31 de mar. de 2011

[Dica de outras boas leituras] Os títulos dos livros

Recebi esse link como indicação da queridíssima @Innike, que nunca se esquece do blog, e achei be bacana para dividir com vcs!
Vale a pena a leitura deste texto do BLOG DO POETA ÁLVARO ALVES DE FARIA, sobre os títulos dos livros, que são importantíssimos no sucesso dos mesmos!


Os títulos dos livros



Um bom livro começa pelo título. Pelo menos é assim que penso. Guardo na memória títulos marcantes de autores brasileiros e estrangeiros. Claro que é impossível colocar aqui o mínimo do mínimo desse assunto. Mas neste domingo pensei nisso e comecei a anotar nomes de livros que me tocaram muito, assim, sem muita preocupação. Vieram-me à cabeça títulos que ficaram guardados para sempre em mim. Consegui me lembrar destes: “As sandálias do pescador”, de Morris West; “Horizonte perdido”, de James Hilton; “Perdidos na noite”, de James Leo Herlihy; “O morro dos ventos uivantes”; de Emily Bronté; “Em algum lugar do passado”, de Richard Maheson; “Para não esquecer”, Clarice Lispector; “Cem anos de solidão”, de Gabriel Garcia Márquez; “Dias perdidos”, de Lúcio Cardoso; “Rasos d´água”, de Astrid Cabral; “A menina do fim da rua”, de Laird Koenig; “A audácia dessa mulher”, de Ana Maria Machado; “O beijo da morte”, de Ira Levin; “Um estranho no espelho”, de Sidney Sheldon; “O fio da navalha”, de W. Somerset Maugham; “Memorial de Maria Moura”, de Rachel de Queiroz; “Triste fim de Policarpo Quaresma”, de Lima Barreto; “Romanceiro da Inconfidência”, de Cecília Meirelles; “Tereza Batista cansada de guerra”, de Jorge Amaro; “O púlcaro búlgaro”, de Campos de Carvalho; “O medo por trás das janelas”, de Izaias Almada; “A guerra do fim do mundo”, de Mário Vargas Llosa; “As horas nuas”, de Lygia Fagundes Telles; “As colinas da ira”, de Leon Uris; “A sangue frio”, de Truman Capote; “Trovas de muito amor para um amado senhor”, “Sete cantos do poeta para o anjo”, “Júbilo, memória e noviciado da paixão”, “Da morte. Odes mínimas”, todos de Hilda Hilst. Claro que existem centenas de outros títulos de livros igualmente ou mais bonitos que estes. Geralmente os títulos mais bonitos são dados aos livros de poesia. Os poetas gostam de escolher títulos que às vezes já são um poema em poucas palavras. Vivi bons instantes pensando nisso. No final, me perguntei qual é, para mim, o título mais bonito que nunca esquecerei. Então me respondi: “O homem que via o trem passar”, do fabuloso e genial George Simenon. Esse título já é um romance inteiro que me passa na cabeça toda vez que penso nessa imagem.

30 de mar. de 2011

Revisor e diagramador: eles também fazem parte dessa história

Dia 28 de março é dia do REVISOR e do DIAGRAMADOR. Não postei antes, pela correria de sempre, mas gostaria aqui de compartilhar com vocês o quanto esses profissionais são essenciais no processo de produção de um livro. 

Não consigo imaginar como fazer um livro sem a revisão de textos. É engraçado que, antigamente, faziam-se livros sem computadores, sem impressões rápidas e sem muitas outras coisas. Mas NUNCA sem um revisor de textos. Esse personagem é o responsável por olhar nas entrelinhas, desvendar as imperfeições da língua portuguesa, ajeitar as acentuações gráficas (ahh esse novo acordo que nos deixa enlouquecidos!! rs!), além de identificar se há alguma incoerência no texto. Mas, acima de tudo, o revisor deve fazer uma leitura do texto com olhar crítico. Caneta vermelha a postos e mãos à obra! 



O diagramador é um outro cara que não dá pra viver sem. Ele dá a forma ao livro, determina o número e páginas, bate as emendas, insere as ilustras ou fotos, confere se falta algo no projeto de um livro, como a folha de rosto ou colofon, por exemplo. O diagramador é aquele que faz nosso sonho deixar de ser algo imaginário e passa a ser materializado: livro em mãos! 

Seja qual for o caso, o importante é ter claro em mente que todos os personagens que compõem a produção de um livro devem trabalhar em plena união e harmonia com as assistentes editoriais e com o editor. Tem que haver diálogo e interação constante!



Como minhas amigas assistentes sempre dizem, o erro em um livro nunca é culpa de uma pessoa só. E eu afirmo que o sucesso dele também não!

29 de mar. de 2011

[Dica de outras boas leituras] Outros Ares

Esses dias recebi o link da REVISTA OUTROS ARES.
O próprio Barbão, um dos criadores do projeto, que me contou a respeito. Eu logo me interessei e achei que tinha tudo a ver, não só com o blog, mas porque tenho certeza de que é uma ideia que agradará muito a todos vocês.



A Outros Ares surgiu com o intuito de valorizar um gênero literário marginalizado no mercado editorial, que tem cada vez mais um caráter comercial agressiv: o CONTO
A ideia é ajudar na divulgação do conto, abrindo espaço para novos escritores brasileiros. Apesar de não ser um critério excludente, a prioridades será dos autores inéditos em papel. Também haverá espaços para outras narrativas curtas, como fragmentos de romances, crônicas, etc.
E, mensalmente, um escritor consagrado será entrevistado, com uma pequena amostra de seu trabalho.

A Outros Ares, seguindo as novas tendências de distribuição de literatura, além de poder ser lida no blog também será colocada para download em formato de e-book, podendo ser lida em computadores, tablets e e-readers.

As contribuições não têm limitações temáticas.  A única preocupação será em relação ao tamanho dos textos, que devem ter no máximo 5 mil caracteres (incluindo espaços). Os interessados em colaborar podem enviar suas produções para o e-mail revistaoutrosares@gmail.com.

Sobre os editores:

Marcelo Barbão – (@barbao) escritor, tradutor, jornalista e editor. Publicou “Acaricia Meu Sonho” (Amauta – 2007) e “A Mulher Sem Palavras” (Vieira & Lent – 2010). Cofundador da Amauta Editorial (2004 – 2008). Desde 2008 vive em Buenos Aires e mantém os blogs Caderno de Escritura e Direto de Buenos Aires.


Rafael Rodrigues – (@entretantos) escritor, resenhista e editor. É editor-assistente do Digestivo Cultural, um dos principais sites de cultura do Brasil. Colabora com diversos veículos de comunicação, entre eles as revistas Brasileiros, Conhecimento Prático Literatura e Conhecimento Prático Filosofia, do jornal Rascunho e do Suplemento Literário de Minas Gerais. Atualmente mantém o blog Entretantos dentro do portal da revista Bravo!. Mora em Feira de Santana.

28 de mar. de 2011

Inscrições ao Prêmio Jabuti 2011 encerrarão em 31de maio de 2011

jabuti 53
                  cbl informa.jpg

Foi lançando o novo regulamento do Prêmio Jabuti.

Na edição 53, as obras concorrerão em 29 categorias. Foram criadas três novas categorias: Turismo e Hotelaria; Gastronomia e Ilustração. Quatro outras foram desmembradas em: Arquitetura e Urbanismo; Artes; Comunicação; Ciências Exatas; Tecnologia e Informática; Ciências Naturais; Ciências da Saúde; Educação; Psicologia e Psicanálise.

Com as mudanças no regulamento, apenas o primeiro lugar de cada categoria será laureado com o troféu Jabuti e o prêmio em dinheiro de três mil reais. Também a partir desta edição, somente os livros vencedores – primeiro lugar – em cada categoria vão concorrer ao Livro do Ano Ficção e Livro do Ano Não-ficção, que receberão 30 mil reais cada.

As inscrições ao Prêmio Jabuti começaram no dia 23/03 e terminam em 31 de maio de 2011. Poderão concorrer apenas obras inéditas, editadas no Brasil entre 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2010.  A participação é aberta a editores, escritores, autores independentes, tradutores, ilustradores, produtores gráficos e designers.

No ano passado, a premiação alcançou recorde de inscritos (2.867) entre todas as edições do concurso. Mais informações, regulamento e inscrições estão disponíveis no site do Prêmio Jabuti.

25 de mar. de 2011

[Dica de outras boas leituras] Feira de Troca de Livros em São Paulo



Fãs de literatura e gibis, preparem-se!  No próximo domingo será aberta a temporada tradicional Feira de Troca de Livros e Gibis, em São paulo.



A primeira edição do ano será no Parque Buenos Aires (Av. Angélica, 1.500, bairro de Higienópolis). Serão montadas mesas separadas por categorias: literatura geral, literatura infantjuvenil, gibis e troca com a mesa.

Nessa última, o leitor poderá depositar um título e pegar outro que esteja disponível. As trocas podem ser realizadas também entre os frequentadores.

Clique AQUI para conhecer a lista completa dos lugares onde o evento acontecerá ao longo do ano.

E aí, quem vai participar??

Fonte: Blog do Bairro Higienópolis e Notícias e PublishNews

24 de mar. de 2011

E a melhor capa de livro de 2010 vai para...

Num clima amistoso de início de outono, amigos, jurados, jornalistas e profissionais da área se reuniram para assistir à cerimônia de premiação da segunda edição do prêmio de “Melhor Capa de Livro 2010”, promovido pela Getty Images Brasil, que aconteceu nessa 3ª. feira, 22 de março, no Território da Foto, em São Paulo. 

Para quem não conhece, a Getty Images Brasil é uma agência de conteúdo visual e multimídia, de onde os designers extraem grande parte das imagens utilizadas nas capas e miolos dos livros. 

Este concurso compreende as criações produzidas a partir do banco de imagem da Getty Images e tem por objetivo premiar designers autores de capas de livros, pois esses profissionais são essenciais no sucesso do mesmo. A segunda edição do evento contou com 33 inscrições, 80 a mais do que no ano passado. Além disso, o evento tem se consagrado no mercado de criação editorial com a participação de trabalhos de 35 editoras. Entre as finalistas, estiveram presentes capas de livros de algumas das mais importantes editoras do país como Companhia das Letras, Record, Rocco, Leya, Larousse do Brasil e Objetiva/Alfaguara. (Para conhecer mais do concurso, acesse o Blog.). 

Segundo Paula Costa, da Getty, o concurso foi dividido em duas etapas, sendo que na primeira, as capas não estavam associadas aos nomes de seus designers e nem editoras. Já na segunda fase, essas informações foram inseridas para que os jurados pudessem fazer suas escolhas finais. 

A mesa de júri foi composta por grandes nomes do meio editorial, como Victor Burton, designer gráfico colaborador das editoras Companhia das Letras, Record, Objetiva e Grupo Ediouro; Felipe Machado, editor de Multimídia de O Estado de S. Paulo; Sergio Miguez, jurado do prêmio APCA de Literatura e editor-chefe da Revista Cultura; além da participação especial da jornalista Rosângela Peta. Os convidados, além de elegeram os vencedores, fizeram uma deliciosa mesa de debate sobre a importância da capa no processo editorial (a discussão foi tão boa que renderá um próximo post por aqui!).

Os jurados comentaram que os principais critérios na hora da decisão foram:  a subjetividade: a capa causa algum tipo de emoção? Qual?; e a técnica de tipologia e harmonia da imagem escolhida.

Os grandes vencedores foram:

1o. Colocado
Studio warrakloureiro
Designers: Claudia Warrac e Raul Loureiro
Livro: Uma Certa Paz


2o.Colocado
Designer: Rodrigo Rodrigues
Livro: Sudd

3o. Colocado
Designer: Rodrigo Rodrigues
Livro: Retratos Imorais

Melhor Capa Juri Popular 
Eleita pelos presentes no evento de premiação

Estudio Retina 78
Designer Christiano Menezes
Livro: A menina que não sabia ler


Parabéns a todos os participantes!
E parabéns à Getty pela iniciativa! Não podemos nunca deixar de prestar atenção em todos os profissionais que fazem parte da produção de um livro. Homenageá-los, presenteá-los e reconhecê-los faz parte do nosso trabalho em equipe!


--
Agradecimento especial à Approach Assessoria, que me chamou para o evento como jornalista/blogueira convidada.

22 de mar. de 2011

Para todas as mulheres...

A 11ª edição do reality show “Big Brother Brasil”, da Rede Globo, levantou uma polêmica nas últimas semanas: o que uma mulher deve fazer para ter um homem aos seus pés? Uma das integrantes, Maria, apareceu em diversas ocasiões se humilhando para ter o mínimo de carinho e atenção do ex Mau Mau. Foi então que o livro Deixe os homens aos seus pés, de Marie Forleo, lançado pela Universo dos Livros, entrou em cena. 



Deixe os homens aos seus pés fez Maria a perceber que seu problema é ser carente e a ajudou a reverter a situação: atualmente, ela está de caso com o médico Wesley, considerado um príncipe encantado de milhões de telespectadoras; enquanto Mau Mau está literalmente fora da jogada, já que foi eliminado do programa.
Mas o que este livro traz de tão especial assim? 

Hoje, em matéria especial no programa “Mais Você”, também da Globo, a equipe de reportagem de Ana Maria Braga saiu às ruas para um “Fala Povo”, em que os entrevistados concordaram em um tópico: somos todos – eu disse TODOS – carentes. Mas a questão é: como lidar com essa carência? 

Maria representa milhares de mulheres por aí, que simplesmente não sabem colocar o amor próprio na frente do amor pelo outro. E quando isso acontece, muitas coisas são deixadas de lado, como o respeito a si mesmo e ao suposto amado. Expor-se ao ridículo em público, rastejar-se na humilhação, implorar por ao menos um pouquinho de atenção são alguns exemplos de atitudes de quem acredita que só pode ser Alguém na vida, se tiver um par amoroso ao seu lado. E o livro mostra claramente que isso é mentira! 


Deixe os homens aos seus pés mostra que mulheres que pensam assim precisam refletir sobre suas próprias atitudes e encarar de frente o fato de que, talvez, esse tal homem da sua vida não seja O homem da sua vida. E, principalmente, que nós podemos ser felizes sozinhas! Sim, nós podemos! É um erro acreditar que ser solteira é ser inferior, assim como acreditar que ser comprometida é ser superior. Temos que ser o que nos sentimos bem. E estarmos sozinhas pode nos fazer muito bem para conseguir entender o que realmente queremos e do que precisamos. Conhece aquele ditado “antes só do que mal acompanhada”? Então... Ter alguém ao seu lado só para não estar sozinha não é a solução para sua carência e é uma rasteira em seu amor próprio. 

Ter um companheiro é legal, ter um namorado é uma delícia, ter um marido é uma segurança... Mas ter a si mesma é essencial! E você não vai encontrar o homem ideal para você se passar a vida tentando mudar aquele que ACHA que é o seu homem ideal. O livro ensina que quando você tenta mudar uma pessoa para satisfazer os seus desejos, então essa pessoa não é o amor da sua vida. O amor se constrói pelo o que as pessoas realmente são, e não pelo aquilo que idealizamos e gostaríamos que elas fossem. 

Esse livro é leitura obrigatória para todas as mulheres. Porque nenhuma de nós está livre de sofrer por amor e dar uma escorregada na autoestima. E o que importa, de verdade, é o que você vai fazer em relação a isso! 



O livro que ajudou Maria a mudar de atitude e de estilo de vida, pode ajudar você a deixar todos os homens aos seus pés. 

17 de mar. de 2011

[Dicas de outras boas leituras] Dez sites para os fanáticos por livros

Recebi a indicação deste post de duas pessoas completamente diferentes e achei que era a cara do Blog. Eu faço parte da grande maioria dessas redes já, afinal, tem que estar conectada com tudo o tempo todo, né?

Vejam que bacana e decidam em quais dos sites vocês querem se inscrever!!

Dez sites para os fanáticos por livros


Ela levou um pouco mais de tempo do que a música e o cinema para ser distribuída online, porém, como as outras artes, a literatura ganhou sites e redes sociais especificas para os seus aficionados. 
Por aqui, os leitores contam com duas redes sociais exclusivas, onde podem compartilhar informações sobre obras e seus autores, além de sites para a compra e o escambo de exemplares. Confira nossa relação de dez sites para os fanáticos por livros.

1 – skoob

 

Rede social voltada para os amantes da leitura, o site permite fazer buscas por obras, autores e editoras.Também possibilita pesquisar quais usuários já leram as obras,  as notas que eles deram a elas,  comunidades e outros livros relacionados. Conta com 165.546 usuários, segundo o site.
www.skoob.com.br 

2 – o livreiro


O Livreiro
Lançado durante a Festa Literária Internacional de Parati (Flip) do ano passado, a rede social permite aos seus usuários cadastrar os livros lidos, escrever resenhas, e criar comunidades sobre os autores. Também conta com a participação de escritores. O layout é intuitivo, o que facilita a navegação. Conta com 85 mil membros.
www.olivreiro.com.br 

3 – Goodreads


Good Reads
Serviço parecido com o O Livreiro e com o Skoob, porém, em inglês. Permite pesquisar pelos mais populares, melhores do século, mais lidos na semana etc. Em um de seus serviços mais interessantes, é possível pesquisar citações dos autores presentes nas obras. www.goodreads.com 

4 – We Read



We Read
Também no formato de rede social, o site permitir pesquisar por autores e livros e suas resenhas relacionadas. Também conta com um acervo de 58 mil livros digitais disponíveis para a leitura. Possui integração com orkut, Facebook, Hi5 e MySpace.
http://weread.com

5 – Google Books


Google Books
Site do gigante das buscas para a pesquisa de livros. Permite encontrar reviews, capas, obras relacionadas e referências. Também oferece links para a compra de exemplares em lojas virtuais.
http://books.google.com 

6- Visual Bookshelf

 

Esse aplicativo para o Facebook permite ao usuário cadastrar os livros os quais ele já leu e aqueles os quais ele está lendo no momento. Também possibilita a criação de uma estante virtual com os exemplares para ser colocada na página inicial do perfil. Conta com 548 mil usuários cadastrados.
http://bit.ly/14WR71

7 – 22books


22 Books
Indicado para quem gosta de criar listas. O Site permite elaborar uma relação com o título, a capa e comentários sobre a obra, para serem  publicadas em redes sociais, sites e blogs. A temática é livre e fica ao gosto do usuário.
www.22books.com 

8 – Estante Virtual


Estante Virtual
O Estante Virtual é um site que conta com 6,8 milhões de livros cadastrados, espalhados em sebos por todo o Brasil. Após realizar a busca, o usuário pode fazer contato com o livreiro via telefone ou via site. Possui 1 749 vendedores cadastrados. É o maior sebo online do país.
www.estantevirtual.com.br 

9 -  Trocando Livros


Trocando Livros
Indicado para os usuários interessados em realizar trocas de exemplares. Após enviar um livro para um colega, a pessoa ganha um crédito, que pode ser usado para solicitar uma outra obra cadastrada no acervo. Conta com mais de 20 000 títulos, segundo o site.
www.trocandolivros.com.br 

10 – Clube de Autores


Clube de Autores
Indicado para escritores que desejam publicar seus livros de forma independente, o site trabalha com o sistema de impressão sob demanda. O autor faz o upload da obra e o site a coloca à venda. Toda vez que é uma compra é realizada, o serviço ordena a impressão do exemplar. O autor fica com parte dos lucros.
www.clubedeautores.com.br

16 de mar. de 2011

Vendedor de livro: um personagem essencial

Dia 14 de março é o dia do Vendedor de Livros.
Acabei não tendo tempo de postar no dia correto, mas não deixaria essa data passar em branco. Eu devo toda minha carreira a um vendedor de livros: meu pai!

Já postei aqui uma vez sobre isso em Um sonho de criança. Vale dar uma lida pra entender minha relação com o mundo editorial e como vim parar aqui. Mas, em resumo, meu pai, Ivo Camargo, trabalha no mercado de vendas de livros há mais de 35 anos. E foi assim, convivendo nesse dia dia editorial, que acabei querendo ser editora.

Mas fora minha relação pessoal com os vendedores de livros, vale prestar minha homenagem aqui a este profissional que faz todo o nosso trabalho valer a pena! É ele quem leva cada um dos livros que produzimos com tanto carinho às pratileiras das livrarias e às páginas dos sites.

O trabalho de um vendedor de livros é algo interessante. Para quem acha que as livrarias simplesmente ligam para as editoras e fazem seus pedidos, errou! O vendedor de livros é um personagem essesncial, que faz essa ponte e cria relações de amizade e harmonia entre os editores e os livreiros. O vendedor de livros é aquela figura que circula, que apresenta o material e que convence o comprador intermediário que vale a pena investir naquele livro que vocês, leitores, vão adorar ler.
É a habilidade e a lábia de um bom vendedor de livros, que faz o nome da editora aparecer nas listas de mais vendidos ou que ganha destaque no público e nas livrarias.

O processo de venda por consignação, notas fiscais, devolução de mercadoria... A verdade é que se não fossem os vendedores de livros, não haveria comercialização deste bem que nos é tão precioso.

O mercado editorial e livreiro deve muito, muito mesmo aos vendedores de livros, que da maneira mais primária da profissão (batendo de porta em porta), faz com que as livrarias vendam muito e que o trabalho das editoras (e editores) seja devidamente reconhecido e prestigiado!



Portanto, deixo aqui, do fundo do meu coração, o meu MUITO OBRIGADA aos vendedores de livros, que têm todo meu respeito e admiração!

15 de mar. de 2011

[Novidade no ar] ABC DAS RIMAS na Livraria da Vila

Eu tive uma passagem relâmpago nas publicações de livros infantis. Mas foi o suficiente para eu me apaixonar! O universo das ilustrações e a relação delas com os textos... Ah! Que casamento perfeito!
Qualquer dia vou sentar e escrever aqui sobre isso com calma e dedicação.
Mas hoje, vim convidar vocês para um lançamento!

Cesar Obeid foi uma das pessoas mais incríveis que já cruzou meu caminho. E a Marina Faria é uma profissional tão talentosa, que falar disso aqui seria apenas rasgá-la de elogios.

Por isso mesmo, convido todos vocês a darem uma passadinha e prestigiarem essa dupla no lançamento do livro ABC DAS RIMAS, publicado pela Editora Salesiana.

Feito com tanto amor e carinho, o livro não poderia ser nada menos do que um encanto! E o evento terá muitas atrações, incluindo sessões de contação de histórias!!




Lançamento ABC DAS RIMAS (Editora Salesiana)
Autor: Cesar Obeid
Ilustração: Marina Faria
Data: 19/03/2011
Horário: das 16hs às18hs
Local: Livraria da Vila - Rua Fradique Coutinho, 915

13 de mar. de 2011

[Dicas de outras boas leituras] Projeto LIVREria

O IDDD inicia uma campanha de arrecadação de livros como parte do Projeto LIVREria, que busca estimular a constituição de acervos bibliográficos que serão utilizados por pessoas privadas de liberdade, assim como funcionários públicos de estabelecimentos prisionais e casas de custódia do Estado. Serão abrangidas, assim, as Penitenciárias, os Hospitais de Custódia e Tratamento Psiquiátrico, bem como as Cadeias Públicas e Centros de Detenção Provisória de São Paulo.

O objetivo é viabilizar a estruturação de bibliotecas, estimulando a doação de livros como forma de cristalizar o direito à educação e ao conhecimento e de concretizar uma efetiva integração social, assim como possibilitar um cumprimento mais digno das penas.
O IDDD será responsável por difundir os objetivos da campanha e pela arrecadação dos livros doados, assim como de sua seleção, para depois encaminhá-los aos estabelecimentos prisionais. A distribuição será bimestral e pode ser acompanhada pelos doadores, sendo disponibilizadas no site do IDDD as informações sobre as respectivas instituições atendidas, assim como as datas de entrega e seus respectivos endereços.

Serviços:

Para fazer sua doação de livros: 
Os livros deverão ser encaminhados para a sede do IDDD – Avenida Liberdade, n° 65, conjunto 1101 – São Paulo, SP.

Periodicidade:
As doações podem ser feitas a qualquer momento e a distribuição do material arrecadado se dará bimestralmente.

Tipos de livros:
Jurídicos ou não, dando-se preferência àqueles que se relacionem à temas lúdicos, bem como os dedicados às artes e livros didáticos.
Maiores informações: iddd@iddd.org.br // (11) 3107.1399
  • Caso queira participar da campanha, nos auxiliando na arrecadação e organização dos livros, ou, ainda, nos acompanhando na entrega dos mesmos, não deixe também nos contatar: iddd@iddd.org.br // (11) 3107.1399

2 de mar. de 2011

Jornalista é jornalista. Escritor é escritor. Blogueiro é blogueiro. E a ética é de todos nós!

“Um escritor, como um pugilista, precisa ficar sozinho. Ter suas palavras publicadas é como entrar num ringue: coloca seu talento em evidência e não há onde se esconder.”

É assim que o filme “O resgate de um campeão” começa e termina. Seguindo um conselho (muito bem dado, diga-se de passagem) assisti ao filme e, como previsto, cá estou escrevendo sobre a relação dele com minhas profissões (assim no plural mesmo). 

Para quem não sabe, sou formada em Jornalismo, pela PUC-SP E  em Produção Editorial, pela Universidade Anhembi Morumbi. Costumo dizer que fiz a escolha do casamento perfeito, porque os cursos me foram extremamente complementares. Então, decidi incluir aqui minha “terceira profissão”: blogueira; e assim, abrir uma discussão e convidar a todos vocês para participarem: ÉTICA





Há algumas semanas, no postParceria, uma via de mão dupla”, muitos comentários falaram da seriedade do trabalho de um blogueiro como jornalista. Eu discordo desse ponto de vista. Acho que blogs não necessariamente precisam ser de propriedade de um jornalista, isso não faz o menor sentido, já que a  Internet é de todos. E, acima de tudo, acho que os blogs não precisam fazer o mesmo  trabalho que o de um jornalista.

Jornalista é o profissional que gasta a sola do sapato (como me ensinou meu melhor professor da PUC) para correr atrás da verdade factual. E toda verdade tem dois lados. Cabe aos jornalistas autenticar a coerência das versões, apresentando-as ao leitor, de maneira objetiva e fiel à realidade. É o caminho da busca da verdade é o que move (ou pelo menos deveria) um profissional do jornalismo.

É exatamente isso que o repórter esportivo Erik, personagem de Josh Hartnett faz no filme citado acima. Perdido em sua profissão, ele salva um sem-teto e acredita que ele seja Bob Satterfield, uma lenda do boxe, que todos acreditavam estar morto. Assim, surge a oportunidade de uma grande matéria, resgatando a história de um campeão. Envolvido com a ganância de mostrar-se competente para seu chefe, sua ex-mulher, seu filho e para si mesmo, ele esquece os princípios básicos do jornalismo e publica uma matéria falsa, já que o verdadeiro Bob Satterfield realmente estava morto há anos. Erik não se comprometeu com a verdade factual e não checou nenhum fato que lhe foi apresentado. Ele não foi jornalista, mas, sem querer, foi um belíssimo escritor.

A matéria, que lhe rendeu sucesso momentâneo e grandiosidade profissional de poucos dias, seria um excelente livro de romance-reportagem, gênero inaugurado por Truman Capote, com o livro A Sangue Frio¹, num caso clássico em que a literatura respira a ficção, mesmo que baseada em fatos reais.

Acredito que não há mais jornalismo que prenda a real atenção dos leitores. Eles não querem mais saber e não têm mais tempo para ficar lendo textos e mais textos sobre a tal verdade factual. O que todo mundo quer e gosta mesmo é de uma boa história para contar, ouvir e poder debater sobre. E uma história sempre pode virar uma outra história, basta você permitir e sua imaginação deixar. Uma boa história deve ser escrita com paixão e transmitir o sentimento.

E no meio de tudo isso, há os blogs. Uma ferramenta de fácil acesso e simples manuseio, que invadiu nossas vidas e que tem todos os componentes para atrair diversos tipos de leitores, com brilhantes textos reais ou ficcionais. Os blogs têm um poder que não imaginam, mas também podem serem perigosos, quando passam a corromper o significado de ética.

Um bom blog deve sair do senso comum. Sair desse mais do mesmo de sempre e adentrar no campo do imaginário do leitor, garantindo fidelidade de visitação e visibilidade na blogosfera. Porém, da mesma maneira que Erik, o protagonista do filme, foi irresponsável em sua publicação -e assim como vemos casos semelhantes diariamente no cenário do jornalismo brasileiro e mundial-; a blogosfera parece estar recheada de coisas do gênero.

Ao assistir “A Rede Social”, percebi mais do que nunca que TUDO o que se escreve online é instantâneo e eterno. Com a mesma facilidade que a moda na Internet pega rápido, aquilo fica para sempre. Um exemplo bem próximo de nós, blogs literários, foi o caso citado no post “Parceria, uma vida de mão dupla”. Não importa que você tire o blog do ar, que você apague o texto, que remova a postagem no Facebook ou que delete do Twitter: alguém sempre já deu um print screen, já deu RT, já encaminhou por e-mail... Você nunca é rápido o suficiente para corrigir um erro online.

A Internet é rápida, eficiente, poderosa e pode ser extremamente impiedosa. Ou você se consagra em instantes, ou se destrói em minutos.

Talvez eu pareça um pouco vintage (talvez eu seja mesmo), mas acredito que essas esferas estão intrinsecamente ligadas. Não dá para desvincular jornalismo, literatura e blogs. Aqui, a parceria é de mão tripla: uma coisa depende da outra, direta ou indiretamente. Mas vale ressaltar que uma coisa NÃO é a outra.

Jornalista é jornalista. Escritor é escritor. Blogueiro é blogueiro. Mas todos eles têm um ingrediente comum: a busca pela ética. Seja lá qual for sua área de atuação, a ética deve sempre estar presente. E, infelizmente, temos visto falhas grandes e lamentáveis nesse quesito.

Finalizando, deixo as questões: 

Vocês acham que ÉTICA é mesmo essencial na relação jornalismo - literatura - blogs? 

Sim? Não? Por quê? Como é possível manter a ética em esferas tão próximas e de tão fácil edição como essas?

Aguardo o retorno de vocês!! :)

 -----
¹ Se você não leu A Sangue Frio, CORRA! Além de ser uma história excelente e escrita de maneira muito envolvente (um dos meus favoritos, aliás), este livro é um marco na história do jornalismo e da literatura mundial, sobretudo dos Estados Unidos, dada a reflexão sutil sobre as ambiguidades do sistema judicial do país, que desvenda o lado obscuro do tão desejado American Dream).

1 de mar. de 2011

[Novidade no ar] CADASTRO NACIONAL DE LIVROS

 No dia 24/02/2011 eu recebi um comunicado da CBL informando da implantação do CADASTRO NACIONAL DE LIVROS.
Um acordo assinado entra a Câmara  Brasileira do Livro e a Federación de Gremios de Editores de España (FGEE, com objetivo de centralizar todas as informações das obras produzidas e comercializadas no Brasil, agilizando assim o processo de busca e compra (inclusive pelo Governo). 

Eu não sei exatamente como essa iniciativa se diferencia de um casatro de ISBN, por exemplo. Teremos de esperar para ver se ela realmente será efetiva como prometem e, acima de tudo, se valorizará MESMO as obras de autoria nacional e as pequenas editoras. 
É muito cedo para formar uma opinião e iremos acompanhar o processo para ver no que vai dar. Estamos na expectativa!

Segue abaixo a notícia na íntegra (via CBL).

cadastronl.jpgA Câmara  Brasileira do Livro e a Federación de Gremios de Editores de España (FGEE) assinaram um acordo para permitir o desenvolvimento do projeto de criação do Cadastro Nacional de Livros no Brasil. A FGEE foi representada no encontro por seu Diretor Executivo Antonio Maria Ávila. Galeno Amorim, Presidente da Fundação Biblioteca Nacional (FBN) também assinou o acordo pela entidade e o projeto recebeu ainda a chancela da Associação Nacional de Livrarias (ANL).
O Cadastro Nacional de Livros, no Brasil, terá como referência a plataforma espanhola Dilve (Distribuidor de Información del Libro Español en Venta).

Objetivos e vantagens do Cadastro Nacional de Livros

 A iniciativa centralizará todas as informações das obras produzidas e comercializadas no Brasil, agilizando assim o processo de busca e compra (inclusive pelo Governo). Serão especialmente beneficiados editores de pequeno porte, que ganharão maior visibilidade e acesso aos seus catálogos. 

rosely
                e antonio avila.jpg Para as livrarias, a disponibilidade de informação segura e padronizada possibilitará a manutenção de cadastros atualizados, sem a necessidade de um sistema próprio e de alto custo. a Presidente da CBL, Rosely Boschini, afirmou, em discurso proferido no evento de assinatura do Convênio, que “a partir de abril as editoras e  terão acesso ao sistema para validar as informações”. 

Segundo Galeno Amorim, “a Biblioteca Nacional vai fornecer a base da matriz inicial para o Cadastro Nacional de Livros, CNL. “Depois de pronto este cadastro vai permitir ao governo e a todos enxergar a biodiversidade editorial brasileira e vai provar que a soma de esforços da parceria público-privada pode ser efetivamente produtiva”.