Foi com muita honra que aceitei o convite da Professora Maria José Rosolino e do Professor Whaner Endo para participar da sexta edição do Prêmio Tatu, que avalia os melhores trabalhos de conclusão de curso de Produção Editorial da Universidade Anhembi Morumbi.
|
O troféu |
|
Flyer / convite |
Além disso, o prêmio tem como objetivo gerar visibilidade aos alunos e suas produções, do curso de Produção
Editorial, que completa 40 anos.
Os trabalhos avaliados foram dois:
Título: Compassos: a música na cabeça de São Paulo
Autores: Andréa Albuquerque, Carol Duran, Ivan Colucci, Max Oliveira, Mayara Facchini e Victor Mozzaquattro
Título: Os sete pecados e as sete virtudes na pós-modernidade
Autores:
Drielly Galvão Salles, Elisa Gomes da Cunha Xavier, Julia Buchhorn
Marques da Silva, Juliana Dário Battiston, Leandro Agibert Bernardo
Barros e Lívia Mendonça Oliveira
|
Os projetos impressos
|
Os
grupos tiveram cerca de 40 minutos para expor o plano editorial e os
compostos de marketing que o acompanham. Após a realização das duas
apresentações, o júri se reuniu e delibera o 1º e o 2º lugares, ouro e
prata e os resultados fora, respectivamente:
|
Equipe da Sentido Editorial, vencedora do Tatu de Ouro. |
É importante ressaltar que ambos os projetos tinham excelente acabamento gráfico e brilhantes ideias multimídias, que faz parte do processo do curso de Produção Editorial da Universidade Anhembi Morumbi. Porém, do ponto de vista mercadológico, o
Compassos: a música na cabeça de São Paulo foi muito mais coerente e realista, tanto em termos ideológicos, quanto nos custos apresentados.
|
Momento da premiação |
Sob o meu ponto de vista, ambas as editoras criadas tiveram dois pontos negativos.
O primeiro, foi que nenhuma as duas optou por trabalhar com a linguagem textual, mas sim, imagética. Ambos os projetos editoriais principais são livros de fotografia. E por mais que os alunos tenham estudado fotografia durante o curso e que a linguagem imagética tenha sido uma escolha pertinente aos peojetos, ainda assim, deixo um conselho para que eles tenham cuidado: o mercado editorial ainda gira em torno de textos. E, de preferência, de boa qualidade.
|
Momento da premiação |
O segundo foi a falta de estrutura de um departamento comercial em ambas as empresas. Determinar que a distribuição dos livros será feita por uma distribuidora (vale destacar que ambos escolharam a Superpedido, só não sei exatamente se por falta de conhecimento sobre as outras várias distribuidoras existentes ou se por preferência mesmo); não exclui a responsabilidade da editora de ter um departamento comercial, que seja responsável pelas negociações. (Mas não culpo os grupos: o mercado editorial está esquecendo dos bons departamentos comerciais e farei um post a respeito disso em breve.)
|
Brinde dado ao juri: um kit digital! |
A experiência de participar desse júri, ao lado de grandes nomes referenciais no mercado editorial, foi muito gratificante. Mais uma vez, agradeço aos professores do curso de Produção Editorial, por quem tenho muito carinho, e aos colegas de mesa, que me respeitaram de igual para igual!
Aos grupos participantes, meus parabéns! Vocês estão muito profissionalizados e o mercado editorial tem muito a ganhar com profissionais qualificados como vocês! Agora é correr atrás do mercado! E levar todos esses sonhos e vontade de fazer acontecer, para a prática da vida real!
Sejam muito bem-vindos no Mundo Editorial!