28 de set. de 2010

[NOVIDADE NO AR] Biblioteca Britânica coloca manuscritos gregos na internet

Recebi a dica por e-mail de uma amiga que sabe da minha paixão pelo universo dos livros e que acompanha o Blog de pertinho. E não que ela acertou direitinho que essa matéria da Folha de S. Paulo é mesmo a cara do Blog? 

Quando li a primeira vez, fiquei um pouco indecisa sobre o quanto isso seria bom ou não. Afinal, se por um lado a disponibilidade de manuscritos tão importantes na internet é um avanço para as pesquisas no mundo inteiro; por outro o meu lado conservador me diz que é assim que, cada vez menos, as novas gerações vão se misturar com os livros. 

Mas esse meu lado conservador é só uma pequena parte de mim, rs! E a ideia de que o mundo inteiro tem acesso a textos de tamanho significância, com apenas um CLIQUE, é encantadora demais para não gostar dela. É uma façanha e tanto da Biblioteca Britânica, pois além de muito trabalho, o feito exigiu muita coragem em inovar dessa maneira. 



No balanço final, eu gostei da novidade. E quer saber? Tomare que a moda pegue!

27 de set. de 2010

[Dicas de outras boas leituras] A importância do ilustrador

Por Nick Neves





Como de costume, estava lendo o Blog da Companhia (que já aconselhei a leitura aqui inúmeras vezes) e me deparei com um texto da editora de infantis Júlia Moritz Schwarcz sobre a relação do editor com o ilustrador. 



Creio que em minha experiência profissional com revistas eu trabalhei mais diretamente com ilustradores do que nos livros em si, mas foi osuficiente para aprender a importância deste profissional na área editorial, bem como a difícil relação que nós, editores, temos com eles. Não porque são más pessoas, é claro que não - e muito pelo contrário! A maioria dos ilustradores com quem trabalhei eram, além de excelente profissionais, pessoas incríveis. 



Digo que a relação é difícil justamente porque adequar a imagem que o editor constroi na cabeça ao traço do ilustra é um processo trabalhoso, complexo e de algumas refações, rs! 
Mas  resultado final costuma ser primoroso e de orgulho para os dois lados. É um trabalho em equipe, que exige muito diálogo, leitura (de textos e imagens) e compreensão! Além de amizade e cumplicidade!






Deixo aqui meu agradecimento a todos os ilustradores, pois só quem precisa deles sabe como são essenciais no processo editorial!

E peço para que visitem o Blog da Companhia e leiam o texto Com a palavra, o ilustrador na íntegra. Vale a pena!!








OBS.:Todas as imagens inseridas neste post foram extraídas do Google Images e escolhidas aleatoriamente por mim.

23 de set. de 2010

Nem só de livros é feita uma boa biblioteca!

De todos os lugares que visitei em Vancouver, B.C - Canadá, a biblioteca foi, com certeza, um dos que mais me marcou. E não só porque sou uma eterna apaixonada por livros. Já visitei muitas livrarias e bibliotecas por aí, mas poucas me chamaram a atenção como a Vancouver Public Library.
Localizada no centro da cidade (e vale ressaltar aqui que a imagem do centro de São Paulo não vale como referência ao Vancouver Downtown, que se assemelha muito mais a New York City, ali na região Broadway x Times Square); a Vancouver Public Library consegue ser vista de longe!

Vancouver Public Library, vista de fora, do outro lado da rua.

Entrada da VPL
Numa construção monumental e belíssima, não há quem passe por ali e não note aquele prédio de esquina. Dava para ficar admirando só de fora e acreditem: já valeria a pena a visita! Mas é claro que não fiquei só nisso e entrei naquele universo literário.
A primeira coisa que notei é que a Vancouver Public Library é recheada de jovens estudantes. Sentados nos cafés ao redor, ou nas mesas do lado de dentro e nos computadores, em grupos ou sozinhos... Era galera para todos os lados, estudando e lendo concentrados. 
Mas não só de jovens é feita uma boblioteca. E, por isso, posso garantir que era gente de todas as idades e sexos, para todos os lados, em todas as sessões, lendo, resenhando, pesquisando, passando o tempo...


Numa breve entrevista com na Central de Informações, onde fui perguntar se poderia fotografar para o blog, uma simpática senhora me disse que sim, pois o acesso à biblioteca é livra para TODA e QUALQUER pessoa, não precisando ser cidadão e nem residente em Vancouver. Porém, é preciso provar residência para alugar livros, que podem ser retirados a cada 10 exemplares por vez, durante três semanas renováveis. 
E em caso de pessoas que vão morar por um período determinado na cidade, há a possibilidade de fazer uma carteirinha temporária, pelo custo de U$ 28,00 canadenses, com validade de seis meses; o que me parece bastante inteligente para uma cidade que recebe milhares de estudantes anualmente. Porém, qualquer pessoa que tiver interesse em entrar ali e ficar lendo durante o dia, ou fazendo pesquisas nos livros e computadores disponíveis (que são vários). 

O prédio tem diversos andares, divididos de acordo com os gêneros literários, e a sessão de Shakespeare é de se impressionar! Assim como a de dicionários. Outro ponto forte bacana: o serviço de sel.f checkout ou seja, um serviço de autoatendimento para finalizar suas locações: nada de filas para levar os livros ou enciclopédias que desejam: se já for cadastrado, é só passar nos computadores na saída e fazer o próprio registro dos empréstimos. Rápido, simples, fácil e o melhor: eficiente!


Outra facilidade inovadora: pode-se alugar CDs e DVDs - de filmes e seriados - nesta mesma biblioteca! o tempo de locação é menor, mas mesmo assim, vale MUITO a pena, dado que não se paga nada para alugar de uma biblioteca pública, não é mesmo?



Foi encantador ver a diversidade de livros em outras líguas. Aliás, nada mais justo, para uma cidade que vive recheada de intercambistas e turistas, não é mesmo? Achei muito respeitoso da parte deles esse cuidado e atenção com o público estrangeiro.



O que vale a todos ficarem atentos, são as altíssimas multas para quem não cumpre os prazos de devolução. Fica mais caro do que comprar os livros, o que eu acho certíssimo, afinal, o que é público deve ser de todos, não é mesmo? E, além do mais, é uma maneira de garantir que a população vai manter as regras e devolver tudo. Outra multa cara é para a devolução de objetos danificados ou quebrados: UAU! Melhor mesmo tomar cuidado!! rs! mais uma vez, ensinando uma ótima lição de cidadania: que tal aprender a conservar aquilo que é de todos?
 

 Lá há mesas, cadeiras, poltronas, sofás...  A frente de vidro transparente ajuda, além de melhorar a iluminação natural, amplia a visão para o exetrior, o que melhora a sensação de clausura, tornando o ambiente de estudo e foco muito mais agradável! O lema é simples: entrem e sintam-se em casa! Eu passei horas ali, mas é fácil passar um ou mais dias; o que é ótimo para quem precisa mesmo ir lá atrás de estudos e concentração.


É um silêncio que não cansa. É uma tranquilidade que não enjoa. É uma monotonia que não dá sono. É uma paz que inspira.

Já dentro do espaço da VPL, no corredor entre a biblioteca e os cafés



OBS.: Para quem quiser ver mais fotos, basta visitar o ÁLBUM.


21 de set. de 2010

[Novidade no ar] Finalmente uma lista dos livros mais vendidos no Brasil!

A newsletter de hoje do PublishNews trouxe uma novidade e tanto para o mercado editorial: finalmente a Revista Veja não será mais a detentora da relação dos livros mais vendidos no país, pois eles também começaram a divulgar essa relação, só que muito mais completa e transparente. 




As novas listas divulgam o número total apurado de exemplares vendidos, sem - é claro - apontar os números de cada livraria, que são absolutamente sigilosos, mas apenas o total. Também é importante deixar claro que estes números representam apenas a soma de nossa amostra, e estão longe do número total vendido de cada obra no mercado como um todo. Ainda assim, a exposição destes números permite que se conheça a distância entre cada colocado, como em uma corrida de F1. Agora, por exemplo, é possível ter uma idéia de quanto o livro que está em primeiro lugar está vendendo mais que o segundo colocado. Vejamos a lista de ficção. O primeiro colocado é Querido John (Novo Conceito), de Nicholas Sparks, com 3485 exemplares apurados. Em segundo lugar, o veterano A Cabana (Sextante), aparece com 2709. Na lanterna, em 20º lugar, está Para sempre (Intrínseca), de Alyson Noel, com “parcos” 358 exemplares na semana.
 
A terceira novidade é o Ranking de Editoras. Muitas editoras costumam analisar a lista da VEJA toda semana, somando os títulos que publicam que aparecem no rol da revista mais lida do país. Agora não será mais necessário. Toda sexta-feira, a partir desta semana, será possível acessar o Ranking de Editoras, onde as mesmas, classificadas por grupo e selo, são ordenadas em função do número de obras que emplacaram na lista. 
 
Com certeza, as listas do PublishNews já são minhas mais novas fontes de consultas do mercado livreiro, pois são as mais completas e transparentes do país. Obrigada, PublishNews, por esse respeito conosco e parabéns pelo belíssimo trabalho!

Clique aqui para conhecer as listas completas!

20 de set. de 2010

[Novidade no ar] Clássicos Fantásticos

Eu ainda vou escrever um post sobre porque ler os clássicos e porque ler os não-clássicos. Mas enquanto não paro e redijo esse texto, convido a todos a participarem da leitura incrível da Coleção Clássicos Fantásticos, lançamento da editora Lua de Papel, do Grupo LeYa Brasil.

O lançamento será nesta 4a. feira, 22/09/2010, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional (mapa), a partir das 18:30hs.

Eu estarei lá com certeza! Não só porque participei de pertinho dessa produção, mas porque me diverti horrores lendo essas obras que vão ficar para a história!

E vocês, também vão??






“Coleção Clássicos Fantásticos” recria obras consagradas da literatura brasileira
lua de papel lança tramas de Machado de assis, bernardo guimarães e josé de alencar revisitadas por autores contemporâneos
            
Como seriam alguns de nossos clássicos se tivessem sido escritos hoje? Para responder a esta pergunta, a Lua de Papel – editora do grupo LeYa Brasil - publica a coleção “Clássicos Fantásticos”. Chegam às livrarias os quatro primeiros títulos, baseados em “Dom Casmurro” e “O Alienista”, de Machado de Assis; “A escrava Isaura e o vampiro”, de Bernardo Guimarães; e “Senhora”, de José de Alencar – todos recriados com ingredientes de ficção moderna. 

Quatro autores com grande experiência em humor e em roteiros para TV se debruçaram sobre consagradas histórias e criaram novas versões que, mesmo incluindo elementos fantásticos e inusitados, preservam o significado original das obras. Escravagistas surgem como vampiros, ETs transitam em “Dom Casmurro”; mutantes circulam em “O Alienista” e bruxaria e encantamentos estão presentes no romance “Senhora”.  Para o editor da Lua de Papel, Pedro Almeida, os autores acentuam o humor, introduzem personagens fantásticos e mantém o enredo original como fio condutor: “A idéia foi de fazer uma versão destes livros como se fossem escritos hoje, numa tendência que têm sido feita no exterior.  O diferencial desta série é que estamos lançando ao mesmo tempo quatro clássicos nacionais”.  

A coleção deve agradar os jovens que estão começando a formar o hábito de leitura, muitos dos quais têm contato com estas obras como leitura obrigatória e que podem agora retornar a elas, comparando estilos e enredos.

Em Dom Casmurro e os discos voadores, escrita por Lúcio Manfredi, a trama romântica sofre a interferência de seres alienígenas e andróides, disfarçados sob os personagens originais de Machado. Cabe ao leitor identificar quem é quem. Como no livro original, o ciúme de Bentinho continua presente. Só que agora existe mais um motivo para sua desconfiança: a ligação entre a amada Capitu e seu melhor amigo Escobar não é mesmo deste mundo.

O Alienista Caçador de Mutantes, escrita por Natalia Klein, é uma versão revisitada de um dos contos mais famosos de Machado de Assis, que soma a irreverência e o nonsense ao humor ácido e politicamente incorreto do escritor carioca do século XIX. Agora, a vila de Itaguaí é alarmada pela queda de uma nave espacial e por uma névoa que causa mutações alienígenas. Quem cuidará do caso é o médico Simão Bacamarte, que recebeu do povo a alcunha de alienista, uma combinação de alien com especialista. 

Na versão de Angélica Lopes, Aurélia - a vingativa Senhora de José de Alencar - agora é retratada como Senhora A bruxa, e está envolvida no plano maligno das irmãs Blair, feiticeiras celtas em busca de vida eterna. Para realizar a poção mágica que as fará viver para sempre, as bruxas precisam conseguir: 4 lágrimas de amor, 2 juras de ódio e 1 gota de sangue (obtida em ferimento feito pelo ser amado, com objeto de prata e na intenção de matar). Parecem ingredientes fáceis de achar, mas as bruxas sabem que as histórias de amor estão sujeitas às mudanças de rumo e, por isso, precisam cercar Aurélia e Fernando por todos os lados.

Já a Escrava Isaura e o vampiro, criada por Jovane Nunes, encontra sua melhor descrição nas palavras do próprio autor: “Esta obra horripilante é baseada em fatos mentirosos e qualquer semelhança com a realidade é mera criação do autor. Digo isso para fugir de qualquer tipo de reclamação na justiça. Meus advogados e a própria editora me aconselharam a tomar esse cuidado. É possível que algum vampiro se sinta prejudicado em sua imagem e queira me processar. Quanto a isso, deixo claro que não tenho nada contra os vampiros. Particularmente, não gosto de beber sangue, mas não tenho nada contra quem faz isso socialmente”.

Ficha Técnica
Título: Dom Casmurro e os discos voadores
Autor: Lucio Manfredi
Formato: 14 x 21
Brochura
Nº de páginas: 264
Preço: R$ 26,90

Sobre o autor
Lúcio Manfredi é escritor e roteirista de televisão. Em literatura, já fez incursões pelo gênero da ficção científica, tendo contos publicados em diversas coletâneas, entre elas, “Como era Gostosa Minha Alienígena”, “Dez Contos de Terror”, “Galeria do Sobrenatural”. Na TV, atuou como colaborador das minisséries “A Casa das Sete Mulheres”, “Um Só Coração” e nas novelas “Como Uma Onda” e “Ciranda de Pedra”, na TV Globo.

Título: O alienista caçador de mutantes
Autor: Natalia Klein
Formato: 14x21
Brochura
Nº de páginas: 128
Preço: R$ 19,90

Sobre a autora
Natalia Klein é uma jovem escritora carioca, fã incondicional de Monty Python, Seinfeld e Larry David. É redatora de humor da TV Globo e autora do blog “Adorável Psicose”, no qual fala sobre as insanidades do universo feminino.

Título: Senhora A bruxa
Autor: Angélica Lopes
Formato: 14 x 21
Brochura
Nº de páginas: 224
Preço: R$ 24,90

Sobre a autora
Angélica Lopes acredita no poder das palavras e na imortalidade das boas histórias. Na única vez em que consultou uma cartomante, ficou tão ansiosa pela chegada do futuro que deixou de aproveitar o presente. Desde então, aproveita a vida na ignorância do amanhã. Em comum com o mestre José de Alencar está a paixão pelo novelão e pelas reviravoltas no final de cada capítulo. A autora também escreve para TV, teatro e tem oito livros publicados, a maioria voltada para o público juvenil.

Título: A escrava Isaura e o vampiro
Autor: Jovanne Nunes
Formato: 14 x 21
Brochura
Nº de páginas: 167
Preço: R$ 19,90

Sobre o autor
Jovane Nunes é um dos representantes do novo humor brasileiro. O ator, que faz parte da Cia de Comédia Os Melhores do Mundo, escreve para programas de humor da TV Globo e ainda encarna personagens no Zorra total.

16 de set. de 2010

The Wizarding World of Harry Potter


Vocês não têm ideia de quantas vezes eu sentei aqui para redigir esse post. Mas toda vez que eu começava, a empolgação era tanta, que não conseguia organizar as ideias. Quando voltei do parque, escreve a alguém querido que, sem dúvida alguma, aquele tinha sido um dos dias  mais felizes da minha vida. E talvez eu pudesse resumir com essa simples - e completa - frase. Porque é a mais pura verdade. Mas seria injusto com vocês, depois de toda propaganda que eu fiz sobre minha visita ao The Wizarding World of Harry Potter, na Island of Adventure, da Universal Studios, em Orlando - Flórida. 

WELCOME TO HOGWARTS

Lembro da primeira vez que li Harry Potter... Já haviam sido publicados três volumes e eu não dava a mínima para a série. Mas era um belo dia dia férias de verão (daquelas férias em que férias são quase 90 dias de praia e sol) e, na casa de praia da minha melhor amiga, em Maresias, comecei a ler, muito desprenteciosamente,  Harry Potter e a Pedra Filosofal, que estava por ali... E quando li a lista de materiais para Hogwarts, devorei o livro em dois - sim, eu disse DOIS - dias. 
Em uma semana já tinha lido os três volumes publicados e estava aguardando ansiosamente pelo quarto. Lembro de ter chorado copiosamente - justo eu, que quase não choro com nada - com o triste fim do quinto volume. Quando o último livro chegou às lojas em inglês, recusei-me a comprar: decidi esperar a versão em português para prolongar o fim da série. Pelo menos para mim. 

Hogwarts Express
Eu assisti todos os filmes, reli os livros... Sou uma fã assumida! e para aqueles que me acham uma garitinha infantil e boba, sugiro que encarem de forma adulta a magia dessa trama. Harry Potter cresceu junto com a idade de seus personagens. E junto com seus fãs. Por isso, entrar no fantástico mundo real de Hogwarts foi um sonho mais do que realizado.

Ali, a magia está literalmente no ar. Ao som da famosa trilha sonora de John Williams, que é a marca registrada dos filmes, o Hogwarts Express, vermelho e chamativo, estacionado na plataforma 9 1/2 (ou 9 3/4) dá às boas vindas a todos os visitantes: WELCOME TO HOGWARTS!

The Wizarding World of Harry Potter

Minha própria varinha!!

Eu fiquei tão encantada, que não sabia nem por onde começar: Comprando minha varinha na Ollivanders (e quando digo minha, quero dizer minha MESMO: elas são selecionadas pela sua data de nascimento e cada um tem uma!!); tomando uma cerveja amanteigada no Três Vassouras; fazendo compras no Filch´s Emporium; comendo Every Flavour Beans na Honey Dukes; visitando o castelo...

Sério, eu fiquei perdidinha!! Mas depois, é possível organizar os pensamentos e fácil de fazer um roteiro, dado que, apesar de todas as atrações, o espaço não é enorme e é fácil de fazer todo o parque, mas com paciência: as filas são grandes e é tudo lotado, como já era de se imaginar!

Interior do Castelo - os quadros se mexem!
Eu fiz tudo! Até na montanha-russa eu fui (e quem me conhece sabe que não sou nada fã dessa história de virar de cabeça para baixo, rs!) mas o que mais me encantou, como não poderia deixar de ser, foi o castelo por dentro. Os quadros se mexem de verdade!!! 
 
Sala de Dumbledore
E o Dumbledore, em sua sala... UAU! É possível ver e apreciar tudo isso, durante a fila para a atração de dentro do castelo, que é um simulador em movimento MUITO bom!! Saímos junto com Harry, Hermione e Ronie na luta contra as Forças das Trevas e dá para se divertir demais! Até no meio de um partida de Quadribol a gente passa!! E a hora que encontramos o Dementador, então? Dá para sentir a alma congelando, frio na espinha mesmo...!!

CHEERS!!!
Outro momento que vai ficar para sempre na memória, foi experimentar a famosa Butterbeer, que tá mais para um refrigerante com chantily do que cerveja, mas que é doce, suave e delicioso!! Em conjunto com os Every Flavour Beans, que são realmente gostosos e uma surpresa: nunca sabemos o que vamos pegar, rs!!
Além disso, pude experimentar os uniformes oficiais de Hogwarts  as varinhas - quase comprei uma do Dumbledore, mas achei que U$ 30,00 era um exagero hehe - as vassouras (pena que a Nimbus 2000 não cabia na minha mala!!), comprei um Lembrol, vi os personagens das outras escolas, passeei pelas trilhas que levavam ao Torneio do Tribuxo, vi o carro do Ronie, a cabana do Hagrid, andei de Hipogrifo... 







Quero voltar... Que tal irmos juntos? Prontos para aparatar em 10, 9, 8...!



OBS.: Vejam todas as fotos no ÁLBUM.

14 de set. de 2010

[Dicas de outras boas leituras] Literalmente SOBRE livros

Mais uma dica senssacional que recebi via Twitter, dessa vez da querida @guiadeviagens, que sempre me manda excelentes dicas para viagens ao redor do mundo inteiro!




Vejam que bacana o post que ela me deixou AQUI!


Uma biblioteca onde a recepcao eh LITERALMENTE construida de livros.


Demais essa ideia, nao eh mesmo?

13 de set. de 2010

[Dica de outras boas leituras] Clique LIKE nessa ideia e veja o Brasil vencer o analfabetismo.

E ca estou, bem ausente dos posts diarios do blog. Porem, hoje recebi  uma dica especial no Twitter que decidi dividir com voces e ajudar na divulgacao! 

So eh valida para quem tem conta no Facebook (e quem ainda nao tem eu recomendo faze-lo imediatamente, pois eh, sem duvida, uma potencia nas midias sociais, com diversas informacoes e contatos bastante uteis!!) 


Cliquem AQUI, acessem o link e cliquem no botao "LIKE", deixando sua mensagem de colaboracao e, automaticamente, publicando-a em seu mural e ja ajudando na divulgacao do projeto que visa acabar com o analfabetismo no Brasil.


Participe voce tambem!! 




P.S.: Muito obrigada ao @jotalimeira, que me enviou o Tweet com essa dica maravilhosa! 

7 de set. de 2010

A day in an American Bookstore...

Once upon a time, there was a magical place called Bookstore...

Como curar um vicio chamado LIVROS? Impossivel, eu acho... Por isso que, mesmo viajando para esquecer do resto do mundo, nao consegui resistir a tentacao de passar horas e mais horas dentro de uma livraria em Sierra Vista, Arizona, EUA.

Vista geral da livraria.

Basicamente, posso lhes dizer que para quem tem as grandes lojas como a Livraria Cultura ou a Saraiva, por exemplo, como eu tenho em Sao Paulo, visitar uma boa livraria norteamericana nao devria me causar grandes surpresas. E pelo ambiente em si, bem como pela diversidade dos titulos, nao me causou mesmo.
Porem, o que realmente me chamou a atencao nesta visita e o quem me prendeu naquele lugar por mais tempo do que eu imagimanava foram duas coisas.

A primeira, pelas novidades! Ter em primeira mao os best sellers que serao febres no Brasil em breve e poder ja leva-los para a casa, eh realmente mto satisfatorio!! E aviso aos amantes dos imortais - vampiros, anjos ou seja la o que forem: vem coisa boa por ai!! Essas series YA para teens sao uma invencao e tanto, nao eh mesmo? Eu mesma ja nao sou exatamente uma teen, mas ainda assim sou uma eterna amante de literatura YA!

Livros usados recem-chegados!!
O segundo motivo que me prendeu a livraria foi a diferenca de habitos entre os norteamericanos e nos, brasileiros. Voces acreditam que eles revendem livros usados, por um preco mais barato, e com um selinho verde, avisando que eh de segunda mao?? Claro que a uma politica, de que o produto deve estar bem conserdo e em excelentes condicoes e tudo mais, mas mesmo assim, a ideia nao eh realmente incrive? Eh uma especie de sebo dentro da propria livraria!


Outra coisa que nao eh exatamente uma novidade (e que vale um post so sobre isso, alias), mas que ainda assim me chama muito a atencao, eh a relacao que nos temos com os livros de capa dura e a relacao que eles, os norteamericanos tem. Para quem ainda nao sabe, eles so publicam livros em capa dura na primeira edicao ou em edicoes especiais. As reimpressoes sao todas no quem chamam de paperback, que eh uma impressao muito mais barata. De qualidade inferior, eh claro, mas vale muito a pena para aumentar a colecao de livros e poupar o bolso! Um exemplo real, sao os nossos queridos livros da Twilight Saga, que na edicao de capa dura custa quase U$ 30,00 e na paperback, U$ 9,99. UAU, ne? Eu sei! O MESMO livro, com a mesma historia, os mesmos personagens, as mesmas tramas, os mesmo finais... E precos absurdamente diferentes! Eu realmente me pergunto por que o mercado editorial consumidor brasileiro nao aceita ese tipo de impressao de custos barateados! Alem do mais, os livros ficam bem mais leves para serem carregados, sabiam??

O classico de Jane Austen
por apenas U$ 3,99.

Passeando pelos corredores, ainda fui surpreendida com as promocoes incrivelmente tentadoras!! Que tal comprar classicos como Pride and Prejudice, de Jane Austen, por miseros U$ 3,99?? E-X-A-T-O!! Eu fiquei tao desacreditada quando vi os precos dos classicos da literatura inglesa, todos abaixo de U$ 5,99, que eu fui perguntar a vendedora se eu estava entendendo direito ou se tinha missunterstud something...
Eh, meu ingles esta em perfeitas condicoes e eu entendi o preco direitinho! Ouch!

Classicos em promocao: U$ 5,99
e menos!










Leiam mais por menos:
Livros a partir de U$ 3,99
Outras promocoes geniais sao as do tipo "Buy two and get the 3rd for U$ 1", ou seja: "Comprem dois exemplares e o terceiro sai por apenas um dolar! Promocao valida para todos os romances do Nicholas Sparks, por exemplo.



Confesso que tive que me controlar para nao sair comprando um monte de livros. Afinal de contas, por mais que sejam mais leves que os nossos, ainda assim pesam nas malas, ne? rs!

Compre 2 e leve o terceiro por U$1

Sessao de livros de audio.
Nao posso deixar de comentar da extensa sessao de audio-books que encontrei por la! Inclusive com o mesmo esquema dos produtos usados. Tinha diversos em versao audio para todos os gostos, o que achei uma maravilha, apesar de nao ser uma pessoal mto ligada em audio-books.





E para aqueles que apreciam sentar na livraria e ler seus livros ali mesmo, por que nao acompanhar com um bom cafe que a propria livraria oferece gratuitamente? (Sim, eles nao cobram nada de voce, apenas sugerem que deixem uma gorjeta de U$ 0,25 num potinho ao lado. E acreditem: todos que pegam cafe, deixam um dinheirinho por ali. Legal, ne?!)


Cafe com livros. Que delicia!!

Eu podia facilmente ter falido hoje, rs! Porque alem de tudo isso, ainda falta comentar a sessao de objetos que ajudam a leitura, como lentes, lupas e marcadores; alem de um monte de coisinhas sobre nossos vicios de leitura, como bonecos de Jacob e Edward e acessorios de toda turma do Crepusculo!



Bom, acho que nao preciso nem completar que foi um dia maravilhoso, nao eh mesmo? E eu, que ja tinha comigo essa tradicao de sempre visitar as livrarias de todos os lugares por onde passo, depois de hoje, levarei isso com mais dedicacao! Conhecer as culturas e as tradicoes de outros povos sempre foi algo que me encantou demais. E hoje, apos tantos anos, percebi que cada povo tem seus proprios habitos e tradicoes de leituras. Isso foi realmente encantador!

Por isso, aconselho a todos voces que visitem as livrarias de todo e qualquer lugar que passarem! Vale a pena guardar essa experiencia literaria com voces!!


OBS.: Para quem quiser ver mais fotos, eh so acessar o album completo!


OBS2.: Peco desculpas a falta de acentuacao grafica, mas estou em teclados nao-brasileiros...



3 de set. de 2010

[Novidade no ar] CINE LIVRARIA CULTURA

E quem foi que disse que so de livros se faz uma livraria?? A Livraria Cultura do Conjunto Nacional e a prova concreta de que um ambiente agradavel para livros pode ser feito de muito mais coisas, como um bom cafe e... um CINEMA!!
O antigo Cine Bombril agora e CINE LIVRARIA CULTURA, e comeca a funcionar hoje, segundo materia publicada no PublishNews.
A ideia eh simplesmente maravilhosa porque alem de ler um bom livro, agora podemos otimizar tempo e assistir um bom filme!
E convenhamos que para quem vive em Sao Paulo, otimizar tempo eh realmente algo precioso!! Parabens a Livraria Cultura pela iniciativa!




Ele fica no Conjunto Nacional, onde funcionava o Cine Bombril


Tem cinema novo no pedaço. Após breve reforma, o antigo Cine Bombril reabre hoje (3) com o nome Cine Livraria Cultura. A programação de reabertura inclui a estreia do brasileiro “Nosso lar” e do italiano “Napoli, Napoli, Napoli”. A programação continuará integrando o Circuito Cinearte de exibição, com curadoria Adhemar Oliveira e Leon Cakoff. Também estão previstos eventos como pré-estreias, lançamentos e programação para crianças - com a exibição de filmes de animação. A Livraria Cultura é responsável pelo espaço desde o começo de agosto e o cinema fica no Conjunto Nacional (Av. Paulista, 1.073 – Bela Vista – São Paulo/SP).

2 de set. de 2010

[Dicas de outras boas leituras] Porque gracas a ela, quem e cego tambem pode ver...

Ao ler a nota publicada no PublishNews do dia 30 de agosto, fiz um minuto de silencio comigo mesma. O falecimento de Dorina Nowill, responsavel pela fundacao de mesmo nome, e sem nenhuma duvida uma grande perda para o mundo editorial e para a humanidade. 
Eu tive a oportunidade de, durante uma atividade para a faculdade de editoracao, visitar a Fundacao Dorina Nowill, localizada no bairro da Vila Mariana, em Sao Paulo. Posso contar a voces que foi uma das experiencias mais incriveis e inesqueciveis da minha vida: a producao de livros em braile, para cegos. Alguem aqui consegue imaginar como e a revisao de textos em braile? Pois eu lher conto que fiquei impressionada ao ver que um deficiente visual faz a leitura para alguem nao-deficiente fazer as correcoes. Incrivel, ne? E as maquinas para impressao, entao? Todos os furos, as placas especiais... Gostaria de poder encontrar as fotos que tirei dessa visita que, acima de qualquer coisa, foi uma licao de vida para mim. 
Aprendi que o universo dos livros ultrapassa aquilo que podemos ver. E se essas pessoas tem essa oportunidade de apreciarem e dividirem esse mundo conosco, devemos MUITO a Dorina Nowill, que dedicou toda sua vida a ajudar a melhorar as condicoes de vida dessas pessoas que, assim como ela, sofrem de deficiencia visual. 
Dorina Nowill foi, com toda certeza, um exemplo de coragem e incentivo a humanidade e cidadania! 
Que ela fique com Deus e que seu belissimo trabalho nao pare jamais!!



Dorina Nowill morre aos 91 anos

Cega desde os 17 anos, ela foi uma das grandes responsáveis por garantir aos cegos o acesso a livros



Morreu ontem (29), aos 91 anos, por falência múltipla dos órgãos, Dorina de Gouvêa Nowill. Cega desde os 17, foi uma das grandes responsáveis pela inclusão de pessoas cegas ou com baixa visão na sociedade brasileira. Percebendo, naquela época, a carência de livros em braille no Brasil, criou em 1946, com a participação de outras normalistas, a Fundação para o Livro do Cego no Brasil, que mais tarde recebeu seu nome. Foi presidente do Conselho Mundial para o Bem estar de Cegos, atual União Mundial de Cegos, e recebeu diversos prêmios e medalhas nacionais e internacionais ao longo de seus mais de 63 anos de trabalho à frente da Fundação. O velório, aberto ao público, está acontecendo na Fundação Dorina Nowill para Cegos (Rua Dr. de Diogo de Faria, nº558 - Vila Clementino - São Paulo/SP), e o sepultamento está marcado para às 16h, no Cemitério da Consolação.