26 de jun. de 2014

[Cursos] Preparação e Revisão - Curso rápido forma e aperfeiçoa profissionais para o mercado editorial

Na Casa de Lua, profissionais com dez anos de experiência ensinam os processos envolvidos na preparação e na revisão de livros. 

A partir de 14 de julho, às 18h30, iniciantes e iniciados no mercado editorial têm a oportunidade de se aperfeiçoar em duas etapas essenciais da produção de um livro. Nesta data, começa o curso Preparação e revisão de textos para o mercado editorial, uma série de quatro aulas teóricas e práticas que acontecem às segundas-feiras na Casa de Lua. 

Com a expansão do mercado editorial e o grande volume de livros publicados no Brasil, aumenta cada vez mais a busca por profissionais capacitados para esse serviço – demanda que as editoras têm dificuldade em atender. Assim, esse curso, ministrado por duas profissionais que atuam em parceria com diversas editoras, se destina a todos que desejam se qualificar para trabalhar nesse atraente mercado. 

Segue abaixo a programação dos encontros: 
  • Aula 1: Noções de gramática, nova ortografia e padrões editoriais. Referências: guias e manuais essenciais. Exercícios práticos.
  • Aula 2: Preparação. Diferença entre preparação com cotejo e sem cotejo. Como lidar com problemas de má tradução? Marcas e comentários do Word. Relação com editor. Diferença entre o trabalho com livros técnicos, não ficção e ficção. Exercício prático.
  • Aula 3: Revisão. Marcas de revisão no papel. Ferramentas de revisão em PDF. O que é trabalho do preparador e o que é do revisor? Macetes para ajudar na hora do trabalho. Diversos tipos de padronização.
  • Aula 4: Aspectos do mercado editorial. Caminhos para entrar nas editoras. Como editoras diferentes lidam com os profissionais? Quanto se cobra? As fases do processo editorial. 

Laura Folgueira 
Preparadora, editora e tradutora de livros com dez anos de experiência. Trabalha para as editoras Record, Edições de Janeiro, Manole e Amarylis, Moderna, Aymará, SM, BEI, entre outras. 

Martha Lopes
Preparadora e revisora de textos com atuação no mercado desde 2005. Trabalhou na Editora Globo, no Grupo Editorial Summus e no jornal Folha de S.Paulo. Preparou e revisou textos para editoras como Manole, Casa da Palavra, Edições de Janeiro, FTD, Pólen e Saraiva.

*Certificado para quem participar de 75% das aulas.

Serviço
Datas e horários: Dias 14 de julho, 21 de julho, 28 de julho e 4 de agosto - Segundas-feiras, das 18h30 às 21h30. 
Carga horária total: 12 horas
Valor: R$500,00 
Local: Casa de Lua (R. Engenheiro Francisco Azevedo, 216, [próximo ao metrô Vila Madalena] - São Paulo, )
Clique aqui para se inscrever e aqui para mais informações.

SOBRE A CASA DE LUA
O coletivo Casa de Lua nasceu de uma vontade e de um sonho: construir um espaço de trabalho e de convivência que se norteie pelo princípio de respeitar as diferenças e os ciclos. Hoje sediado numa casa no Sumaré, recebe eventos, debates, rodas de conversa e cursos. A cozinha verde da casa acolhe tod@s que querem propor, participar ou só conhecer. É só entrar em contato: www.casadelua.com.br e https://www.facebook.com/acasadelua

24 de jun. de 2014

O livro "O Mundo das Copas – Edição Especial” está em campo e autor faz noite de autógrafos no Museu do Futebol, em São Paulo, no dia 25/06

O livro O Mundo das Copas, do jornalista Lycio Vellozo Ribas já entrou em campo com força total. Na próxima quarta-feira, dia 25 de junho, às 19 horas, no Museu do Futebol, em São Paulo,  os leitores/torcedores brasileiros e de todos os cantos terão um obra histórica, que contempla uma quantidade de informações jamais descrita em materiais do gênero. Uma obra ilustrada com infográficos, fotos, escudos de todas as seleções, jogadores em formato de figurinhas de álbuns, estádios, ficha técnica dos jogos, estatísticas, textos criativos que relatam os jogos épicos.


A edição especial também apresenta sua conectividade com o leitor. A cada final de Copa, o livro O Mundo das Copas traz na página um conteúdo interativo, com vídeos e informações extras. Tudo acessível por um QR Code, que direciona para o site do livro: www.omundodascopas.com.br.

“O conteúdo interativo é um grande diferencial. Quando livros são lançados, eles infelizmente se fecham para novas informações. Já um site pode ser atualizado a qualquer momento”, afirma Ribas. “No caso de O Mundo das Copas, o leitor terá acesso a informações posteriores ao lançamento do livro, como a lista de convocados de cada seleção, graças aos QR Codes”.

A obra traz as súmulas atualizadas, de acordo com revisão que a FIFA executou nos documentos de todas as Copas. Uma operação "pente-fino", que chegou a corrigir até mesmo autores de gols — casos como o do iugoslavo Jerkovic, que levou 30 anos para ser reconhecido como artilheiro único da Copa de 1962, mas que em 2010 “perdeu” o posto.

Na seção de curiosidades, o leitor se diverte com os bastidores e revelações deste universo dos Mundiais. Seria possível escalar um time só de jogadores carecas? Ou de jogadores que aplicaram “golpes de kung fu” nas partidas? Há ainda o hall da fama dos apelidos. Quem conhece o Patada Atômica? O Homem Borracha? A Pulga? El Mago? Gengis Khan? Tudo com a sutileza e paixão de um profissional que dedicou anos para abordar o assunto num só material.

O prefácio é de Tostão, tricampeão do Mundo com a seleção brasileira na Copa de 1970. “O livro mostra detalhes de detalhes sobre todas as informações. E tem essa preocupação, de resgatar coisas que nunca foram noticiadas ou que se perderam”, diz ele.

Sobre o autor

Lycio Vellozo Ribas, autor de O Mundo das Copas
Graduado em Publicidade e em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná, Lycio Vellozo Ribas é jornalista esportivo desde 1998, ano em que começou a trabalhar no Jornal do Estado (atual Bem Paraná), em Curitiba. Era subeditor de esportes durante a Copa do Mundo de 1998. Depois, chegou aos cargos de editor e secretário de redação, que ocupou durante as Copas de 2002, 2006 e 2010.

Mas a carreira como pesquisador de informações sobre futebol começou mesmo em 1982. De porte de um álbum de figurinhas, ele acompanhou o Mundial daquele ano – , assim como milhões de brasileiros, sentiu-se órfão de uma seleção que jogava bonito, mas não levou o título. Ali começou a busca por informações sobre aquele que é o maior espetáculo da Terra. Aos 14 anos, redigiu e diagramou, numa máquina de escrever, um livro sobre Copas do Mundo — originais que não foram publicados, mas que serviram de ponto de partida para a atual obra. A admiração por futebol também lhe rendeu outra paixão, a coleção de camisas de futebol. Raridades como a da Alemanha de 1954, a da União Soviética de 1982 e a do Brasil de 2002 (com duplo forro e apenas quatro estrelas) ajudaram a ilustrar o livro.

Ficha técnica
Livro: O Mundo das Copas - As curiosidades e os momentos históricos do maior espetáculo do esporte mundial
Autor: Lycio Vellozo Ribas
Editora: Academia do Livro
Nº de págs.: 448
Site: www.omundodascopas.com.br

Serviço
Noite de autógrafos do livro O Mundo das Copas, de Lycio Vellozo Ribas
Data e horário: 25 de junho, quarta-feira, às 19h
Local: Museu do Futebol (Estádio do Pacaembu - Praça Charlos Miller S/N - Pacaembu - São Paulo - SP)


23 de jun. de 2014

Futebol é uma paixão

"Nunca pense que está sozinho quando você vive futebol, respira futebol.Isso significa que você faz parte dessa paixão mundial pela bola porque futebol além de um esporte é um ideal de vida." 
(Vinicius)


#vaibrasil #somosumsó #copadomundo #copa2014

17 de jun. de 2014

16 de jun. de 2014

[Cursos] O Escritor e o Mercado Editorial – Caminhos para a Publicação

A Estação das Letras promove o curso "O Escritor e o Mercado Editorial – Caminhos para a Publicação", com Maria Amélia Mello (editora da José Olympio – Grupo Record), Julio Silveira (editor da Ímã Editorial) e Ninfa Parreiras. O curso acontece em julho, no Rio de Janeiro. 

Confira abaixo mais informações sobre o curso, que é destinado a profissionais da indústria do livro e escritores que desejam ingressar no mercado conhecendo-lhe as regras: 
  • Como funciona a indústria do livro e o mercado editorial. 
  • Os diferentes papéis (autor/editor/indústria) e suas convergências. 
  • O que significa ser autor hoje? 
  • Quais os caminhos possíveis de trilhar para ter seu livro publicado e lido? 
  • A viagem do livro na contemporaneidade, dos originais à mesa do editor, suas  principais etapas.
Programação:
14/07 - Da análise, seleção de originais, escolha e lançamento de livros. Gêneros e mercado: ficções, clássicos e ensaios com Maria Amélia Mello(editora da José Olympio – Grupo Record)
15/07 – O Presente e o Futuro do Livro no Mercado Virtual: o que esperar do autor, o que esperar do editor com Julio Silveira (editor da Ímã Editorial)
18/07 – O Mercado de Livros Infantis e juvenis com Ninfa Parreiras (Autora infantil e juvenil)
Local e horário:

Estação das Letras
Rua Marquês de Abrantes, 177 LJs 107 e 108 – Flamengo - Rio de Janeiro/RJ 
Das 19h às 21h | Carga horária: 6h/aula 

Valor: 
2 parcelas de R$ 200,00

9 de jun. de 2014

Câmara Brasileira do Livro recebe inscrições para o Prêmio Jabuti 2014 até 30 de junho

Melhor Livro de Arquitetura e Urbanismo é uma das 27 categorias integrantes do Jabuti, que este ano está em sua 56a edição.

 

A Câmara Brasileira do Livro (CBL) está com inscrições abertas para o Prêmio Jabuti 2014 – a maior condecoração literária do país – até o próximo dia 30/06. Este ano, 27 categorias integram o Jabuti, entre elas, o Melhor Livro de Arquitetura e Urbanismo.
        
Serão aceitas obras inéditas, editadas no Brasil, entre 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2013, inscritas no ISBN e que apresentam ficha catalográfica. Até mesmo as antologias deverão ser compostas por textos integralmente inéditos para concorrer. Os interessados em se inscrever devem acessar www.premiojabuti.com.br. O site também disponibiliza o regulamento completo da premiação.

Em 2013, o vencedor de Melhor Livro de Arquitetura e Urbanismo foi Esplendor do Barroco Luso-brasileiro, de Benedito Lima de Toledo (Ateliê Editorial);
o segundo lugar ficou para Arquitetura: uma experiência na área da saúde, de João Filgueiras Lima, Lelé (Romano Guerra Editora); e a terceira colocação ficou para  Design Sem Fronteiras: A Relação entre o Nomadismo e a Sustentabilidade, de  Lara Leite Barbosa (Editora da Universidade de São Paulo /Fapesp).


A premiação

Os laureados em todas as categorias que compõem o prêmio receberão o troféu Jabuti e o valor de R$ 3,5 mil. Os vencedores do Livro do Ano – Ficção e Livro do Ano – não Ficção serão comtemplados, individualmente, com o prêmio de R$ 35 mil, além da estatueta dourada. 

Um júri composto por especialistas, indicado pelo Conselho Curador do Prêmio, escolherá os vencedores. Este  conselho ficará responsável pelo acompanhamento e pelo julgamento de todas as etapas do prêmio, bem como pelo julgamento dos casos não contemplados pelo Regulamento.


Novidades

O Prêmio Jabuti 2014 está repleto de novidades. A escritora e professora Marisa Lajolo é a nova curadora do prêmio. Além disso, após oito anos sendo realizada na Sala São Paulo, a cerimônia de entrega do Jabuti ocorrerá no Auditório Ibirapuera, em 18 de novembro de 2014.

        
CÂMARA BRASILEIRA DO LIVRO – CBL www.cbl.org.br
Ricardo Viveiros & Associados - Oficina de Comunicação
Jornalista responsável: Marisa Ramazotti – marisa.ramazotti@viveiros.com.br
Assistente de Jornalismo: Aline Felix – aline.felix@viveiros.com.br
Twitter: @RVComunicacao
Tel./Fax: (11) 3675-5444                                              Maio/2014