31 de out. de 2011

Hoje é DIA D!

Não me lembro exatamente quando me apaixonei por Drummond. Mas tenho uma leve suspeita de que fui fortemente influenciada pela minha então professora de Literatura do Colégio Augusto Laranja, onde estudei minha vida toda (Ester era o nome dela!). Ela era tão, mas tão apaixonada pela poesia de Drummond, que não foi muito difícil incentivar os alunos mais chegados à Língua Portuguesa a se envolverem com os saraus literários, Feiras do Livro e afins. E lá estava eu, com 13, 14, 15 anos de idade, e babando com as belas palavras deste poeta que encanta a todos.


O Dia D. Dia de Drummond, criado pelo Insituto Moreira Sales, foi inspirado em iniciativa semelhante ao Bloomsday, quando se comemorar o dia do escritor James Joyce, (ocorre todo ano em 16 de junho). Para os organizadores dessa iniciativa, o principal objetivo é promover e difundir a obra de Drummond. E, para isso, todos estão convidados a comemorar a data, em todo o Brasil, e até em Portugal, seja nas escolas, universidades, livrarias, museus ou até mesmo sozinho.

A data, 31 de outubro, marca o nascimento do poeta, que completaria 109 anos hoje.

Minha dica é que você também espalhe essa ideia e embarque de cabeça nas comemorações. Acesse o site www.diadrummond.com.br, que traz todas as atividades ligadas ao evento e ainda oferece aos admiradores da obra do poeta oportunidade para enviar por e-mail seus próprios vídeos com leituras de poemas de Drummond (o material resultará em novo filme); e comemore o DIA D junto a nós e a Drummond!

Drummond merece muito ser comemorado! Porque se "de tudo fica um pouco", de Drummond fica tudo!


E para comemorar com vocês, faço minha parte e deixo aqui o meu poema favorito...

AS SEM-RAZÕES DO AMOR

"Eu te amo porque te amo.
Não precisas ser amante,
E nem sempre sabes sê-lo.
Eu te amo porque te amo.
Amor é estado de graça
E com amor não se paga.
Amor é dado de graça
É semeado no vento,
Na cachoeira, no eclipse.
Amor foge a dicionários
E a regulamentos vários.
Eu te amo porque não amo
Bastante ou demais a mim.
Porque amor não se troca,
Não se conjuga nem se ama.
Porque amor é amor a nada,
Feliz e forte em si mesmo.
Amor é primo da morte,
E da morte vencedor,
Por mais que o matem (e matam)
A cada instante de amor."

(Carlos Drummond de Andrade)


29 de out. de 2011

Feliz Dia Nacional do Livro!

Vamos comemorar lendo??


28 de out. de 2011

[Cursos] Publique seu livro

Nos dias 29 de outubro e 5 de novembro a Livraria da Vila da Fradique (Rua Fradique Coutinho, 915 – Vila Madalena. São Paulo/SP) promove o curso Publique seu livro.

A atividade será ministrada pelo escritor Norman Lance, que ensinará os caminhos para publicação de um livro independente.

Na primeira aula o autor abordará a Pré-produção, onde os participantes conversarão sobre como definir objetivos, as questões autorais legais, modelos de formatação de livros e estratégias para se conseguir o capital inicial.

Já no segundo encontro, a temática será Produção e Pós-produção, que abordará a montagem de um plano para o livro, as principais formas de distribuição e divulgação.

O investimento é de R$ 50 para um dos dias e R$ 80 para os dois dias. As aulas ocorrerão das 10h30 às 12h30.

Mais informações pelo site da Vila.

Fonte: PublishNews

24 de out. de 2011

Jobs Mania

Hoje foi o dia do lançamento mundial da tão esperada (acho que desejada vem mais a calhar) biografia do nosso querido Steve Jobs, falecido no último dia 5 de outubro.

Aqui no Brasil, a preciosidade chama-se "Steve Jobs: a biografia" (simples, prático e eficiente - não foi ao acaso, acreditem!) e foi publicada pela Companhia das Letras que não deixou nada a desejar no evento de lançamento (na verdade, já não tinha deixado a desejar com a pré-venda, que lidera os rankings das listas do mais vendidos desde a morte de Jobs).



Mas numa brilhante parceria com a Livraria Cultura, que é sempre superparceira das editoras em ações inovadoras, a Companhia das Letras iniciou a venda do livro a partir da 00h01 da segunda-feira, 24 de outubro, na Cultura do Conjunto Nacional, na Av. Paulista, em SP.

E adivinhem só? O evento foi um sucesso! O pessoal fez fila na porta e tudo! Além da abertura e ambientação para essa venda especial, os 50 primeiros clientes que chegarem ganharam o pôster exclusivo da capa do livro. Lindo demais!!

Infelizmente, não pude comparecer ao encontro dos fãs de Jobs, mas hoje de manhã dei uma passadinha por lá e olha que linda que está a Cultura by Jobs!




Valeu, Companhia das Letras e Livraria Cultura: nosso Jobs não merecia nada menos do que isso!

20 de out. de 2011

[Cursos] VII Fórum de Editoração

Neste sábado (depois de amanhã), 22 de Outubro, acontece o VII Fórum de Editoração, na Biblioteca Alceu Amoroso Lima (Rua Henrique Schaumann 777 - Pinheiros - São Paulo), das 09:00 às 17:00.

 

Este ano, o Fórum de Editoração tem como título “Quem tem medo de inovar? Transformações e desafios do cenário editorial brasileiro” e pretende discutir as mudanças que vêm ocorrendo na área editorial brasileira.

Ele abordará temas latentes ao momento atual, como a inserção dos livros digitais no mercado e as novas possibilidades de criação de textos que eles oferecem, além da reformulação dos direitos autorais. Também será debatida a produção acadêmica na área editorial, e os motivos e consequências da entrada de editoras estrangeiras no mercado nacional.


Confira a programação logo abaixo, confirme presença no evento e não perca essa oportunidade de debater o nosso mercado com quem entende do assunto! 

Não vai perder, né?

 

 


8h30 - Café da manhã

9h - Mesa 1
Livro na tela: e-book como transformador da leitura

Deixando de lado a discussão que põe em embate o livro impresso e digital, essa mesa tem como objetivo debater as possibilidades de inovação e recriação do texto pelos recursos do livro digital, as chamadas narrativa digitais. Também será discutida a inserção desses novos produtos no mercado nacional.

Mediação: Lilian Escorel, pós-doutoranda em Literatura Brasileira pelo IEB-USP
Participantes:
·         Ednei Procópio - membro da Comissão do Livro Digital da Câmara Brasileira do Livro
·         Sergio Herz - diretor da sessão digital da Livraria Cultura
·         Lilian Lima Franco - birô Trio Studio

10h30 - Coffee-break

11h - Mesa 2
E a Universidade com isso?
Esta mesa colocará em debate o andamento das pesquisas na área de editoração nas principais faculdades e como elas podem alterar o mundo editorial. Também serão questionados os motivos dessa prática ser ainda ínfima no Brasil.

Mediação: Lilian Escorel, pós-doutoranda em Literatura Brasileira pelo IEB-USP
Participantes:
·         Sandra Reimão - professora e pesquisadora da EACH-USP
·         Aníbal Bragança - professor da UFF e pesquisador da CNPq
·         Marilia de Araujo Barcellos - professora da UFSM

12h30 - Intervalo para o almoço

13h30 - Mesa 3
Direitos Autorais, Deveres Editoriais
A reforma na Lei dos Direitos Autorais não influencia apenas a vida dos autores: ela diz respeito também ao mercado editorial. Por isso, a terceira mesa do evento coloca em pauta como as mudanças nessa lei alteram o trabalho dos editores.

Mediação: Miguel Said Vieira, especialista em gestão da propriedade intelectual
Participantes:
·         Manoel Joaquim Pereira - coordenador e professor do curso de Especialização em Propriedade Intelectual da FGV-SP
·         Eduardo Pimenta - advogado especializado em Direito Intelectuais pela FGV-RJ
·         Rodrigo Salinas - membro da Associação Brasileira de Direito Autoral

15h - Coffee-break

15h30 - Mesa 4
O ingresso de editoras internacionais no Brasil

O fenômeno da entrada de editoras estrangeiras no país não é novo, no entanto é cada vez mais significativo. Diante disso, a última mesa do Fórum discute os motivos de o Brasil ser atraente para essas editoras e quais os efeitos da inserção internacional em nosso mercado.

Mediação: Maria José Rosolino, coordenadora do curso de Produção Editorial em Multimeios na Universidade Anhembi Morumbi
Participantes:
·         Matinas Suzuki - editor da Companhia das Letras e do selo Penguin
·         Paulo Maffia - editor da Abril Jovem

17h – Encerramento

19 de out. de 2011

O bom filho a casa torna... como palestrante!

Para quem (ainda) não sabe, sou formada em Jornalismo pela PUC-SP e em Produção Editorial com Ênfase em Fotografia pela Universidade Anhembi Morumbi. São três diplomas de graduação nessa brincadeira toda e eu costumo dizer que foi o casamento perfeito. A PUC, muito mais intelectualizada e pronta para o debate, agregou um conteúdo que eu não teria em nenhum outro lugar. Já a Anhembi, com toda tecnologia de ponta e modernidade nos campis, me mostrou um mundo high-tec e de inteligência virtual do qual eu nunca mais quis sair. E eu sei que há tempos devo um post sobre os cursos na área editorial. Pagarei minha dívida em breve, promessa.

Mas hoje quero falar da sensação boa que é voltar a pisar na universidade onde nos formamos! Principalmente, como convidada para palestrar num encontro de comunicação. É uma honra, uma sensação de satisfação, de dever cumprido, de comprometimento com a nova geração de profissionais que está surgindo.

Ontem voltei à Universidade Anhembi Morumbi e, junto com o professor Whaner, ministrei uma palestra chamada “Publishing Management: conversas da Universidade de Yale”. (Para quem esqueceu, fiz um curso na Universidade de Yale em julho deste ano. Corre nos posts anteriores para dar uma conferida no bê-a-bá do curso, que foi incrível!) 




Além disso, contei um pouco sobre meu dia-a-dia de trabalho na editora Universo dos Livros (trabalho como Social Media Manager e algo mais, rs) e falei da importância de lidar direta e proximamente com o leitor, da relevância de usar as mídias sociais profissionalmente , e apresentei alguns cases de sucesso da editora, como “Deixe os homens aos seus pés”, “Irmandade da Adaga Negra” e “O fascinante império de Steve Jobs”, por exemplo. Falamos de oportunidades de mercado, da visão jovem dentro dele, e de como é necessária a renovação e atualização constante para ser um bom profissional. 

Essa palestra fazia parte da 2ª Semana da Escola de Comunicação da Universidade Anhembi Morumbi, organizada pela Agcom (muito bem organizada, diga-se de passagem). Foram dois dias intensos de diversas palestras em todas as áreas dos cursos de comunicação social: editoração, jornalismo, publicidade e propaganda etc. Na sala de recepção aos palestrantes, um delicioso lanche, e muito bate-papo produtivo para um troca-troca de informações acadêmicas e do universo da comunicação. Do fazer livros, ao ser comentarista esportivo (Silvio Luis marcou presença no evento, por exemplo!), a riqueza de conhecimento de concentrou nos corredores da Universidade nos dois últimos dias.

Senti um orgulho grande por ainda fazer parte daquilo tudo, que tem ganhado força e vem crescendo aos olhos do mercado de trabalho e no meio acadêmico. 

A sala, para minha surpresa, estava cheia de alunos e professores interessados. O evento não era obrigatório (valia presença, mas até aí...) e isso me surpreendeu bastante. Num momento de quase desespero dessa nova geração de jovens que não quer saber de responsabilidades e compromissos; ver alunos me ouvindo falar, interessados na minha (breve) experiência no mercado e me fazendo perguntas pertinentes... Bom, eu fiquei muito feliz! Realizada mesmo! Por um momento, considerei a possibilidade de ninguém (literalmente) estar interessado no que eu e o Whaner fomos fazer em Yale: Who cares? Bom, aparentemente, uma sala inteira se interessou! Participou ativamente e me fez sentir segura nos primeiros dez minutos de palestra! 

Talvez seja ilusório, mas eu ainda acredito (e muito!) naquele tal de “futuro da nação”, sabem? E quer saber? Ele ainda existe. E está enchendo as salas de aulas das escolas e universidades do país. (Opa! Parece que cá estamos novamente defendendo que só a educação salva... hum, interessante, né?)

Há alguns meses tenho participado de um trabalho voluntário da ONG Cidadão Pró-Mundo, em que dou aulas de inglês uma vez ao mês para adolescentes que não têm condições de financiar um curso particular. E desde que iniciei este projeto, penso muito como ser professor é essencial. Entrar numa sala de aula do outro lado do balcão é muito diferente. Mas é tão importante quanto ser estudante. É um respeito mútuo.

É, parece que ser professor é mesmo tentador, né? Quem sabe...


---
P.S: Gostaria de agradecer à Universidade Anhembi Morumbi pelo convite e pela oportunidade, em especial ao Professor Beto, Professora Mazé e Professor Wharner. Agradeço, também, ao pessoal da Agcom, que foram muito organizados, prestativos e eficientes. Parabéns pelo trabalho!  E claro, meu MUITO OBRIGADA a todos os alunos e professores que foram lá, ouvir minhas histórias!

18 de out. de 2011

AGBOOK – uma boa opção de selfpublishing


Eu não sei dizer aqui quantos e-mails recebo mensalmente (seja no contato do blog ou no mail da editora), sobre novos autores que gostariam de ser publicados e não têm espaço no mercado editorial. Infelizmente, minha resposta é sempre a mesma e quase desanimadora: o mercado é fechado e ingressar nele, com uma obra nova, deve ser feito com editoras pequenas. As grandes, infelizmente, não têm interesse e nem espaço na grade para esses tipos de publicações.

Mas o que fazer, então? Bom... Já faz algum tempo (e lá no curso de Yale falou-se muito a respeito também), que há uma nova onda no mercado: a de autopublicação. Exatamente. Por isso, resolvi apresentar a vocês um dos projetos de selfpublishing mais completos que vi por aí.

Conheçam o AGBOOK, um projeto para novos autores que desejam ser publicados e que foi desenvolvido pela gráfica a AlphaGraphics, em parceria com o Clube de Autores

 ---



Desde dezembro de 2009, a AlphaGraphics, líder mundial em soluções de impressão digital, lançou o AGBOOK, que chegou para derrubar a barreira econômica e cultural que existe no país para a publicação de novos livros. 

Com o AGBOOK, desenvolvido com a tecnologia da AlphaGraphics e em parceria com o Clube de Autores, milhares de autores sairão do anonimato para assumir o controle de suas obras com total independência, além da oportunidade de relançamento de grande obras que já saíram de circulação.  

Customizada, modular e gratuita, a ferramenta online permite não só com que os escritores editem e publiquem seus livros (ao preço sugerido pelos próprios) como também utilizem diversos outros processos imprescindíveis para a publicação de uma obra literária. Sob essa perspectiva, a AlphaGraphics também põe à disposição todas as suas 22 unidades espalhadas pelo País (contando com as inaugurações previstas para 2011) para impressão dos livros, qualquer que seja a tiragem. Futuramente, os livros também poderão ser impressos em todas as lojas da AlphaGraphics no mundo (Estados Unidos, Brasil, China, Hong Kong, México, Arábia Saudita e Grã-Bretanha). 

A compra eletrônica cobre os custos de impressão e os direitos autorais definidos pelo próprio autor, que os recebe após acumular um mínimo de R$ 100,00. Os livros são produzidos com a tecnologia dos equipamentos digitais, a qualidade dos serviços da AlphaGraphics e a expertise no marketing 1:1. Quando o livro é comprado, o pedido vai diretamente para a gráfica, que imprime um a um, dá o acabamento final e despacha para o comprador ou disponibiliza a retirada em uma das Unidades AlphaGraphics homologadas. Dessa forma, os autores terão à disposição uma plataforma inédita neste mercado, que integra o mundo virtual ao físico, ou seja, o que for mais conveniente para o cliente. 

Além disso, o AGBOOK, projeto piloto de toda a rede mundial da AlphaGraphics, incentiva a auto publicação no Brasil, através do “Curso para Autores”, que disponibilizará informações sobre marketing para autores, cursos online, indicação de revisores e dicas sobre ISBN (International Standard Book Number). 

Com isso, o objetivo é oferecer todas as técnicas para que o autor não somente publique o seu livro como também o promova de maneira eficiente e, quem sabe, o transforme em best-seller. É a democratização da cultura, revelando novos talentos em mundo globalizado e digital.

Para mais informações, basta clicar aqui. E curta a página do Facebook para ficar por dentro das novidades do AGBOOK. 

Boa sorte!!

17 de out. de 2011

E o Jabuti vai para...



 Acabei de receber a relação dos 29 vencedores do 53º Prêmio Jabuti. A premiação foi transmitida em tempo real pelo Twitter da CBL (@CBL_oficial).


A última etapa do prêmio acontece no dia 30 de novembro, durante a cerimônia de premiação dos vencedores, quando também serão conhecidos os Livro do Ano Ficção e Livro do Ano Não Ficção, prêmio máximo do Jabuti.

Importante lembrar que a edição 2011 do Jabuti passou por duas mudanças no regulamento. A primeira foi a ampliação no número de categorias, que subiu de 21 para 29. Além disso, nesta edição, cada categoria teve apenas um vencedor – antes, as três publicações mais bem votadas eram premiadas.

Vamos aos vencedores???





Capa
Invisível 
João Baptista da Costa Aguiar
Companhia das Letras

Ilustração
O Corvo
Manu Maltez
Editora Scipione

Ilustração de Livro Infantil ou Juvenil
Gildo
Silvana Rando
Brinque-Book Editora

Arquitetura e Urbanismo
Dois séculos de projetos no Estado de São Paulo – Grandes obras e urbanização VL 1,2 e3
Nestor Goulart Reis e Monica Silveira Brito (colaboração)
Imprensa Oficial do Estado de São Paulo/ Edusp

Artes
Os Satyros
Germano Pereira
Imprensa Oficial do Estado de São Paulo

Biografia
Alceu Penna e as garotas do Brasil: moda e imprensa 1933 a 1975
Gonçalo Júnior
Editora Amarilys



In Memoriam::
De menino a homem – de mais de trinta e de quarenta, de sessenta e mais anos
Gilberto Freyre
Global Editora

Ciências Exatas
Teoria Quântica: estudos históricos e implicações culturais
Olival Freire Jr., Osvaldo Pessoa Jr., Joan Lisa Bromberg (orgs)
Editora Livraria da Física e EDUEPB

Ciências Humanas
Manejo do Mundo: conhecimentos e práticas dos povos indígenas do Rio Negro
Aloisio Cabalzar
Instituto Socioambiental

Ciências Naturais
Bioetanol de cana-de-açucar – P&D para produtividade e sustentabilidade
Luís Augusto Barbosa Cortez (coord.)
Editora Edgard Blücher e Fapesp

Ciências da Saúde
Atlas de endoscopia digestiva da SOBED
Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva - Marcelo Averbach
Editora Revinter

Contos e Crônicas
Desgracida
Dalton Trevisan
Record

Comunicação
Impresso no Brasil
Anibal Bragança e Marcia Abreu (orgs)
Editora Unesp e Fundação Biblioteca Nacional

Didático e Paradidático
Coleção Pessoinhas
Ruth Rocha e Anna Flora
Editora FTD


Direito
Fundamentos constitucionais do direito ambiental brasileiro
Norma Sueli Padilha
Editora Elsevier

Economia, Administração e Negócios
Multinacionais brasileiras: internacionalização, inovação e estratégia global
Moacir de Miranda Oliveira Junior e Colaboradores
Bookman

Educação
Impactos da violência na escola: um diálogo com professores
Simone Gonçalves de Assis, Patrícia Constantino e Joviana Quintes Avanci (orgs)
Editora Fiocruz

Fotografia
Fotografia de Natureza
Luiz Claudio Marigo
Editora Europa

Gastronomia
Machado de Assis: Relíquias Culinárias
Rosa Belluzzo
Editora UNESP

Infantil
Obax
André Neves
Brinque-Book Editora

Juvenil
Antes de virar gigante e outras histórias
Marina Colasanti
Editora Ática

Poesia
Em alguma parte alguma
Ferreira Gullar
José Olympio

Psicologia e Psicanálise
Coração... É emoção: a influência das emoções sobre o coração
Elias Knobel, Ana Lúcia Martins da Silva, Paola Bruno de Araújo Andreoli
Editora Atheneu

Reportagem
1822
Laurentino Gomes
Editora Nova Fronteira

Romance
Ribamar
José Castello
Bertrand Brasil

Tecnologia e Informática
Aprendizagem à distância
Fredric M. Litto
Imprensa Oficial do Estado de São Paulo

Teoria / Crítica Literária
Câmara Cascudo e Mário de Andrade – Cartas, 1924-1944
Marcos Antonio de Moraes (org)
Global Editora

Turismo e Hotelaria
Hospitalidade – A inovação na gestão das organizações prestadoras de serviços
Geraldo Castelli
Editora Saraiva

Projeto Gráfico
Theodoro Sampaio – Nos sertões e nas cidades
Karyn Mathuiy
Versal Editores

Tradução
O livro de Dede Korkut
Marcos Syrayama de Pinto
Editora Globo


PARABÉNS aos vencedores (e às respectivas editoras, é claro!) e, agora, é aguardar os prêmios de Livro do Ano Ficção e Livro do Ano Não Ficção! Até lá!

[Dica de outras boas leituras] Para quem curte spoilers...


Mais uma dica roubada da Biblioteca da Raquel...


Para quem curte spoilers, acesse AQUI e curtam as 100 melhores últimas frases de livros (em inglês).

Aliás, se vc curte mesmo a brincadeira do spoiler, acesse o site American Book Review e veja várias outras coisas neste estilo, também em inglês.

11 de out. de 2011

[Dica de outras boas leituras] Joias para ler

Joias para ler

Para comemorar o dia das crianças, a Maria Bonitinha se juntou à designer de joias infantis Fabi Malavazi e lançou uma coleção de joias super fofas, inspiradas em historinhas infantis clássicas, como “João e Maria” e “Cinderela”.

O toque especial da linha “Joias para ler” é que cada peça vem em uma embalagem em forma de livrinho, com suas respectivas histórias.

A coleção “Joias para ler” está à venda em todas as lojas da Maria Bonitinha no Rio de Janeiro e São Paulo.






 P.S: A dica de hoje foi da fofa da designer Mila Kodaira! S2

10 de out. de 2011

[Dica de outras boas leituras] Um blog para quem não tem tempo para ler

Uma grande piada genial do blog Better Book Titles, que "promete" resumir a história inteira já no título.
É para quem não tem tempo a perder com leituras. Corre para conhecer suas propostas de "títulos melhores".

Veja algumas sugestões da jornalista Josélia Aguiar, do blog Painel das Letras.

Para "Anna Kariênina": "Essa fatalidade podia ter sido evitada se ela tivesse um amigo gay espirituoso"

Para "Dublinenses": "Eureka, uma epifania: nós todos morremos sós"

Para "Drácula": "Vampiros não entendem de mercado imobiliário"

3 de out. de 2011

Capitães da Areia no cinema é muito amor!

Eu acho que devo ser a pessoa mais chata para aceitar que livros ganhem adaptação para o cinema. Sim, porque vocês já repararam como elas sempre ficam ruins? Cortam as melhores partes, ignoram detalhes essenciais, distorcem nossos personagens preferidos...

Mas acabei de assistir o trailer de Capitães da Areia, que estreia nesta sexta, 07/10, nos cinemas; e já estou previamente apaixonada.



Primeiro porque acho lindo valorizar nossa literatura e nosso cinema. E segundo porque... ah, gente! Vocês viram só que trailer mais colorido??  Eu nem vi o filme e já me apaixonei pela fotografia! Tudo bem que com o cenário Bahia seria bem difícil de deixar alguma coisa feia, né? rs! Mas só pelo teaser já deu para sentir que a diretora Célia Amado captou bem a essência dos personagens de Jorge Amado, em uma de das mais completas obras.

"A cidade era como um enorme carrossel, onde giravam em invisíveis cavalos os Capitães da Areia."



Capoeira, Pelô, Professor, Dora, Sem Pernas, Pirulito, Pedro Bala, Gato, Exequiel, praia, sol, malandragem, molecagem, Salvador, Bahia, BRASIL... Não dava pra ser melhor!


Há alguns meses, escrevi um post neste bloco contando minha breve passagem "nerd" pela Casa de Jorge Amado em pleno Carnaval de Salvador. E deixei bem claro o quanto Capitães da Areia é especial para mim. Então, acho que vocês podem imaginar minha ansiedade, né?


Capitães da Areia é daquelas histórias de ficção que é quase real, de tão verdadeiro; que nos faz refletir sobre uma vida inteira; e que nos emociona profundamente. Clássico é clássico e não se discute. Mas leiam o livro e assistam o filme para entenderem o que faz um clássico ser clássico. Este, por exemplo, ainda é atual na crítica sobre o abandono infantil. E muito mais.





Bom, agora só me resta contar os dias e preparar a emoção. E estou com forte pressentimento que, dessa vez, a adaptação para o cinema não vai me decepcionar!





P.S: Dêem uma olhadinha AQUI para conhecerem ou se lembrarem dos personagens.
P.S²: Recentemente, a Companhia das Letras nos presenteou com uma nova edição de Capitães da Areia, que está mais lindo do que nunca!