4 de abr. de 2011

O livro infantil

Uma vez eu escrevi aqui sobre como vim parar aqui, No Mundo Editorial. E, dentre todos os fatores, aquele que me foi determinante, foi o contato, desde pequena, com os livros. 

Dia 2 de de abril foi dia Dia Internacional do Livro Infantil. E esse gênero literário é de uma preciosidade rara. Eu fico me perguntando, muitas vezes, como podem existir crianças que não tem esse privilégio da leitura. Privá-las disso, para mim, é um dos crimes mais graves que um adulto (e um Governo) pode cometer. 



Claro que há exceções, mas na grande maioria dos casos, o gosto pela leitura dá-se desde a infância. E eu sempre bato na mesma tecla de que, se queremos um Brasil melhor, devemos começar a investir na formação de leitores que amem ler. Por mais clichê que pareça - e é! - a educação é a base de tudo. E a literatura, a fonte de transformação das pessoas. 

Um livro infantil é capaz de abrir as portas do imaginário de uma criança. É ele quem vai transportá-la ao universo dos contos de fadas, do bom x mau, do certo x errado, da aventura, do medo, da alegria, do final feliz, das conquistas, do amor verdadeiro, da amizade e todos estes valores capazes de formar o caráter de um ser humano. Nem sempre é fácil para os pais explicar isso aos seus pequenos, e a literatura é o suporte da educação e da formação dessas crianças.




Ensinar seus filhos, netos, sobrinhos, afilhados, vizinhos, amigos e alunos, desde pequenos, que LER  é ter poderes mágicos que nos transformam em pessoas melhores é, sem dúvida, ensiná-los que sempre podem buscar soluções nos livros, pelo resto de suas vidas.


P.S: A quem interessar, vale uma olha no post O JEITO IDEAL DE LER PARA BEBÊS

4 comentários :

  1. Talita, muito bacana seu blog.
    Gostei do texto sobre o livro infantil e da dica sobre o jeito ideal de ler para bebês. Muito bom. Bjs.

    ResponderExcluir
  2. miuto bom para a imaginação!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Olá, Talita! Gostei muito do conteúdo do teu blog. Sou designer gráfica e escrevo também. Estou pesquisando editoras de livros infantis para eu enviar minha história e gostaria de saber se você tem alguma dica. Obrigada :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Obrigada pelo comentário! E pelo elogio! :)
      Ixi, editoras infantis têm de monte!! Dá uma pesquisada no site da LIBRE, que tem uma lista gde de editoras em geral. Acho que isso te ajuda!
      bjs

      Excluir