31 de mar. de 2012

Grupo Scortecci lança oportunidade para quem deseja publicar um livro

Se nas suas resoluções para 2012 está a publicação de um livro, veja o que a Scortecci preparou para ajudar você a cumprir suas promessas:


Edição e impressão de livros com preços e condições especiais:
- sete vezes sem juros
- desconto de 5% em quatro vezes
- desconto de 8% à vis ta ou duas vezes
- Mais 10% de desconto na promoção “Encontre o número 30”

Mais: Lançamento da obra na Bienal do Livro de São Paulo 2012, 250 convites P&B ou 200 marcadores coloridos, divulgação da obra nos sites: Scortecci, Portal Escritor e Amigos do Livro e comercialização pela internet nas livrarias: Asabeça, Cultura e Martins Fontes.
Informações:
gruposcortecci@scortecci.com.br

Telefones: (11) 3813-8987 ou (11) 3813-9569

Skype: aloscortecci

Website: www.scortecci.com.br

30 de mar. de 2012

[Eventos] Lançamento do livro "Substância Rara" do poeta, músico e compositor Adler São Luís


A Secretaria de Estado da Cultura do Estado de São Paulo & O Autor na Praça

Convidam

Lançamento do livro “Substância Rara” do poeta Adler São Luís


No ano da graça de 1971, Adler concluiu o curso “científico” no Liceu Maranhense e arrumou as malas rumo ao Rio de Janeiro com a desculpa singular de estudar química na Federal de Mangaratiba. Antes de pegar o avião - aprendeu sozinho - dedilhar um violão – que lhe deu Dona Lily, sua mãe.

Quando acabava as aulas do turno matutino entrava naquele prédio greco-romano onde esta, até hoje, a majestosa biblioteca da sua ilha colonial. Lá lia desde jornais antigos a contos de Humberto de Campos passando por Graça Aranha, Gonçalves Dias, Coelho Neto, Artur Azevedo, etc.

Os primeiros versos foram publicados no suplemento literário do “Jornal Pequeno” - único órgão maranhense - que há quase um século senta a pua na família Sarney. Seu primeiro emprego com a carteira assinada foi como repórter e locutor da Rádio Timbira do Maranhão (por onde passaram também Lauro Leite e Ferreira Gullar).

No Rio ficou amigo e parceiro de Salgado Maranhão, L. Semog, Abel Silva, Sérgio Natureza e tantos outros. Já com Flávio Nascimento cria um ponto de declamação toda sexta-feira em plena Cinelândia - no famoso Bar Amarelinho. A maioria dos poetas trazia seus trabalhos mimeografados quando o poeta deu por si já estava muito mais envolvido com a música em si bemol.

Daí, na volta de Paris, grava seu 1º. LP TAMBÔ E CRIOLA (que já vendeu 11 mil cópias) depois de remasterizado em CD. Contou com os amigos Luiz Melodia, Paulo Moura, Marcos Suzano, Oswaldinho do Acordeon e do baixo preciso de seu irmão Arlindo Pipiu.

O livro SUBSTÂNCIA RARA rende homenagem ao grande poeta José Chagas. Adler diz que o livro se resume a uma coleção de aparas do seu trabalho de compositor - que é o que mais gosta de fazer neste mundo das artes e de tantos “artistas”. Só isso e ponto. Adler São Luís.

Na noite de lançamento haverá apresentações poéticos-musicais com o autor e convidados.

Serviço:
Lançamento do livro “Substância Rara” de Adler São Luís
Casa das Rosas – Av. Paulista, 37 – Tel. 3285 6986
Dia 30 de março, Sexta-Feira, 19h – Entrada Franca
Apoio: Poiesis, Linear B, ACGE – Assesoria de Cultura para Genêros e Etnias, Casa das Rosas.



28 de mar. de 2012

"A gente só morre uma vez. Mas é para sempre." - RIP Millôr Fernandes


A ideia era dar as boas-vindas de volta ao blog com um post sobre minha viagem e as livrarias que visitei e tudo mais. Mas daí o Millôr Fernandes morreu e eu pensei: “Quem se importa com minhas férias, quando o Brasil perdeu mais um gênio?”


Então, achei que a volta ao blog merecia  um post em homenagem a este ser humano que não gostava de ser rotulado como nada, mas que era quase tudo.

Eu tenho grande admiração pela vida e carreira de Millôr. Não só por ele ter se consagrado um dos grandes nomes do cartoon e da literatura, mas pela história de vida de conquistas que ele teve, com uma biografia vasta de lutas e conquistas. Pra quem não sabe, Millôr era um dos mais importantes tradutores da obra de William Shakespeare no Brasil.


Millôr era o tipo do cara que não ficava sentado esperando A Banda passar. Não, não... Conformismo é uma palavra que não combina com ele.

Em sua biografia no Facebook, uma definição muito boa:

"Millôr Fernandes nasceu. Todo o seu aprendizado, desde a mais remota infância. Só aos 13 anos de idade, partindo de onde estava. E também mais tarde, já homem formado. No jornalismo e nas artes gráficas, especialmente. Sempre, porém, recusou-se, ou como se diz por aí. Contudo, no campo teatral, tanto então quanto agora. Sem a menor sombra de dúvida. Em todos seus livros publicados vê-se a mesma tendência. Nunca, porém diante de reprimidos. De 78 a 89, janeiro a fevereiro. De frente ou de perfil, como percebeu assim que terminou seu curso secundário. Quando o conheceu em Lisboa, o ditador Salazar, o que não significa absolutamente nada. Um dia, depois de um longo programa de televisão, foi exatamente o contrário. Amigos e mesmo pessoas remotamente interessadas - sem temor nenhum. Onde e como, mas talvez, talvez — Millôr, porém, nunca. Isso para não falar em termos públicos. Mas, ao ser premiado, disse logo bem alto - e realmente não falou em vão. Entre todos os tradutores brasileiros. Como ninguém ignora. De resto, sempre, até o Dia a Dia”.



Deixo vocês com algumas frases célebres, pra entenderem quem era Millôr:

A alma enruga antes da pele.

Acreditar que não acreditamos em nada é crer na crença do descrer.



As pessoas que falam muito, mentem sempre, porque acabam esgotando seu estoque de verdades.

Como são admiráveis as pessoas que nós não conhecemos bem.



Democracia é quando eu mando em você, ditadura é quando você manda em mim.

Jamais diga uma mentira que não possa provar.

Não devemos resisitir às tentações: elas podem não voltar.

O cara só é sinceramente ateu quando está muito bem de saúde

Viver é desenhar sem borracha.

Viva o Brasil

Onde o ano inteiro 

É primeiro de abril

Certas coisas só são amargas se a gente as engole.

Esta é a verdade: a vida começa quando a gente compreende que ela não dura muito.

A saudade diminuiu ou fomos nós que envelhecemos?

Há duas coisas que ninguém perdoa: nossas vitórias e nossos fracassos.

Cada ideologia tem a inquisição que merece.

‎Nos dias quotidianos
É que se passam 
Os anos.


Fonte: Facebook Millôr Fernandes

7 de mar. de 2012

As arrobas mais incríveis do mundo editorial


Quando eu era mais nova, sempre achava muito estranho que algumas (muitas) pessoas ficavam nos chats das salas de bate-papo, como as do UOL, por exemplo. Afinal, qual era o sentido de tratar como amigo um desconhecido?
Relacionamentos online, então, nem se fale!

Mas daí eu cresci. E, apesar de continuar longe das salas de bate-papos, eu sou uma das pessoas mais conectadas que eu conheço, e não tenho o menor pudor em assumir isso. Afinal, a vida virtual me rendeu excelentes contatos, brilhantes resultados profissionais (e pessoais) e grandes amizades. SIM, eu disse A-M-I-Z-A-D-E-S, no mais completo sentido da palavra.

Desde que comecei a levar o blog a sério (entendam como quiserem o "a sério", rs), não param de surgir pessoas incríveis, especialmente do Mundo Editorial, que se tornaram companheiras e parceiras em diversas ocasiões.

A vida virtual nos proporciona o encontro de afinidades e a distância dos desinteresses. Ter centenas de seguidores no Twitter ou no Tumblr, diversos amigos no Facebook, contatos no Pinterest, coworkers no LinkedIn, seguidores no Google+ e tudo isso, significa uma grande responsabilidade no universo das mídias sociais. Afinal, alguém realmente se interessa e participa ativamente do seu dia a dia, da sua rotina.


A Internet me proporciona, sem dúvida alguma, grandes oportunidades. Não existe nada mais exótico do que ser parada na rua por alguém que pergunta: "Ei, você não é a [ARROBA] @ta_camargo, do No Mundo Editorial??"

Confesso que, na primeira vez, estranhei. Mas hoje, perguntas como essa soam natural e fazem parte da vida, assim como alguns arrobas incríveis que também conheci por aí e que são quase íntimos em minha vida. Arrobinhas, esses lindos e especiais, que compartilham um pouco do mundo editorial, ajudando, acrescentando, compartilhando informações comigo e que faço questão de dividir com vocês: 


@fracky, @meninadabahia, @jandra, @vendedordelivros, @viciadosemlivros, @casmurros, @julhama, @juju_gomes, @dianapassy, @giualonso, @_hille, @ricardo_costa, @raqcozer, , @_jag, @juninhooo, @danilo_livros, @ribeirolaila, @jmunizjr, @carrenho, @guilhermekroll, @mariliaschaves, @adriana_giglio, @pri_brauner, @cassiusmedauar, @T_Hururahy, @raqtoledo, @iris_figueiredo, _felipe_brandao, @kehcamila, @raqbotelho, @Talzze, @lucadisena

... e muitos outros que, assim como estes, conheço alguns pessoalmente e outros, por ora, só na amizade virtual, que é tão sincera quanto!



P.S.: É muito minha cara esquecer de algum arrobinha especial nessa relação, mas tenha a certeza de que não é nada pessoal... é só pq eu sou esquecida mesmo. Mas esse coração virtual aqui é maior que o coração de mãe, tá seusbonitos?? S2

6 de mar. de 2012

A popularização dos quadrinhos e tirinhas


“A tarefa [dos quadrinhos] é trazer à tona a reação do leitor através das imagens” 
(Will Eisner)


Já faz algum tempo que venho observado a quantidade de compartilhamento, nas redes sociais, de quadrinhos. Em especial, do Snoopy, Mafalda e Calvin & Haroldo, entre outros que aparecem com menos frequência, mas que ainda assim se destacam nas timelines de todos nós.

Eu parto da teoria de que os quadrinhos são os novos “autores de internet” da elite cultural. Como agora a massa publica as famosas (e repetitivas) frases de Clarice, Pessoa, Drummond e afins, a elite cultural, numa tentativa de se diferenciar e se sobressair, passou a recorrer aos quadrinhos.


E é muito claro para mim que, muito em breve, a massa também se usará de quadrinhos e não me espantaria em nada se aparecessem aspas de Clarice na boca da Mafalda, rs!

Brincadeiras à parte, eu acho ótimo que os quadrinho estejam ganhando força e caindo no gosto popular. Will Eisner afirma que:
“As histórias em quadrinhos são, essencialmente, um meio visual composto de imagens. Apesar das palavras serem componentes vitais, a maior dependência para descrição e narração está em imagens entendidas universalmente, moldadas com intenção de imitar ou exagerar a realidade. O layout da página possui efeitos de grande impacto(...).”

Mas mais importante do que a popularização dos quadrinhos, é a compreensão de que eles são mais do que personagens bonitinhos (e bota bonitinho nisso aí!!!). É de extrema importância que todos compreendam que as imagens não servem apenas para ilustrar a narração, mas que elas são parte da própria narrativa.

O crescimento acelerado da rede social Pinterest está aí para provar aquele bom e velho clichê que diz que “uma imagem vale mais do que mil palavras”. E que há muito espaço para mostrar a verdadeira função dos quadrinhos, que dizem exatamente aquilo que você nunca soube verbalizar.


Vida longa e crescente aos quadrinhos!


P.S. Agradeço à querida amiga Suria Scapin (a qual não será linkada no Twitter pq esqueceu a senha do mesmo) pela imensa colaboração acadêmica neste post. Suria, sualinda... vc mora aqui ó... S2!

4 de mar. de 2012

[Eventos] Sempre Um Papo recebe Milton Hatoum





O “Sempre Um Papo” recebe o premiado escritor Milton Hatoum para debate sobre seu primeiro livro de contos, “A Cidade Ilhada” (Companhia das Letras), além de uma abordagem referente ao seu processo de criação e sua trajetória literária. Na obra, o autor reúne relances da experiência vivida em Manaus, sua terra natal. O encontro ocorre no dia 06 de março, terça-feira, às 20h, no Sesc Vila Mariana, com entrada gratuita. O evento é mediado pelo idealizador do Sempre Um Papo, Afonso Borges.


Na obra, Hatoum reúne relances da experiência vivida, recolhidos em tramas breves. Os temas são diversos, como a primeira visita a um bordel, em "Varandas da Eva"; uma passagem de Euclides da Cunha, em "Uma Carta de Bancroft"; a vida de exilados, em "Bárbara no Inverno" ou "Encontros na Península"; o amor platônico por uma inglesinha, em "Uma estrangeira da nossa rua". Com mão discreta e madura, o autor trabalha esses fragmentos da memória até que adquiram outro caráter: frutos do acaso e da biografia pessoal, eles se mostram como imagens exemplares do curso de nossos desejos e fracassos.

Desejos e fracassos, pode-se dizer, respondem pela rede subterrânea que amarra os contos do livro.  Se o desejo, a literatura ou a viagem levam os personagens a expandir o raio de sua ação e a transpor as barreiras da infância e da moral, da classe e da província, esses mesmos elementos não se dão por vencidos. Mais cedo ou mais tarde, recaem sobre
os heróis como uma fatalidade que os traz de volta a um centro imóvel: "para onde vou, Manaus me persegue".



Milton Hatoum
Nasceu em Manaus, em 1952. É autor de romances, contos, crônicas, poesias, ensaios, críticas e traduções. Estudou arquitetura e ensinou literatura brasileira nas universidades do Amazonas e da Califórnia, em Berkeley. Estreou na ficção com o romance “Relato de Um Certo Oriente”, em 1989, com o qual recebeu o prêmio Jabuti, assim como os seus romances
seguintes: “Dois Irmãos” e “Cinzas do Norte”, sendo que esse último também ganhou os prêmios Bravo!, APCA e Portugal Telecom. Ambos foram publicados nos Estados Unidos e em vários países da Europa. Site do autor: www.miltonhatoum.com.br


“A Cidade Ilhada” (Companhia das Letras ), de Milton Hatoum
Páginas: 128 – Preço: R$ 35,00
(O livro estará à venda no evento, dinheiro ou cheque)
 O “Sempre Um Papo” é um projeto de incentivo ao hábito da leitura criado há 25 anos. Realizou mais de 4.500 eventos com um público presente estimado em 1,5 milhão de pessoas e já atuou em 30 cidades brasileiras.


Serviço:
Sempre um Papo com Milton Hatoum
Dia: 06 de março de 2012, terça-feira, às 20h
Local: Sesc Vila Mariana - Rua Pelotas 141 - Vila Mariana
Informações: (11) 5080-3000 – www.sempreumpapo.com.br

2 de mar. de 2012

Férias!



Como eu também sou filha de Deus, estou saindo uns dias de férias para viajar e encher o blog de novidades para vocês!
Podem aguardar!!

Até lá, peço desculpas pela ausência constante de postagens, além da demora para responder os comentários.

Até a volta, pessoal!!!

1 de mar. de 2012

[Vagas] Editora Elsevier contrata Analista Financeiro Sr.


Editora Elsevier contrata Analista Financeiro Sr.

Sumário da Vaga:

•Produzir todas as análises financeiras que suportam as decisões de negócio da empresa; consolidação do Plano anual (Budget) e suas atualizações periódicas; e, elaboração dos relatórios gerenciais mensais de resultados, analisando desempenhos, desvios e recomendando ações para assegurar o cumprimento das metas financeiras da Editora.

Principais Responsabilidades:
•Análise das Fichas de Viabilidade para contratações dos livros;
•Precificação dos livros;
•Elaboração de relatórios gerenciais;
•Elaboração do Budget anual e suas revisões periódicas;
•Análise do Real x Orçado.
 
Sobre a Elsevier