25 de jul. de 2014

A paixão pelos livros estampada no corpo

Recentemente vi um link com pessoas que tatuaram referências a livros infantis no próprio corpo.
Achei de uma sutileza mágica ver toda esse encantamento lúdico estampado no corpo humano.
Estou seriamente pensando em qual referência literária tatuar em mim. Mas, certamente, alguma hei de ter!



21 de jul. de 2014

Quem disse que brasileiro não lê?

Artigo escrito por Karine Pansa*

Os primeiros resultados do Vale Cultura, relativos ao movimento acumulado de janeiro a junho de 2014, questionam o dogma de que o brasileiro não lê: 88,01% dos R$ 13,65 milhões consumidos no período pelos portadores dos 215.249 cartões emitidos referem-se à compra de livros, jornais e revistas. Seguem-se o cinema (9,26%), instrumentos musicais e acessórios (1,32%), CDs e DVDs (0,66%) e artes cênicas, espetáculos e demais atividades culturais (0,75%). 

Observa-se nessas estatísticas oficiais do Ministério da Cultura que, em números absolutos, os beneficiários do programa aplicaram R$ 12,02 milhões em leitura nos primeiros seis meses de sua execução prática. Trata-se de um dos mais importantes investimentos que se pode fazer, considerando os dividendos obtidos no mercado de trabalho, na formação escolar e acadêmica e na vida. Afinal, aquisição de informação e conhecimento contribui de modo muito significativo para a boa formação e desenvolvimento dos indivíduos. 

Os dados podem parecer surpreendentes ante o índice histórico de leitura no Brasil, muito abaixo do que se observa nas nações desenvolvidas e atrás também de alguns emergentes, como a nossa vizinha Argentina. No entanto, os resultados do Vale Cultura, incontestáveis quanto à opção pelos livros, jornais e revistas no primeiro semestre deste ano, referendam na realidade do mercado uma tendência que já havia sido apontada na última edição da pesquisa Retratos da Leitura

Realizado pelo Instituto Pró-Livro, em parceria com a CBL (Câmara Brasileira do Livro), Abrelivros (Associação Brasileira de Editores de Livros Escolares) e SNEL (Sindicato Nacional dos Editores de Livros), o estudo havia demonstrado, em 2012, que metade dos 178 milhões de leitores em potencial do País (habitantes com cinco anos ou mais), dedicara-se à leitura de pelo menos uma obra no ano anterior. Estamos falando de 89 milhões de pessoas. Interessante lembrar que 64% delas disseram perceber os livros como “fonte de conhecimento para a vida”. 

O paradigma de que o brasileiro não gosta de ler vai sendo derrubado à medida que a população tem mais acesso aos livros, jornais e revistas. Estamos assistindo a uma paulatina mudança histórica. São várias as causas dessa transformação, dentre elas a democracia, a liberdade de imprensa e expressão, a estabilidade da moeda, a maior inclusão socioeconômica, programas como o Vale Cultura e de distribuição de obras didáticas, literárias e paradidáticas aos alunos das redes públicas do Ensino Fundamental e do Médio. 

É preciso aproveitar bem essa tendência, criando-se um círculo virtuoso impulsionado pela cultura e apropriação do conhecimento pelos brasileiros. Isso é determinante para o desenvolvimento nacional, em cuja conquista ainda temos um longo caminho a percorrer no tocante ao aperfeiçoamento do Estado, retomada de níveis mais consistentes e duradouros de crescimento econômico, distribuição de renda e democratização das oportunidades. Como se observa, a leitura é protagonista dessa história.

*Karine Pansa, empresária do setor editorial, é presidente da CBL (Câmara Brasileira do Livro).

19 de jul. de 2014

Obrigada, João Ubaldo Ribeiro

"Um romance são tantos romances 
quantos forem seus leitores."

João Ubaldo Ribeiro


10 de jul. de 2014

[Vagas] Editoras J. Piage e InterSaberes contratam na área editorial


A Editora J. Piaget, em São Bernardo do Campo, está selecionando preparador/revisor de texto de material didático.

É exigido formação em Letras; preferencialmente, alguma experiência em sala de aula; e residir próximo à região do ABCD paulista. Interessados devem enviar e-mail para Elaine (egiomo@hotmail.com) ou Fernanda (fernanda.cuzziol@jpiaget.com.br).

A Editora InterSaberes também está contratando auxiliar editorial e revisor de textos. As vagas são para Curitiba e os interessados devem enviar o currículo para ariadne.w@editoraintersaberes.com.br .


Fonte: Publishnews

8 de jul. de 2014

Acreditamos na Seleção!

“Viu, não é só você que sabe chutar assim.”



GARRINCHA, brincando com Didi, após marcar o terceiro gol contra a Inglaterra nas quartas de final na Copa do Mundo de 1962 - na qual o Brasil foi Bi-Campeão. 


7 de jul. de 2014

[Cursos] Cursos de férias na Estação das Letras

A Estação das Letras inicia, a partir de 14/07, uma série de cursos de férias.
As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo site: www.estacaodasletras.com.br e/ou por telefone: (21) 3237-3947.

Confira a programação abaixo e não fique de fora!



Escrevendo Biografias
O que é uma biografia. Como se estrutura e se realiza uma pesquisa. A técnica de entrevistas. A contextualização histórica. O cruzamento de informações. Como a pesquisa se transforma em livro.

Paulo Cesar Araújo – Historiador, jornalista e doutorando em Ciência Política. Estudioso da história da música popular brasileira, colabora com os principais veículos de comunicação do país. É autor da biografia Roberto Carlos em Detalhes (Ed. Planeta, 2006), e do livro Eu não sou cachorro, não (Ed. Record, 2002), obra que revelou a censura à música brega durante a ditadura militar. Atualmente é professor da rede Faetec e do Departamento de Comunicação Social da PUC-Rio.

Dia 19/07 (sábado) das 10h às 17h | Carga horária: 6h/aula


Oficina da Crônica
Uma leitura preconceituosa considera a crônica um gênero rápido e fácil – um gênero mundano. Muitos chegam a acreditar que a crônica – porque em geral se edita nos jornais, ou agora nos sites da web – não é, sequer, literatura. A crônica não só é literatura, como é, talvez, o mais radical dos gêneros literários. Um gênero que oscila entre a ficção e a realidade, entre a literatura e o jornalismo, entre a mentira e a verdade. Um gênero de fronteira, que expõe e desafia os limites da própria literatura. E que luta para romper as fronteiras clássicas que separam a literatura da existência.
Em nossa oficina de crônica do ano de 2014, leremos e debateremos o trabalho de grandes escritores que foram, também, ou por isso, grandes cronistas. Crônicas geniais de Rubem Braga, Nelson Rodrigues, Clarice Lispector, Carlos Drummond de Andrade, Vinicius de Moraes, Antonio Maria, Lygia Fagundes Telles e Luís Fernando Verissimo, entre tantos outros. Para facilitar, usaremos como livro base As cem melhores crônicas brasileiras, volume organizado pelo jornalista e cronista Joaquim Ferreira dos Santos para a editora Objetiva. Como as leituras serão em voz alta, a compra do livro não é imprescindível, embora seja desejável.
Abriremos espaço diário, também, para ler e debater crônicas escritas pelos alunos. De modo que usaremos os grandes cronistas consagrados como contraponto para refletir sobre a produção contemporânea. Os alunos que desejarem, devem levar para a oficina pelo menos uma crônica de sua própria autoria, que se torne objeto de leitura e de reflexão.

José Castello – Escritor e crítico literário do suplemento “Prosa”, de O Globo. Autor, entre outros, de As melhores crônicas de José Castello, volume organizado e prefaciado para a Global Editora pela crítica literária Leyla Perrone Moisés no ano de 2003. É, ainda, cronista regular do site “Vida Breve” (www.vidabreve.com.br), no qual publica as crônicas das terças-feiras.

Dias 24/07, 25/07 das 18h às 21h e 26/07 das 10h às 13h | Carga horária: 9h/aula


Oficina de Clichês: Como Assassinar a Narrativa
"Oficina de clichês: como assassinar a narrativa" é uma jornada pela banalidade dia adentro. Trata-se de reconhecer o funcionamento e uso dos lugares-comuns, recursos dos quais se vale a maioria dos autores iniciantes (e dos nem tanto) e que são capazes de anular quaisquer virtudes que um texto possa vir a ter. Com aula expositiva, onde será debatida a ideia do "kitsch", elemento tão bem investigado por Abraham Moles e tão caro aos estudos da comunicação, a oficina contará também com exercícios de escrita e de reconhecimento das armadilhas de facilitação. Pretende-se que, ao final do curso, o aluno nunca mais volte a usar um clichê na vida.

Cintia Moscovich – Escritora, jornalista, Mestre em Teoria Literária, roteirista de televisão e ministrante de oficinas literárias. É autora, entre outros, deArquitetura do arco-íris (contos), Por que sou gorda, mamãe? (romance) e Essa coisa brilhante que é a chuva (contos) – vencedor do Portugal Telecom 2013. Publicada na Espanha, Portugal, Itália, Argentina e Estados Unidos, a autora integra  a antologia Os melhores contos brasileiros do século organizada por Ítalo Moriconi para a editora Objetiva.

Dia 02/08 (sábado) das 10h às 17h | Carga horária: 6h/aula


CARPINTARIA LITERÁRIA
Cada escritor irá – por meio da leitura de um texto próprio – discorrer acerca de suas técnicas personalizadas de trabalho. Como escreve, que elementos se tornam importantes para que o texto tenha eficácia e conquiste seu leitor. Estilo próprio, linguagem, vocabulário, preocupações reais ou imaginárias são assuntos que certamente estarão na pauta dos autores convidados.
Como se escreve um romance – Técnicas personalizadas de trabalho
O romance como gênero literário. Processos e instrumentos essenciais da arte da escrita. Enredos e personagens. Estruturas narrativas.

28/07 – Rubens Figueiredo – Escritor, tradutor e professor. Autor, entre outros, de Passageiro do fim do dia (vencedor do Prêmio Portugal Telecom 2011 e do Prêmio São Paulo.); As palavras secretas e Barco a seco (ambos vencedores do Prêmio Jabuti – 1998 e 2001).

29/07 – Letícia Wierzchowski – Autora de Prata do tempo, A casa das sete mulheres – romance adaptado para a minissérie homônima da Rede Globo, Uma ponte para Terebin, Sal, entre outros. Tem livros publicados no Brasil e no exterior.

30/07 – Ana Paula Maia – Autora, entre outros, de O habitante das falhas subterrâneas; A guerra dos bastardos; De gados e homens e Carvão animal.Participa de diversas antologias de contos no Brasil e exterior. Seu blog: anapaulamaiaescritora.blogspot.com.br
Das 19h às 21h | Carga horária – 6h/aula


Marketing para o Mercado Editorial
A grande quantidade de lançamentos de livros exige das editoras, além de uma maior profissionalização, foco nas estratégias de marketing. Nesses três encontros, profissionais responsáveis pelos departamentos de marketing de algumas das maiores editoras do Brasil revelam estratégias de publicidade, promoções, eventos, mídia social, ponto de venda entre outras ações para conseguir transformar os livros em sucesso.
21/07 – Bruno Zolotar – Diretor do Grupo Editorial Record,  responsável pelo Marketing de 11 editoras. Formado em Propaganda pela UFF, com MBA em Marketing, Administração, Produção Editorial e Marketing Digital. Com 11 anos de experiência em áreas de marketing e vendas, já teve clientes como Nestlé, Nissan, Do Bem, Spoleto, entre outros. Também dá aulas em cursos de pós-graduação na FGV, Candido Mendes, PUC e ESPM-RS.

22/07 – Daniela Kfuri – Gerente de Marketing da Editora Objetiva. Formada em Comunicação Social pela UERJ, possui MBA em Marketing e Pós-MBA em Marketing Digital pela FGV. Com mais de 18 anos de experiência, já trabalhou em agências de propaganda e nas áreas de marketing de grandes empresas comoJornal do Brasil e Metropolitan.

23/07 – Mariana Souza Lima – Gerente de Marketing da Editora Sextante. Economista, em 2005 fundou o setor de Marketing que atualmente responde pelas editoras Sextante, Arqueiro e, mais recentemente, Saída de Emergência Brasil. Foi responsável pelas campanhas de divulgação de best-sellers de autores como Dan Brown, James Patterson, Nora Roberts, Paulo Coelho, Guilherme Fiuza, Cristiane Correa, entre outros.
das 19h às 21h | Carga horária: 6h/aula


Introdução ao Design de Livros
Apresentar uma abordagem geral da elaboração visual e conceitual de projetos de capa e miolo de livros, mostrando as etapas do processo de criação e impressão, oferecendo conhecimentos para que os alunos possam otimizar seus projetos editoriais.
Metodologia:
Por meio de aulas expositivas com slides, exemplos e mostruários serão abordados conceitos gráficos, conteúdo, tema, especificações de formatos, escolha tipográfica, mancha gráfica, tipos de papéis e acabamentos.

Aula 1
Introdução ao design de livros e aos processos de criação.
Apresentação de diversos projetos de livros.

Aula 2
A relação entre o designer / autor / editora / gráfica.
Briefing. Coleta de elementos e informações. Layout.

Aula 3
Tipografia como conceito. Tipografia e legibilidade. Apresentação das etapas editoriais. Copidescagem, editoração eletrônica, revisão, emendas.

Aula 4
Impressão: papéis, provas e acabamentos.
Observação sensorial dos acabamentos.
Livros objetos.
Tita Nigrí – Designer há 19 anos. Iniciou na Editora da UFRJ e desde então trabalha como freelance para alguns dos maiores grupos editoriais nacionais: Record, Rocco, Objetiva, Best Bolso, Fontanar, Alfaguarra, Galera, Ediouro e Agir, nos segmentos adulto e infantojuvenil. Já fez projetos para a Editora Aeroplano, Azougue e Academia Brasileira de Letras. Também cria produtos diferenciados e estampas para a loja Papel Craft.

De 28/07 a 31/07 | das 19h às 21h | Carga horária: 8h/aula


O Escritor e o Mercado Editorial – Caminhos para a Publicação
Como funciona a indústria do livro e o mercado editorial. Os diferentes papéis (autor/editor/indústria) e suas convergências. O que significa ser autor hoje? Quais os caminhos possíveis de trilhar para ter seu livro publicado e lido? A viagem do livro na contemporaneidade, dos originais à mesa do editor, suas  principais etapas. Curso destinado a profissionais da indústria do livro e escritores que desejam ingressar no mercado conhecendo-lhe as regras.

14/07 - Da análise, seleção de originais, escolha e lançamento de livros. Gêneros e mercado: ficções, clássicos e ensaios com Maria Amélia Mello(editora da José Olympio – Grupo Record)

15/07 – O Presente e o Futuro do Livro no Mercado Virtual: o que esperar do autor, o que esperar do editor com Julio Silveira (editor da Ímã Editorial)

18/07 – O Mercado de Livros Infantis e juvenis com Ninfa Parreiras (Autora infantil e juvenil)

Das 19h às 21h | Carga horária: 6h/aula
2x R$ 200,00

3 de jul. de 2014

[Cursos] Escola do Livro está com inscrições abertas para o workshop “Preparação de originais e revisão de textos”

A Escola do Livro, programa da Câmara Brasileira do Livro (CBL), está com inscrições abertas para o  workshop: “Preparação de originais e revisão de textos”, que será ministrado por Fal Vitiello de Azevedo e Andréa Kogan, no dia 23/07, segunda-feira, das 09h30 às 16h30.


Como o próprio nome diz, o workshop irá abordar a preparação de originais e revisão de textos, apontando diretrizes para o desenvolvimento do trabalho. Além disso, irá apresentar os manuais mais comumente usados, as regras da língua portuguesa, como realizar uma leitura crítica e os limites do preparador/revisor.

Os interessados em fazer o curso, e que forem associados da CBL, farão um investimento de R$ 160,00; para os associados de entidades congêneres, professores e estudantes o valor é de R$ 250,00; não associados pagam R$ 320,00.

O workshop  será  realizado na sede da Câmara Brasileira do Livro, localizada à Rua Cristiano Viana, 91 - Pinheiros - São Paulo/SP. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail escoladolivro@cbl.org.br ou pelo telefone (11) 3069-1300.



Sobre as palestrantes

  • Fal Vitiello é escritora, tradutora e preparadora de originais. Atua na área há mais de 20 anos e tem quatro livros publicados.
  • Andréa Kogan é formada em língua e literatura inglesa pela PUC-SP, é professora, e tradutora há mais de 20 anos. Tem experiência como coordenadora de cursos universitários e, atualmente,  é diretora da BK Idiomas, especializada em revisões, traduções, transcrições e aulas sob medida.