USP, uma das tarefas é criar um produto, desde o planejamento até o lançamento. Um livro, em geral, demora de 15 dias a dois anos para ser produzido -os estudantes têm três semestres para concluir o projeto na faculdade.
A proposta é permitir ao aluno o maior contato possível com a realidade da profissão, diz Martins. Aliás, a alta empregabilidade é uma das características do curso, segundo ele. "No segundo ano muitos alunos já começam a trabalhar."
Editoração atraiu 14 candidatos por vaga no último vestibular da Fuvest.
Um requisito da carreira é ser bem informado, diz Elisa Braga, diretora de produção da Companhia das Letras e formada pela USP. Segundo ela, a editora costuma contratar alunos ou ex-alunos da USP em razão da formação específica -não obrigatória para atuar na área, que atrai também profissionais de letras, jornalismo e design, entre outros.
No Brasil há 13 cursos de editoração ou produção editorial, de acordo com cadastro do Ministério da Educação. Na Universidade Anhembi Morumbi, por exemplo, a ênfase é em "multimeios", afirma a coordenadora Maria José Rosolino.
A ideia, diz, é explorar o mercado além da abordagem tradicional. "As editoras estão apostando muito no conteúdo digital. Na área de educação, há artigos, pesquisas, material de atividades para professores, leituras complementares, fóruns de discussão."
Gustavo Ferreira, 26, atua na área de educação. Ele é assistente editorial da Hub Editorial, divisão da SBS criada para desenvolver livros eletrônicos, aulas interativas e workshops virtuais. Formado em 2004 na Anhembi, diz ter tomado gosto pela profissão influenciado pela mãe, funcionária de editora. "É muito legal chegar a uma livraria e ver o material que ajudei a produzir."
Elisa, da Companhia das Letras, diz se sentir quase coautora quando vê seu trabalho elogiado. Foi assim quando o escritor americano Paul Auster aprovou a capa do livro "Noite do Oráculo", criada por ela e inspirada em papel de embalar maçã. "Ele disse que era a melhor capa para o livro dele em todo o mundo."
A capa, diz, é "absolutamente essencial". "Tem de passar para o consumidor um pouco da história e do clima." Elisa revela um segredo de produção: em romances, por exemplo, evita-se pôr uma foto frontal. "Senão o personagem já é entregue com um rosto, o que faz perder um pouco do clima da história."

8 de fev. de 2010

A Jangada de Pedra, a caminho do Haiti...

Diversas celebridades ficaram em destaque por ajudarem o Haiti, depois da tragédia dos terremotos que destruiram o país há cerca de um mês. 

Famosos do mundo inteiro como Madonna, Bono, Sting, de Brad Pitt, Gisele Bündchen e muitos outros fizeram sua parte e colaboraram com a arrecadação, além de doarem dinheiro do próprio bolso (em quantias milionárias) em prol da causa. 

Mas o universo literário não fica de fora dessa! Num belíssimo exemplo de humanidade, o autor português, já vencedor de Prêmio Nobel, José Saramago, também está fazendo sua parte. 

Segundo publicação da PublishNews de hoje, Saramago vai lançar uma nova edição do livro A jangada de pedra, cuja renda será revertida para as vítimas do terremoto. “Se chegarmos a 1 milhão de exemplares vendidos, serão 15 milhões de euros de ajuda”, calculou o autor.
E por que não comprar a nova edição do livro e fazer duplamente o bem: a você mesmo, por ler Saramago; e a todos os necessitados do Haiti? Afinal, em palavras do próprio autor: "Porque todos nós temos uma obrigação."

3 de fev. de 2010

LUA DE PAPEL

 Em reportagem publicada no PublishNews de hoje, destaque para o crescimento do grupo português LeYa no Brasil, com seu novo selo LUA DE PAPEL.
Segue abaixo, a matéria na íntegra. Vale a pena dar uma espiada no que está surgindo de novidade no mercado!!



Pronta para repetir o sucesso português

Ela é uma das editoras do grupo LeYa e promete best-sellers brasileiros e estrangeiros. As contratações já começaram!


Recém-chegada ao Brasil, a Lua de Papel, uma das editoras integrantes do grupo LeYa, anuncia a contratação de novos autores e manda para as livrarias seu 5º título – A filosofia de O símbolo perdido (Thomas R. Beyer Jr; 224 pp.; 24,90), um guia de curiosidades sobre a obra de Dan Brown. A expectativa para 2010 é grande, disse o publisher da Lua de Papel, Pedro Almeida. Ele conta que a editora acabou de assinar contrato para a publicação de quatro livros do consultor em finanças pessoais e colunista da Bandnews, Marcos Silvestre. Nos próximos dois anos, serão quatro títulos e o primeiro deve sair em setembro. Atriz e poeta, Elisa Lucinda também passa a integrar o catálogo da Lua de Papel e seu livro de estreia em não-ficção será inspirado em sua peça Pare de falar mal da rotina, que já levou mais de 700 mil pessoas ao teatro. Mas as novidades não param por aí, garante Pedro: “Acabamos de comprar os direitos da série A song of fire and ice, de George R.R. Martin”. Parece que não é só a editora que está de olho nesta série best-seller de literatura fantástica... A HBO também adquiriu seus direitos e a história pode virar filme!
A Lua de Papel é uma das 18 editoras do grupo LeYa. Criado em Portugal em 2008, congrega importantes editoras daquele país como a Editorial Caminho, a Dom Quixote e a Asa, além de editoras de Angola e de Moçambique. A LeYa aportou no Brasil em 2009 e apresenta agora a Lua de Papel, cuja missão é publicar livros com apelo comercial e repetir o sucesso de seu braço português – lá, ela é a segunda mais rentável do grupo. Por aqui, em dois meses, já emplacou cinco livros na lista dos mais vendidos da Revista Veja. 


PublishNews - 03/02/2010 - Maria Fernanda Rodrigues