31 de out. de 2010

Resenha: Você vai conhecer o homem dos seus sonhos - Coolture News

Minha coluna no Coolture News: Resenha: Você vai conhecer o homem dos seus sonhos - Coolture News: " Não deixem de ler!

[Novidade no ar] Papéis bíblicos de dois mil anos irão para a web


O nosso grande parceiro Danilo, do Blog Literatura de Cabeça, enviou uma dica muito bacana de leitura!
Vejam só que interessante!


01zdocumentosmaiss [Notícias] Papéis bíblicos de dois mil anos irão para a web

O departamento israelense de antiguidades e o Google anunciaram nesta terça-feira (19) o lançamento de um projeto para divulgar, na internet, os manuscritos do Mar Morto, que contêm alguns dos mais antigos textos bíblicos.

O plano, que custará US$ 3,5 milhões (2,5 milhões de euros) tem o objetivo de disponibilizar gratuitamente esses documentos, que possuem cerca de 2 mil anos.

“É a descoberta mais importante do século 20 e vamos compartilhá-la com a tecnologia mais avançada do século 21″, afirmou a responsável pelo projeto do departamento israelense, Pnina Shor, em uma coletiva de imprensa em Jerusalém.

A administração israelense captará imagens em alta definição utilizando uma tecnologia “multiespectral” desenvolvida pela Nasa. As imagens serão, posteriormente, publicadas na internet pelo Google em uma base de dados. As traduções dos textos também serão colocadas à disposição. Shor afirmou que as primeiras imagens estarão disponíveis nos próximos meses e o projeto terminará em cinco anos.

“Todos os que possuem uma conexão à internet poderão acessar algumas das obras mais importantes da humanidade”, disse o diretor do centro de pesquisa e desenvolvimento do Google em Israel, Yossi Mattias.

Descoberta arqueológica
Acredita-se que os 900 manuscritos encontrados entre 1947 e 1956 nas grutas de Qumran, no Mar Morto, constituem uma das descobertas arqueológicas mais importantes de todos os tempos. No material encontrado, há pergaminhos e papiros com textos religiosos em hebraico, aramaico e grego, assim como o Antigo Testamento mais velho que se conhece.


Fonte: G1

29 de out. de 2010

[Promoção] 29/10 – Dia Nacional do Livro - Coolture News

Nós tambem estamos participando da [Promoção] 29/10 – Dia Nacional do Livro - Coolture News. Acesse o link acima para entender as regras e, depois, Procure a imagem no Blog para ganhar o seu livro!

FELIZ DIA NACIONAL DO LIVRO PARA TODOS NÓS!

Chega a me emocionar quando vejo a quantidade de reportagens, tweets e posts sobre o DIA NACIONAL DO LIVRO, que é comemorado hoje, em 29 de outubro, em homenagem à data da fundação da BIBLIOTECA NACIONAL, que este ano completa nada menos do que 200 anos!

A Biblioteca Nacional surgiu nasceu com a transferência da Real Biblioteca de Portugal para o Brasil. Ao cruzar o oceano rumo ao novo reino, o príncipe Dom João VI trouxe consigo sua biblioteca. O Brasil independente transformou a velha coleção real em biblioteca oficial do novo país. 



No início, o acervo de 60 mil peças, entre livros, manuscritos, mapas, moedas etc., ficava acomodado nas salas do Hospital da Ordem Terceira do Carmo, no Rio de Janeiro. Em 1858, houve a mudança para o edifício no Passeio Público, sobre o qual foi erguida a atual Escola da Música. Foi apenas em 29 de outubro de 1910 que a Biblioteca encontrou sua sede definitiva, no edifício monumental projetado por Francisco Marcelino de Souza Aguiar. O evento fez parte do momento da arquitetura brasileira, quando as reformas urbanas do prefeito Pereira Passos fizeram da Av. Central o marco do Rio de Janeiro como a capital moderna do Brasil republicano. 


A Fundação Biblioteca Nacional possui uma das mais raras e ricas coleções em suporte papel do mundo, de acordo com a UNESCO, o que é surpreendente, já que durante seus 300 anos iniciais de história atlântica, Portugal proibiu e controlou a entrada de livros no Brasil.
Essa herança que Portugual nos deixou é, sem dúvida, um presente e uma das melhores coisas que essa colônica já recebeu! 
Cabe a nós aproveitar! Comemore o dia do livro você também! É um dia de todos nós!! 
Leia! Releia! Dê livros de presente! Faça promoções! Escreva! Passe a ideia de ler adiante! 

E o meu presente para vocês, é a minha frase preferida referente aos livros. É a frase da minha vida: 

"Os livros não mudam o mundo. 
Quem muda o mundo são as pessoas. 
Os livros só mudam as pessoas." 
(Mario Quintana)



FELIZ DIA NACIONAL DO LIVRO PARA TODOS NÓS, PORQUE TODOS MERECEMOS!!


28 de out. de 2010

[Dica de outras boas leituras] Ler antes de morrer ou morrer antes de ler??

Esses dias recebi um link muito divertido de um site chamado MORRI E NÃO LI. É uma sátira ao livro "1001 livros para se ler antes de morrer", da Ed. Sextante e mostra justamente os "1001 livros para morrer antes de ler"!!



Vale a pena dar uma conferida, pois é bastante divertido!! 
E tirem suas próprias conclusões: melhor ler antes de morrer ou morrer antes de ler??


27 de out. de 2010

[Dicas de outras boas leituras] Artigo: “Livrarias, inovar sim”

O jornal Hoje em Dia, de Minas, publicou na terça-feira (19/10) o artigo “Livrarias, inovar sim”, de Vitor Tavares, presidente da Associação Nacional de Livrarias (ANL).

No texto, ele comenta sobre as duas últimas pesquisas do setor do livro no país, que apontam que o número de livrarias cresceu 11,12% no Brasil, que elas continuam sendo o mais importante canal de venda de livros, com mais de 40% do setor, entre outros dados.

Vale a pena a leitura na íntegra, logo abaixo!



As duas últimas importantes pesquisas do setor do livro no país apontam que o número de livrarias no Brasil cresceu 11,12% e continuamos sendo o mais importante canal de venda de livros, com mais de 40% do setor. Embora, numa leitura superficial destes números alguns poderiam supor que os livreiros choram por pouco, já os mais atentos observam que as livrarias estão cada vez mais concentradas nos grandes centros, que mais 70% das livrarias espalhadas pelo país, são de livrarias independentes com até duas lojas (63% delas com apenas uma), mas representam apenas 30% do faturamento total do setor de livrarias, que hoje atinge a marca dos R$ 2 bilhões/ano.
Faturamento este que agrega 2.980 livrarias, espalhadas por este imenso país, o que nos apresenta uma livraria para cada 64.255 habitantes. Se fizermos um comparativo com outros países da América Latina, não estamos muito confortáveis neste ranking, lembrando aqui que por sugestão da Unesco o ideal é uma livraria para cada 10 mil habitantes.
Mas, como antes de tudo todo o livreiro independente é, por natureza, um D. Quixote sempre disposto a ver o lado positivo das coisas. Temos consciência de que a nossa sobrevivência ainda é muito temerosa, mas vamos descobrindo caminhos alternativos com as novidades que nos são apresentadas.
Sabemos quanto o livro eletrônico é provocador, mas acredito ser muito difícil substituir 100% os livros físicos. Vejamos, se quem inventou o livro eletrônico buscava portabilidade, acessibilidade, agilidade e conteúdo para todos, não pode esquecer que tudo isso, também é possível de se encontrar no livro impresso. Está sim uma invenção quase perfeita, pois contempla tudo isso. Claro que o livro eletrônico — em suas diversas apresentações e plataformas de leitura (Book, iPad, Kindle) — tem suas vantagens e será uma excelente ferramenta de trabalho para o professor, o jornalista, o jurista e leitores habituais, que consomem um número de livro acima da média. Para esses leitores, por exemplo, o livro eletrônico será de grande utilidade, mas o que seria do leitor de um ou dois exemplares/ano, considerada a média nacional. Que interesse ele teria em uma prancheta que armazena mais de 1.500 títulos?
Se os livros publicados por ano no país e mais boa parte da nossa bibliodiversidade forem substituídos por e-books, estaríamos contribuindo para a formação da “elite” do livro eletrônico e excluindo milhões de brasileiros que não têm acesso e nem condições financeiras às novas tecnologias, que só o livro pode preencher essa lacuna e, ainda, propicia a difusão da leitura, do conhecimento e do saber para todos.
Em resumo: temos sim que acompanhar e adotar as novas tecnologias, esse é o caminho. O livro físico não desaparecerá , mas o eletrônico, rapidamente, ocupa seu espaço na vida dos leitores e caminhará paralelamente ao livro físico.
Mas seja qual for o formato do livro, somos um povo que sempre, quando há oportunidade, buscamos a leitura, seja através das livrarias, dos sebos, da venda on line, das bibliotecas e dos eventos literários. Se assim não fosse, a 21ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, não teria arrebatado mais de 700 mil visitantes em dez dias. Esta demanda está por aí, no dia a dia, e cabe a nós, o principal canal de vendas de livros no país, inovar e sobreviver, trazemos este público leitor até nós.

Vitor Tavares - Presidente da Associação Nacional de Livrarias (ANL) e diretor das Livrarias Loyola

26 de out. de 2010

[Novidade no ar] WDL, a Biblioteca Digital Mundial, é um presente da UNESCO para a humanidade!

A UNESCO nos presenteia com o a WDL, A BIBLIOTECA DIGITAL MUNDIAL, que já está disponível na  através do site www.wdl.org. 

Página inicial da WDL, já em português.


A WDL reúne mapas, textos, fotos, gravações e filmes de todos os tempos e explica, em sete idiomas, as jóias e relíquias culturais de todas as bibliotecas do planeta.

Tem, sobretudo, caráter patrimonial" , antecipou em LA NACION Abdelaziz Abid, coordenador do projeto impulsionado pela UNESCO e outras 32 instituições. A BDM não oferecerá documentos correntes, a não ser "com valor de  patrimônio, que permitirão apreciar e conhecer melhor as culturas do mundo em idiomas diferentes: árabe, chinês, inglês, francês, russo, espanhol e português. Mas, há documentos em linha em mais de 50 idiomas".

Entre os documentos mais antigos há alguns códices pré-colombianos, graças à contribuição do México, e os primeiros mapas da América, desenhados por Diego Gutiérrez para o rei de Espanha em 1562", explicou Abid.

Os tesouros incluem o Hyakumanto darani , um documento em japonês publicado no ano 764 e considerado o primeiro texto impresso da história; um relato dos astecas que constitui a primeira menção do Menino Jesus no Novo Mundo; trabalhos de cientistas árabes desvelando o mistério da álgebra; ossos utilizados como oráculos e esteiras chinesas; a Bíblia de Gutenberg; antigas fotos latino-americanas da Biblioteca Nacional do Brasil e a célebre Bíblia do Diabo, do século XIII, da Biblioteca Nacional da Suécia.

Cada jóia da cultura universal aparece acompanhada de uma breve explicação do seu conteúdo e seu significado. Os documentos foram passados por scanners e incorporados no seu idioma original, mas as explicações aparecem em sete línguas, entre elas O PORTUGUÊS. A biblioteca começa com 1200 documentos, mas foi pensada para receber um número ilimitado de textos, gravados, mapas, fotografias e ilustrações.

O acesso é gratuito e os usuários podem ingressar diretamente pela Web , sem necessidade de se registrarem.

Permite ao internauta orientar a sua busca por épocas, zonas geográficas, tipo de documento e instituição. O sistema propõe as explicações em sete idiomas (árabe, chinês, inglês, francês, russo, espanhol e português), embora os originas existam na sua língua original.

Desse modo, é possível, por exemplo, estudar em detalhe o Evangelho de São Mateus traduzido em aleutiano pelo missionário russo Ioann Veniamiov, em 1840. Com um simples clique, podem-se passar as páginas um livro, aproximar ou afastar os textos e movê-los em todos os sentidos. A excelente definição das imagens permite uma leitura cômoda e minuciosa.

Entre as jóias que contem no momento a BDM está a Declaração de Independência dos Estados Unidos, assim como as Constituições de numerosos países; um texto japonês do século XVI considerado a primeira impressão da história; o jornal de um estudioso veneziano que acompanhou Fernão de Magalhães na sua viagem ao redor do mundo; o original das "Fábulas" de La Fontaine, o primeiro livro publicado nas Filipinas em espanhol e tagalog, a Bíblia de Gutemberg, e umas pinturas rupestres africanas que datam de 8.000 A.C.

Duas regiões do mundo estão particularmente bem representadas: América Latina e Médio Oriente. Isso deve-se à activa participação da Biblioteca Nacional do Brasil, à biblioteca de Alexandria no Egito e à Universidade Rei Abdulá da Arábia Saudita.

A estrutura da BDM foi decalcada do projeto de digitalização da Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos, que começou em 1991 e atualmente contém 11 milhões de documentos em linha.

Os seus responsáveis afirmam que a BDM está sobretudo destinada a investigadores, professores e alunos. Mas a importância que reveste esse sítio vai muito além da incitação ao estudo das novas gerações que vivem num mundo audiovisual.

25 de out. de 2010

[Novidade no ar] Mais Crepúsculo??

O PublishNews de 4ª feira, 20/10, trouxe uma notícia que  de causar arrepios nos amantes da Saga Crepúsculo.


A Intrínseca vai publicar Crepúsculo: Guia oficial ilustrado, de Stephenie Meyer, em 13 de abril de 2011, um dia depois do lançamento norte-americano. O guia, único oficial da saga, traz cerca de cem fotos e ilustrações em cores, além de perfis dos personagens, extras dos livros, árvores genealógicas, mapas, referências cruzadas e muito mais.

Idealizado inicialmente como um projeto apenas de texto, o volume acabou incorporando fotos e ilustrações de artistas como a ilustradora Young Kim, que assina a arte do graphic novel Crepúsculo, com lançamento no Brasil programado para novembro.

Desde que a série vampiresca foi lançada, há cinco anos, ela já foi publicada em 50 países, somando mais de 116 milhões de livros vendidos. No Brasil, segundo a Intrínseca, o total de livros vendidos é de 4,5 milhões.

24 de out. de 2010

[Dica de outras boas leituras] Doe um livro você também!!

Ano passado postei aqui sobre a campanha Doe um livro no Natal, que deu TÃO certo, que os organizadores mantiveram a campanha no formato do site Doe Um Livro, que visa arrecadar livros para escolas públicas e bibliotecas de todo o país.



E, agora, volto a falar deles porque, além de acreditar que essa campanha é incrivelmente boa, eles trazem algumas novidades que vale a pena serem comentadas, como, por exemplo, o TWIBBON #doeumlivro. Isso mesmo! Agora você também pode adicionar em seu avatar do Twitter o suporte à causa! Basta acessar AQUI e conectar com sua conta no Twitter. Até o momento, já são 375 usuários com o Twibbon.

Outra novidade do blog é o link para seguir a causa no Facebook. Já são mais de 291 seguidores. Siga você também e ajude a divulgar essa camapnha!! É só clicar AQUI.

Ajudem a divulgar essa ideia! E façam como o No Mundo Editorial e adicionem o banner de suporte à campanha nos blogs e websites de vocês, através do endereço: 

Nascida de maneira informal, apenas a título de conscientização, como uma mobilização, foi lançada no Twitter à idéia de incentivar os internautas a doarem livros no Natal. A proposta teve uma receptividade tão avassaladora que evoluiu para um projeto consistente e objetivo, com vias a coordenar e organizar as adesões e coletas de livros em todo o país. Muitos postos de coleta foram disponibilizados e os livros começaram a surgir de forma surpreendente e em grande quantidade. A campanha se tornou um dos assuntos mais comentados no ambiente do Twitter e, desde então, tem sido incentivada por vários artistas ou pessoas que trabalhem na mídia como: Maria Rita, Serginho Groisman, Paulo Coelho, Willian Bonner, dentre outros. Objetivos: O objetivo central e realizar a coleta do maior número possível de livros de literatura (livros didáticos estão fora da campanha) para distribuir entre comunidades carentes, bibliotecas públicas e bibliotecas de escolas.

21 de out. de 2010

Primavera do Livro 2010 - Atenção especial para o livro digital

A Primavera dos Livros 2010 está chegando! Começa na quinta-feira (21) e vai até o domingo, no Rio de Janeiro. E de acordo com matéria publicada no PublishNews dessa 4ª feira, 20/10, o livro digital terá espaço especial nesta edição.

E para começar, a Libre, organizadora do evento, vai reunir profissionais do mercado, estudantes de produção editorial e de letras e interessados em livro digital no seminário “Livro digital: Novos caminhos para leitura”. As vagas são limitadas. Para se inscrever, clique aqui.

Livro Digital: Novos Caminhos para Leitura 
Sexta-feira – 22 de outubro, nos jardins do Museu da República (Rua do Catete, 153. Rio de Janeiro/RJ)
11h - “O status atual da edição de livros digitais no Brasil”, com Carlo Carrenho, editor do PublishNews
11h45 - Panorama do livro digital e suas perspectivas, com Alonso Alvarez, editor da Ficções Editora e webmaster do site da Libre e Eduardo Ernany, representante da livraria virtual Gato Sabido e da plataforma de distribuição de e-books “Xeriph”
12h45 - O programa de apoio à tradução da Biblioteca Nacional, com Georgina Stanek, coordenadora do Livro e da Leitura da Biblioteca Nacional

56ª FEIRA DO LIVRO DE PORTO ALEGRE - Programação fechada e animada!


O PublishNews dessa 4ª feira, 20 de outubro, trouxe a programação da 56ª FEIRA DO LIVRO DE PORTO ALEGRE, que acontecerá de 29 de outubro a 15 de novembro, ocupando dois grandes feriados nacionais dos gaúchos de muita cultura, lazer e literatura!

Confiram a programação abaixo e não fiquem de fora dessa!!


A partir do dia 29 de outubro – e durante 18 dias – a Feira do Livro de Porto Alegre organizará mais de 700 sessões de autógrafos, mais de 180 palestras e debates, outros 450 encontros, contação de histórias e atividades para o público infantil, juvenil e de alunos do EJA. Além disso, haverá 103 atividades para educadores, 30 oficinas e 88 apresentações artísticas e exibições de filmes.
Entre os escritores estrangeiros convidados, estão a portuguesa Inês Pedrosa, o americano Benjamin Moser, a iraniana Judith Katzir, o francês Antoine Vitkine e os alemães Ulrich Peltzer, Jens Harder e Atak. Do time dos brasileiros, participam Eva Furnari, Angela Lago, Laurentino Gomes, Carlos Heitor Cony, entre tantos outros. A programação foi apresentada na manhã desta quarta-feira (20), em Porto Alegre.
“A Feira do Livro é de todos. Uma qualificada programação cultural ocorre durante os dias da Feira com acesso livre, sem custo algum aos visitantes”, destaca João Carneiro, presidente da Câmara Rio-Grandense do Livro. Este ano, com mais um dia na programação, a expectativa é de que o público aumente em 20% e mais de 1,7 milhão de pessoas passem pela Feira. Esse fator deve contribuir também para que as vendas cresçam cerca de 15% em relação ao ano passado e retomem os patamares de 2008.
O evento segue em seu tradicional espaço, onde foi realizado desde sua primeira edição, o Centro Histórico de Porto Alegre. A feira receberá algumas adaptações em função da revitalização da Praça da Alfândega, pelo Projeto Monumenta, mas que não trarão prejuízos nem ao evento nem às obras. Apenas o trecho entre a Rua Sete de Setembro e a Rua dos Andradas vai permanecer isolado com tapumes. Para interligar a Rua dos Andradas ao restante da feira, os visitantes poderão optar pelas duas vias de acesso lateral que circundam a praça ou ainda por uma passarela, construída especialmente pelo evento.
No eixo central, na Avenida Sepúlveda, que liga o centro da Praça da Alfândega ao Cais do Porto, a feira será ampliada, recebendo quatro fileiras de barracas e corredores mais largos para a circulação dos leitores. O restante dos espaços permanece inalterado, em relação ao ano anterior. Ao todo, a Feira do Livro de Porto Alegre ocupará uma área de mais de 24 mil metros quadrados, um espaço ainda maior que o da edição passada.
Barracas – A Feira do Livro tem a marca da bibliodiversidade. Este ano, o evento vai receber 155 participantes entre editoras, livrarias, distribuidores e creditistas, responsáveis pela venda direta de livros ao consumidor, como os vendedores porta a porta. Uma das novidades desta edição é a primeira meia-barraca da Feira. A inovação, que atende a demanda de empresas menores que também queriam expor é fruto de uma proposta do Repensando a Feira, que avalia e propõe melhorias ao evento. A feira de todos os livros terá 110 expositores na Área Geral, 30 na Área Infantil e Juvenil (no Cais do Porto) e 15 na área internacional.
Pesquisa – Uma das novidades desta edição é a realização de uma pesquisa, em parceria com a Equilíbrio Assessoria Econômica Solidária, empresa júnior do curso de Ciências Econômicas da UFRGS, para identificar os impactos econômicos e o perfil dos visitantes e potenciais visitantes da Feira. Durante os 18 dias do evento, serão ouvidas aproximadamente 800 pessoas.
Cartão-presente – Em uma ação inédita, a Feira do Livro vai disponibilizar cartões-presente de R$ 30 e R$ 50 para o público em sua loja no evento. Os cartões poderão ser utilizados em qualquer barraca que aceite Banricompras. Outra novidade é o Cartão Feira do Livro, que poderá ser obtido por qualquer empresa ou órgão público junto ao Banrisul. É um serviço útil para as escolas e bibliotecas que adquirem livros na feira.
Destaques da programação
Patrono – O folclorista Paixão Côrtes, patrono da 56ª Feira do Livro de Porto Alegre, terá vários momentos na programação. Ele será homenageado por patronos anteriores da Feira no dia 30 de outubro, às 15h, no Auditório Barbosa Lessa, no Centro Cultural CEEE Erico Verissimo. No dia 31 de outubro, o patrono vai falar sobre a cultura do Rio Grande do Sul, às 18h, na Sala dos Jacarandás, no Memorial do Rio Grande do Sul. No dia 6 de novembro, às 14h30, Paixão Côrtes será tema de um documentário produzido pelos alunos de jornalismo do IPA e exibido na Tenda de Pasárgada. Também nesse espaço, no dia 10 de novembro, às 16h, Paixão narra histórias de suas andanças pelo Estado.
Escritores internacionais – O cenário da literatura mundial também está representado na Feira do Livro de Porto Alegre. A escritora portuguesa Inês Pedrosa participará de um bate-papo sobre duas culturas em um mesmo idioma no dia 10 de novembro, às 19h, no Auditório Barbosa Lessa, no Centro Cultural CEEE Erico Verissimo. Ela também lançará Os íntimos, sua mais recente obra, que trata do universo masculino. O biógrafo de Clarice Lispector, o norte-americano Benjamin Moser, falará sobre a consagrada autora da literatura brasileira, no último dia da Feira, 15 de novembro, às 17h, no mesmo espaço. A autora Judith Katzir abordará a alma feminina da literatura israelense no dia 3 de novembro, às 19h, também no Auditório Barbosa Lessa. O francês Antoine Vitkine promoverá um debate sobre o livro que lançou as bases do Nazismo, Mein Kampf. O evento acontece no mesmo espaço, no dia 9 de novembro, às 19h. E o alemão Ulrich Peltzer vai falar sobre uma história de amor na Berlim de hoje, no Auditório Barbosa Lessa, no dia 14 de novembro, às 19h.
Quadrinhos – Os aficcionados por HQ, educadores e outros interessados no tema encontrarão várias atrações na Feira do Livro. A principal delas é a 5ª edição do Ciclo Mutação na Feira – HQs, zines e outras histórias, que acontece no Cais do Porto, nos dias 2 e 3 de novembro. Os jornalistas Silvio Ribas, autor do Diário do Morcego, e Gonçalo Júnior, de O Mocinho do Brasil – A história de um fenômeno editorial chamado Tex, estão entre os destaques do evento. Fora do Ciclo Mutação, alguns encontros vão esquentar os debates do universo dos quadrinhos. Entre eles, um com os quadrinistas alemães Jens Harder e Atak sobre os limites entre ficção e não ficção em quadrinhos, que ocorre no dia 30 de outubro, às 16h30, na Sala O Retrato, do Memorial do Rio Grande do Sul.
Ilustrações – A principal mostra de ilustrações de Literatura Infantil e Juvenil do Brasil acontece na Feira do Livro de Porto Alegre. No Cais do Porto, a 7ª Traçando Histórias vai exibir obras de 37 ilustradores selecionados, com originais publicados entre 2009 e 2010. O evento homenageia as ilustradoras Eva Furnari, Angela Lago e Anna Raquel, que completam 30 anos de carreira este ano. A Traçando também é uma oportunidade de troca de ideias. Nos dias 3 e 4 de novembro, ocorre a programação, com caráter de curso de extensão da UFRGS, com mesas-redondas, palestras e oficinas.
História – O Ciclo História do Brasil é um dos destaques da programação. Nomes como Laurentino Gomes, Mary del Priore, José Roberto Torero e Eduardo Bueno, o Peninha, vão debater o tema em encontros nos dias 1º e 2 de novembro, na Sala dos Jacarandás, no Memorial do Rio Grande do Sul.
Destaques nacionais – Alguns grandes nomes da literatura, da ciência e do jornalismo brasileiro estarão na Feira do Livro. No dia 31 de outubro, às 19h, o escritor Carlos Heitor Cony narra sua trajetória no Auditório Barbosa Lessa, do Centro Cultural CEEE Erico Verissimo. No mesmo espaço, no dia 2 de novembro, também às 19h, será a vez de Guilherme Fiuza e Lira Neto falarem das biografias de Bussunda e Padre Cícero. Os relatos de 45 anos de jornalismo de Ricardo Kotscho serão contados no dia 13 de novembro, às 18h, na sala dos Jacarandás, no Memorial do Rio Grande do Sul. Milton Hatoum será entrevistado por Ruy Carlos Ostermann no dia 4 de novembro, às 19h, também no Auditório Barbosa Lessa. O brasileiro radicado nos EUA Jacob Pétry vai falar sobre seu lançamento, O óbvio que ignoramos, no dia 31 de outubro, às 18h30, na Sala Oeste, do Santander Cultural. O biólogo Fernando Reinach encontra leitores no dia 30 de outubro, às 17h, no Auditório Barbosa Lessa. Ele vai falar sobre sua mais recente obra A longa marcha dos grilos canibais. O autor de Elite da Tropa 2, Luis Eduardo Soares, também estará na feira para comentar sobre violência e estratégias narrativas, no dia 7 de novembro, às 18h, na Sala dos Jacarandás, no Memorial do Rio Grande do Sul. Wagner de Assis, diretor do filme “Nosso Lar”, que atraiu milhares de brasileiros aos cinemas este ano, revelará os bastidores da produção, em um evento que homenageia o centenário de Chico Xavier, no dia 2 de novembro, às 19h30, no Teatro Sancho Pança. O cantor Lobão também estará presente nesse espaço, no dia 11 de novembro, às 19h30, com um relato sobre sua biografia A primeira metade da minha vida: a história de toda uma geração.

20 de out. de 2010

O rei das Cariocas...


"A mulher ideal é sempre a dos outros."

Na noite de ontem, estreiou sua mais nova minisérie: As Cariocas. E, para quem não sabe, a nova trama da telinha é baseada no clássico homônimo do glorioso Sérgio Porto. E, em homenagem a este grande gênio da literatura brasileira - e aproveitando o sucesso da minisérie global - resolvi contar um pouquinho sobre este autor. 


"A polícia prendendo bicheiros? Assim não é possível. Respeitemos ao menos as instituições."



Sérgio Porto começou sua carreira jornalística no final da década de 40, nas revistas Sombra e Manchete e nos jornais Última Hora, Tribuna da Imprensa e Diário Carioca. Nessa mesma época, junto com o grande ilustrador Tomás Santa Rosa, criou o personagem Stanislaw Ponte Preta, com brilhantes crônicas satíricas e críticas, e inspirado no personagem Serafim Ponte Grande de Oswald de Andrade


"A prosperidade de alguns homens públicos do Brasil é uma prova evidente de que eles vêm lutando pelo progresso do nosso subdesenvolvimento."




Porto também contribuiu com publicações sobre música e escreveu shows musicais para boates, além de compor a música "Samba do Crioulo Doido". Foi também o criador e produtor do concurso de beleza As Certinhas do Lalau, onde figuravam vedetes de famosas. 


"Amor, dinheiro e lua, parando de crescer começam logo a diminuir."


Era um grande defensor daaquele que chamava de verdadeira MPB pela sigla MPBB - Música Popular Bem Brasileira. Além disso, era um conhecedor do jazz e um boêmio admirável, com muito senso de humor. Era um intelectual de primeira e grande piadista contra a ditadura militar. Assim, surgiu uma de suas maiores criações: o FEBEAPÁ - Festival de Besteiras que Assola o País.

Mas, acima de tudo, Sérgio Porto era um mestre de frases de efeito e comparações enfáticas:


"Mais inchada do que cabeça de botafoguense."
"Mais assanhado do que bode velho no cercado das cabritas."
"Mais suado do que o marcador de Pelé."
"Mais duro do que nádega de estátua."
"Mais feia do que mudança de pobre."
"Mais murcho do que boca de velha."

Suas últimas palavras, ao sofrer seu derradeiro infarto, no dia 29 de setembro de 1968, foram: "Tunica, eu tô apagando".

Obras publicadas:

Como Stanislaw Ponte Preta

  • Tia Zulmira e Eu (1961)
  • Primo Altamirando e Elas (1962)
  • Rosamundo e os Outros (1963)
  • Garoto Linha Dura (1964)
  • FEBEAPÁ1 (Primeiro Festival de Besteira que Assola o País) (1966)
  • FEBEAPÁ2 (Segundo Festival de Besteira que Assola o Pais) (1967)
  • Na Terra do Crioulo Doido (1968)
  • FEBEAPÁ3 (1968)
  • A Máquina de Fazer Doido (1968)
  • Gol de Padre

Como Sérgio Porto

  • A Casa Demolida (1963)
  • As Cariocas (1967)
  • A velinha contrabandista (1967)

"A dúvida dele não era a de que pudesse não ser um homem mas a de que talvez nem chegasse a ser um rato."



As Cariocas

A obra assinada pelo próprio Sérgio Porto é de 1967 e aborda tudo o que a mulher carioca tem e gosta de mostrar.

Em 06 crônicas incrivelmente bem escritas (que serão apresentadas cada uma em um episódio da minisérie), Sérgio Porto interpreta a vida da cidade do Rio de Janeiro e, acima de tudo, a psicologia das mulheres. 

"A Grã-Fina de Copacabana", "A Noiva do Catete", "A Donzela da Televisão", "A Currada de Madureira", "A Dequitada da Tijuca" e "A Desinibida do Grajaú" são interpretações das componentes mais belas deste Rio feito de beleza: as cariocas.

  

O livro ganhou nova - e bela - edição pela Editora Agir. Por que não experimentam um pouco do primeiro capítulo do livro para saborearem a beleza da mulher carioca, e das palavras de Sérgio Porto? É só clicar AQUI.


A mini-série da Globo, que estreiou ontem, apresentou a belissíma atriz Alline Moraes como "A Noiva de Capocabana". Numa adaptação um tanto quanto global da crônica de Sérgio Porto, o diretor Daniel Filho deu um caráter Rodrigueano aos textos na telinha, lembrando a todos os fãs de Nelson Rodrigues as geniais adapatações de "A Vida Como Ela É...", também dirigida por Filho.
Apesar da leve distorção de caráter, "As Cariocas" estreiou com o glamour que as atrizes globais gostam e merecem. Leiam mais a respeito da série no Blog de Mauricio Stycer.

É uma boa escolha de programação na TV aberta. Mas, como já sabem, para mim, NADA substitui a leitura. Então...


19 de out. de 2010

E quem foi que disse que os livros não são vaidosos?

Ainda na relação de posts frutos da última ida aos EUA-Canadá, confesso que demorei para mostar a vocês esses acessórios para livros, porque fiquei um pouco com medo da reação de vocês: "Será que eles vão gostar?" "E se eles detestarem?" Mas, depois, me dei conta de que quero saber a opinão de vocês!

Andando pelas livrarias, principalmente as norte-americanas, encontrei uma série de acessórios para livros. Não só gôndolas interias d emarcadores variados, de todos os personagens de quem somos todos fãs - e mais alguns! - mas, também, coisas utilitárias, pensadas única e exclusivamente para facilitar a vida de nós, leitores!

Acessórios para livros comprados em livrarias dos EUA.



É claro que não comprei tudo, seria inviável, infelizmente! Mas acreditem: pelos preços, é bastante tentador fazer a festa por ali! rs! Os marcadores variam de U$ 0,99 a mais de U$ 20,00, dependendo do formato e temática. Mas há para todos os gostoso e bolsos! 

Estes marcadores das fotos, por exemplo, foram comprados na Vacouver Public Library, no Canadá, e custaram apenas U$ 1,99. É um dos modelos que mais gosto, pois com imãs no interior, prende-e bem ao livro, além de ser leve e fácil de carregar.



Magnifier formato cartão
Magnifier formato médio

O mesmo acontece com os chamados Magnifiers, que são espécies de lentes de aumento em material maleável, com diversos tamanhos e formatos, e que servem não só para marcarem páginas, como também, para ajudar no acompanhamento da leitura, marcando a slinhas e aumento a visibilidade das palavras. É incrivelmente útil e facilitador!






Magnifier formato marcador de livros


Outro item que vale destaque são as Bookholders, que são os suportes para segurar os livros, sem fechá-los, poupando que se segue o livro por muito tempo e canse os braços.  Além de deixar as mãos livres, ajuda a reduzir dores nas costas e pescoços, já que possuem ajustes para o melhor ângulo de leitura. O que realmente impressiona é o preço: trouxe o meu para casa por apenas U$ 5,99! 

Bookholder - apenasU$ 5,99!!



Mas o meu favorito é o que chamo de BookFlashlight, o marcador de livros que tem uma lanterna na ponta superior, perfeita para leituras em locais menos iluminados e que não incomoda os outros, como avião, ônibus, ou até mesmo um quarto. Eu uso direto e recomendo! 



Eu sou uma viciada em livros e em tudo que seja relacionado a eles. Por isso fui atrás dessas novidades! Mas agora quero saber de vocies... E aí, o que acharam? Também querem? Se interessaram? O que gostaram mais??

Espero os replays de vocês!!



18 de out. de 2010

[Novidade no ar] Companhia das Letras comemora os 10 mil seguidores no Twitter com promoção imperdível!

Atenção senhoras e senhores seguidores compulsivos de editoras no Twitter: A Editora Companhia das Letras chegou aos 10 mil seguidores e, em comemoração, vai sortear 1 LIVRO POR HORA, até às 19hs. Mas fiquem atentos! Essa promoção incrível só é válida para HOJE, 18 de outubro de 2010.

": Companhia das Letras - Sortearemos um livro por hora, até as 19h, em comemoração por termos alcançado 10 mil seguidores!"



Para participar é simples! Basta seguir a editora no Twitter e, depois, twittar:

#cialetras10mil Eu quero ler + o nome do livro escolhido!



Ainda não segue a Companhia das Letras no Twitter?? Clique AQUI e dê um FOLLOW neles! Além da promoção de hoje, é uma das maiores editoras do país, com títulos muito bons e sempre com novidades no mercado! Vale a pena!!

Participem e boa sorte!! 

E PARABÉNS à editora, que merece essa conquista com mérito pela qualidade impecável de seu trabalho!

[Dica de outras boas leituras] Mesmo quem gosta de tecnologia, acredita na tradição

A Folha de S. Paulo trouxe uma matéria bem interessante no cadernos Ilustrada, de sábado, 16 de outubro de 2010. A reportagem chamada "Repórter do Futuro", apresenta um jornalista do  The New York Times, maior jornal dos Estados Unidos, que é um viciado em novas tecnologias, mas que, mesmo assim, não acredita que as nnovas modernidades substituirão as tradições. 

Nick Bilton, de 34 anos, leu seu último livro em papel há quatro anos - "A Estrada", de Coman McCarty. Desde então, tudo o que lê - inclusive o jornal, que é seu instrumento de trabalho - é numa tela! 

Vale a pena a leitura interessante do estudo feito por ele!
Vejam abaixo: 



Repórter do futuro
Jornalista do "New York Times" diz em livro que novas tecnologias não eliminaram as tradicionais (Por Tereza Novaes, editora-adjunta da Ilustrada)

Random House/Bloomberg

Nick Bilton, autor de "I Live in the Future & Here’s How It Works"



Há quatro anos, o jornalista Nick Bilton, 34, leu pela última vez um livro em papel, "A Estrada", de Corman McCarty. Desde então, tudo o que lê, inclusive o jornal "The New York Times", em que trabalha, sai de uma tela.
Descrito como "futurólogo" e "evangelizador digital", o repórter de tecnologia acaba de lançar "I Live in the Future & Here's How It Works" (vivo no futuro e aqui está como ele funciona), sem previsão de sair no Brasil.
Mas Bilton não habita o mesmo futuro que o da família Jetsons, pelo contrário. O que ele descreve para o amanhã é o que você já tem agora nas mãos, este jornal; ou no bolso, o seu celular.
Sua visão de futuro não é apocalíptica: as novas tecnologias não vão acabar com as existentes, como o papel.
O jornal, por exemplo, continuará a circular em papel "por muito tempo" até que os aparelhos de leitura digital sejam muito baratos.
"Estamos no meio do caminho, a mídia que não se adaptar agora não vai sobreviver", analisou Bilton, em entrevista à Folha.
"Estamos indo para um mundo em que tudo será conectado à internet: roupas, carros. É a direção que as coisas vão tomar", vaticina.
"Em dez anos, a internet será como a eletricidade, estará em todos os lugares."
A principal implicação disso para a indústria cultural é que tudo deve se tornar mais "social e personalizado".
"No passado, o livro era uma conversa fechada. Twitter, Facebook e MySpace permitiram que a nova geração se tornasse parte da conversa. É isso o que, de fato, precisamos observar."
O autor segue à risca a própria receita. Seu livro é vendido em papel e, claro, em versão digital. Cada capítulo tem material extra para ser lido (ou assistido) com a ajuda de um "smartphone".

PORNOGRAFIA
Entre as ideias que o jornalista defende, está a de que as pessoas estão em busca sobretudo de "experiências".
Para investigar a tese, Bilton se infiltrou na indústria pornográfica dos EUA.
Descobriu que os filmes menos pirateados eram aqueles cujos atores conversavam com o público pelas redes sociais.
Ele concluiu ainda que as empresas que lucram escutam seus consumidores, vendem seus produtos a preços considerados justos por quem paga e os entregam em qualquer plataforma.
Bilton acredita que a mesma sensação de "experiência" permeia as compras de músicas feitas pelo iTunes, a loja de música da Apple.
Embora não leia em papel há anos, Bilton não abandonou o cinema. Foi assistir ao longa "A Rede Social", sobre o Facebook. Ele considera "fascinante" um grande estúdio fazer um filme sobre "essa mídia que todos nós conhecemos e usamos".
Hoje e também no futuro, a mídia social será algo cada vez mais "mainstream".

17 de out. de 2010

[Novidade no ar] Histórias podem mudar a história de muitas crianças

Depois do post anterior Solidariedade Britânica, sobre a ação filantrópica da Cambridge University, descubro que o Banca Itaú está promovendo uma ação digna de ser divulgada e muito elogiada!!




A Fundação do Itaú - Feito Para Você, colocou no ar uma campanha chamada LER FAZ CRESCER, com o objeitvo de distribuir 8 milhões de livros, gratuitamente, para crianças de até 6 anos. 


 
A Coleção Itaú de Livros Infantis é composta por 4 volumes, e você assume o compromisso de ler o livro para uma criança (ou quantas quiser) e, depois, repassar os livros adiante para que outro adulto faça o mesmo. Assim, nessa corrente da leitura, cada vez mais crianças poderão ter acesso - gratuito - ao fantástico mundo dos livros. Não é incrível?

O slogan da campanha: Histórias podem mudar a história de muitas crianças é também o fundamento em que acredita o banco, pois, na visão deles, só a leitura pode fazer essas crianças acreditarem que podem mudar suas histórias. 




 
E quer saber? Eles estão certos!! Vale a pena entrarem no site e se cadastarem, para receberem livros no Brasil inteiro. Não fiquem de fora dessa!!




Peço, por favor, que ajudem na divulgação também. Uma coisa boa dessas TEM  que aparecer para todos. É ou não é?!



OBS.: Todas as imagens foram retiradas do Google Images.

16 de out. de 2010

[Dica de outras boas leituras] Solidariedade Britânica

O Publishnews desta sexta-feira trouxe uma notícia de emocionar nossos corações! A Universidade de Cambridge, na Inglaterra, fez uma doação de 100 mil livros, em perfeitas condições, para a Book Aid International, na África.  

Ao ler essa notícia, eu fiquei pensando que não é porque Cambridge é uma universidade respeitadíssima e uma das melhores do mundo, que deve SIM ajudar a quem precisa, de maneira tão nobre como essa. Mas, na verdade, cabe a todas as editoras, livrarias, universidades e bibliotecas (para não falar das empresas privadas) atitudes filantrópicas como essa

A iniciativa vai prover bibliotecas de 12 países africanos com livros novos e em perfeito estado, mas que não estão mais nos currículos do Reino Unido. 

 Parabéns à Universidade pela iniciativa e que sirva de exemplo para todos nós! 

Steven Spielberg quer comprar os direitos de “Tropa de Elite 2″ nos EUA - Coolture News

Steven Spielberg quer comprar os direitos de “Tropa de Elite 2″ nos EUA - Coolture News: "Steven Spielberg quer comprar os direitos de “Tropa de Elite 2″ nos EUA

15 de out. de 2010

[Dicas de outras boas leituras] Smartphones: os mais novos E-Readers

Em matéria publicada pelo IOL Diário, anunciou-se que um estudo realizado pela Forresters Research, empresa independente de Marketing e análises de mercado, mostrar que a venda de livros eletrônicos cresceu cerca de 200% no ano passado e que a tendência deverá manter-se em 2010. 








O estudo acrescenta ainda que os Smartphones, telefones móveis com funcionalidades avançadas de sistema operacional aberto, são apontados com a próxima plataforma de preferência para a leitura de eBooks. 

 


O aumento das vendas impulsionou o desenvolvimento de características essenciais dos telefones para a leitura de livros eletônicos. O aumento do tamanho e qualidade das telas, para melhor visibilidade e legibilidade, são algumas das alterações a serem feitas para adaptar os dispositivos à leitura de e-Books.



 Em resposta à esta tendência, a Amazon anunciou, só no mês de Setembro, 180 edições de livros eletrônicos.


14 de out. de 2010

[Novidade no ar] LABEL 1 - A editora de e-books

Grande novidade anunciada no Publishnews de hoje: tem nova editora na área! 
Pois é!! A editora LABEL 1 é inovadora e chegou ao mercado de e-books com a bola toda, a começar pela programação Cocoa, própria para aparelhos da Apple e que é novidade no mercado brasileiro. 


O diferencial do formato é a resolução do conteúdo, seja texto ou imagem, e a interatividade, que permite que os leitores movam as figuras e escolham sons durante a leitura. Todos podem adquirir o produto mesmo sem um leitor digital ou smartphone. As livrarias digitais, onde os livros estarão disponíveis, possuem um programa que é baixado para o computador, salva as informações do usuário e permite que ele acesse o conteúdo a qualquer momento. 

O primeiro livro a ser lançado com essa tecnologia será o famoso O Rei Davi, que deve chegar às lojas ainda este ano, antes do Natal. A obra faz parte da linha Lord One, que narra acontecimentos bíblicos e histórias de monarquias. Este título será traduzido para mais de 13 idiomas incluindo hebraico.
O título Nanopublicidade, também da Label 1, já está às vendas pela Saraiva, Amazon e iTunes. O livro trata das novas maneiras de fazer publicidade na era da cauda longa, definida pelo autor Roberto Guarnieri como “a publicidade na era pós-digital” e integra antropologia e comportamento humano com tecnologia e publicidade. 

13 de out. de 2010

Frankfurt Book Fair 2010

Sem dúvida alguma a Frankfurt Book Fair é a maior e principal feira do mercado literário do mundo. Ela acontece anualmente, sempre no mês de outubro, e reúne não só os agentes literários, mas também os editores, donos de editoras, autores e muitos curiosos de todo o mundo.



A edição deste ano da Feira do Livro de Frankfurt durou de 5 a 10 de outubro. A 62ª edição da Feira, teve como convidada de honra a Argentina, o  que significou ao país ter o privilégio de ocupar um pavilhão nobre, montado em formato de labiritinto, em homenagem a um de seus maiores nomes, Jorge Luis Borges. A abertura do evento contou, inclusive, com a presença de Cristina Kirchner, presidente da Argentina.






Neste ano, em especial, a Feira de Frankfurt
foi mais importante que o habitual para fechamento de negócios, já que o vulcão islandês Eyjafjallajokull atrapalhou a Feira de Londres, no primeiro semestre. E, por isso, a Feira de Frankfurt 2010 teve um saldo bastante positivo, com 279,3 mil visitantes e 7.539 expositores de 111 países, segundo informações divulgadas no PublishNews. Ainda na mesma reportagem, os números que mais chamam a atenção são os da participação e atuação do Brasil na Feira, pois os negócios giraram em torno dos US$ 170 mil. A estimativa é do projeto BrazilianPublishers, que ouviu 80% dos editores presentes à maior feira de livros do mundo – e que participaram do estande coletivo da Câmara Brasileira do Livro. Ainda segundo o levantamento, a expectativa é que os contatos feitos na Alemanha ainda rendam ao menos US$ 274 mil durante o próximo ano. 

Outros destaques foram: 59% dos expositores ficaram satisfeitos com a qualidade dos contatos comerciais realizados e 77% dos expositores indicaram como ótimo o atendimento que receberam da CBL durante a feira. No total, foram realizadas mais de 730 reuniões. 

Agora é hora de começar a se preparar para 2013, quando o Brasil será o convidado de honra e terá, ali, uma excelente oportunidade de apresentar sua produção literária e com a obrigação de não repetir o constrangimento de 1995, quando o estande nacional foi ocupado por um show de mulatas. Um bom começo é o Programa de Apoio à Tradução de Autores Brasileiros. As inscrições vão até 23 de outubro.
 
" A leitura é uma fonte inesgotável de prazer mas, 
por incrível que pareça, a quase totalidade não 
sente esta sede."
 
 
Carlos Drummond de Andrade (1902-1987)