29 de fev. de 2012

[Cursos] Oficina Literatura Cotidiana – Iniciação a Técnica de Leitura e Criação de Poesia


A oficina tem como objetivo trabalhar a poesia com o público interessado, leigo ou não, através da leitura de poesias de Bogado Lins e de sua experiência na publicação de seu blog e livro, e outros autores já consagrados da literatura mundial. 
A partir da apreensão e desenvolvimento das técnicas utilizadas nos textos abordados, serão incentivados e apontados caminhos para o público realizar sua própria produção literária, sem esquecer a necessidade do “individual” no processo de criação literária. 
O próprio público da oficina será incentivado a trazer autores e textos de sua predileção. No final da oficina haverá a publicação dos textos no blog-site Literatura Cotidiana cujo endereço é www.literaturacotidiana.com.br o qual Marco Bogado edita junto a alguns colaboradores, além da realização de um sarau de leituras que será gravado e postado no youtube, com divulgação a partir do mailing do site e no próprio Literatura Cotidiana. 

Serviço
Dia(s) 07/03, 14/03, 21/03, 28/03
Quarta, às 19h.
Local:  Sesc Campinas - SP - Sala de Atividades 5 do Galpão Multiuso
(Rua Dom José I, 270/333 - Bairro Bonfim - Campinas - SP) 
Com Marco Bogado

---

Quem é Bogado Lins?

Marco Antônio Bogado da Silva Lins é formado em Ciências Sociais pela UERJ. Atualmente “está publicitário”, fazendo planejamento criativo na Mill Publicitá, mas já passou por diversas outras experiências profissionais que enriqueceram a sua vida. Uma delas, a de livreiro - na melhor acepção do termo -, como vendedor da Livraria Cultura, durante três anos, onde se aproximou ainda mais do fantástico mundo literário.
Filho de um renomado matemático, mãe boêmia e uma família cheia de história, além de uma mudança brusca de paisagem do Rio para São Paulo, onde constituiu família e casa, Bogado Lins se aproveita de suas vivências para realizar sua literatura. Sempre pincelando aspectos do seu cotidiano curiosos, como o dia em sua adolescência que o ladrão que ia roubá-lo, empresta o dinheiro para pegar o seu ônibus.   
Atualmente, sua maior felicidade é fazer do que mais gosta o seu meio de vida: escrever. No mais, o próprio livro é um convite para descobrir diversas facetas deste personagem, que escreve sobre suas próprias experiências, algumas surpreendentes, outras triviais.


28 de fev. de 2012

[Vagas] Editora Moderna inicia processo seletivo para revisor para PNDL 2014


A Editora Moderna iniciou o processo seletivo para o projeto PNLD 2014.
Há aproximadamente 60 vagas em aberto para atuar como Revisor das obras que serão inscritas.
O projeto terá duração de aproximadamente 1 mês.
A Editora Moderna busca profissionais de cursos de licenciatura (Letras; Matemática; Biologia; História; Física; Inglês; Espanhol e Química), Pedagogia, Jornalismo e Produção Gráfica.
Interessados/Indicações deverão ser encaminhados para: dayane.lima@moderna.com.br - Assunto: REVISOR





Editora Moderna
Rua Padre Adelino, 758 - Belenzinho 
São Paulo - SP CEP 03303-904 
Tel. (11) 2790-1300 | Fax (11) 2790-1454

27 de fev. de 2012

Um vídeo para quem dedica a vida aos livros (Oscar de melhor animação 2012)

MorrisLessmore foi inspirado no Furacão Katrina, Buster Keaton, O Mágico de Oz e pelo amor nos livros. É uma história dedicada a quem dedica suas vidas aos livros, assim como eu e grande parte de vocês.
O vídeo ganhou o Oscar 2012 de melhor animação. E não foi pra menos, né?

Esse vídeo é coisa linda de Deus! S2


The Fantastic Flying Books of Mr. Morris Lessmore




 from Moonbot Studios on Vimeo.


--

P.S.: Obrigada André Tropiano pela dica!

25 de fev. de 2012

[Vagas] CaSa de Ideias contrata diagramador

A CaSa de Ideias está contratando diagramador. 
Os interessados devem encaminhar o CV para: cv@casadeideias.art.br com o assunto "diagramador".
Pedimos experiência no mercado editorial e conhecimento no pacote ADOBE.


Casa de Ideias
Rua Sebastião Bach, 307 cj 23 - Vl. Leopoldina - CEP: 05304-020
Fones: (11) 3645-4099 / 3569-4099 / 3892-4099

24 de fev. de 2012

[Vagas] Casa de Ideias contrata revisor

A CaSa de iDeIaS está contratando mais um revisor, com experiência na área editorial, para fazer parte da equipe. 

Caso alguém tenha interesse mandar CV para cv@casadeideias.art.br


Casa de Ideias
Rua Sebastião Bach, 307 cj 23 - Vl. Leopoldina - CEP: 05304-020
Fones: (11) 3645-4099 / 3569-4099 / 3892-4099




22 de fev. de 2012

[Dica de outras boas leituras] Saiba como organizar os livros em casa

O portal DELAS, do IG, publicou uma matéria sobre como organizar os livros em casa, a qual recomendo a leitura.
Afinal, quem não sofre de problemas de espaço na hora de guardar os livros, né??
Espero que ajude vocês a terem boas ideias de como resolver esse problema sem fim (sim, poirque deixar de comprar livros não é uma solução, né? rs!)

A dica de leitura foi da Tereza Cristhina!


----


Classificar por temas é um dos métodos para por fim à bagunça. Confira outras dicas
Bruna Bessi


Quem gosta de ler e não abre mão do papel, sempre encontra grande dificuldade para organizar os livros de forma a encontrá-los mais facilmente no futuro. O ponto fundamental para acabar com essa angústia é estabelecer uma lógica prática e funcional: ordem alfabética, editora, temas ou qualquer outra classificação que lhe faça sentido. O ideal é escolher aquela que não exija muito esforço para que você encontre os livros.
Segundo especialistas, um dos métodos mais eficazes é usar a classificação por grandes temas como música, gastronomia, autores nacionais ou internacionais. Algumas pessoas, no entanto, têm bibliotecas com muitos exemplares pertencentes a um único assunto e, nestas situações, a alternativa é segmentar em grupos menores relacionados ao tema principal.
Outra possibilidade para organizar a estante é agrupar segundo o nome das coleções ou mesmo por ordem alfabética. “Este último modelo deve ser analisado com cuidado, já que a bagunça voltará caso muitas pessoas tenham acesso aos exemplares”, lembra a home organizer Ingrid Lisboa.
A dificuldade na arrumação também pode aparecer quando os títulos forem variados. Para resolver o problema, nada melhor do que classificar por obras literárias ou não. “Há diversas maneiras de organizar uma biblioteca pessoal. O que vai direcionar o trabalho é pensar em como os livros são procurados no dia a dia”, diz Verônica Cavalcanti, personal organizer e consultora do Senac Rio. “A organização não ficará 100% bonita, mas deverá ser harmoniosa”, ressalta.
Ao posicionar as obras, o grau de relevância também deve ser analisado para que os locais mais visíveis recebam as de maior uso. Por isso, o indicado é escolher um móvel que permita boa visualização. “Gavetas não são interessantes para esta finalidade porque ficam pesadas e ‘escondem’ os livros; já nos armários existe a dificuldade do acesso restrito. Isso faz que as prateleiras sejam opções valiosas”, afirma.
Caso a quantidade de livros seja maior do que as prateleiras existentes, apele para os espaços vazios. Olhe em volta e veja se não é possível criar pequenas bibliotecas debaixo do criado-mudo, em gavetões instalados debaixo da cama ou ainda em prateleiras especialmente criadas para esse fim nos cantos das paredes ou na altura da porta, ao longo de todo o corridor.
Veja uma galeria com alguns modelos de estantes clicando AQUI.
Confira outras possibilidades. Espalhe livros pela casa
Antes de começar os trabalhos, entretanto, algumas providências devem ser tomadas. “O local que receberá os livros deve estar limpo e disponível” diz Ingrid. Por isso, é importante descartar ou entregar para a doação os exemplares desatualizados ou que não despertarem mais.
Mas e a estética?

Livros tiveram a capa virada para frente com o objetivo de garantir efeito estético
Quando a prioridade da arrumação for conseguir um efeito visual bonito, a classificação deverá partir de outras premissas como tamanho, cor e espessura dos exemplares. Para as especialistas, distribuir os livros do maior para o menor começando pela direita resultará em um efeito degradê interessante. Além disso, as cores das lombadas também podem ajudar na decoração do ambiente.
No caso de livros mais grossos, posicioná-los na horizontal sobre uma mesa de centro ou no meio da estante pode contribuir para a decoração. “Mas, para não afetar a estrutura do móvel ou a beleza da arrumação, é importante lembrar que o limite da pilha deitada será a altura dos livros na vertical”, afirma Ingrid.


15 de fev. de 2012

[Guest post] Existe amor


Criolo que me desculpe, mas esse papo de “Não existe amor em SP” ficou para trás depois que Felipe Brandão, atual assistente de marketing da Editora Planeta, me taggeou num post chamado Existe amorfiquei surpresa e encantada!

Então, resolvi convidá-lo para explicar para vocês essa iniciativa linda. 
Apaixonem-se, participem e... espalhem o amor aos livros por todo o Brasil!!

 ----
EXISTE AMOR

Existe amor é uma seção recém-criada do blog Encontros Literários. A ideia partiu de um movimento chamado BookCrossing que surgiu nos EUA e logo  espalhou-se pelo mundo todo.

O objetivo é deixar um livro num local público, para que outros o encontrem, leiam e voltem a libertá-lo, num ciclo infinito. Os membros do BookCrossing querem transformar o mundo inteiro numa grande biblioteca.

Sobre a brevidade da vida
O primeiro livro Sobre a brevidade da vida, de Sêneca, é um dos textos mais conhecidos de toda a antiguidade latina. Escritas há quase dois mil anos, estas cartas compõem uma leitura inspiradora para todos os homens, a quem ajudam a avaliar o que é uma vida plenamente vivida.




Ensaio sobre a cegueira


O livro foi “esquecido” na última terça-feira, dia 07/02, numa janela cercada de plantas próxima a estação Marechal, região central de São Paulo.

A ideia é simples: esqueça um livro para alguém e compartilhe amor por SP. E não deixe de relatar a experiência no blog http://encontrosliterarios.blogspot.com/.

Estão todos convidados: esqueçam um livro e compartilhem o amor!




14 de fev. de 2012

Editora Planeta seleciona leitoras para leitura prévia de obra


A Editora Planeta vai selecionar 5 sortudas para receber a prova final* do livro  Conselhos amorosos de Emily Brontë, de Anne Donovan, antes dele ser lançado.
Você tem a chance de ler o livro antes do lançamento com exclusividade, em casa, antes dele chegar às livrarias, e poderá escrever uma resenha para o blog Essência.
Para participar basta preencher o formulário AQUI até o dia 15/02 e responder a pergunta: 


Por que devo ler a prova final do livro Conselhos amorosos de Emily Brontë antes do lançamento? 
MOSTRE A CRÍTICA LITERÁRIA QUE HÁ EM VOCÊ! 
As 5 melhores respostas serão as vencedoras.

*A prova final de um livro é a última versão do texto antes de ir para gráfica. O vencedor receberá o texto encadernado em formato A4 e depois do lançamento o livro finalizado.