25 de ago. de 2014

Leitura para inspirar

Se ganhar livros de presentes é uma delícia, SE DAR livros de presentes é um prazer! E o meu mais novo presente para mim mesma é "Empreendedorismo Criativo - Como a nova geração de empreendedores brasileiros está revolucionando a forma de pensar conhecimento, criatividade e inovação".




O livro, de Marina Castro, é uma publicação do Portfólio Penguin, do Grupo Companhia das Letras e mostra quem são os novos talentos brasileiros que criaram negócios nos quais o propósito de vida é fundamental; que trocaram salário e estabilidade pela possibilidade de fazer aquilo em que acreditam, da forma como acreditam, ao lado de pessoas que admiram; quais as histórias de start-ups criativas.

Acho que escolhi certo para esse momento de renovação e de repensar valores pelo qual estou passando. Afinal, eu acredito muito que é possível transformar o mundo realizando o próprio trabalho com prazer, propósito e dedicação.

Estou certa de que vou engolir essa próxima leitura e devorar o espírito empreendedor!


E você, o que está lendo??

22 de ago. de 2014

Bienal do Livro 2014

Começa hoje (22/08) e vai até domingo (31/08) a 23a. Bienal do Livro de São Paulo.
Fique ligado na programação e não perca nenhuma atração deste grande evento!
Para mais informações: http://www.bienaldolivrosp.com.br/



20 de ago. de 2014

A vida é muito curta para ler livros ruins


Eu tenho várias manias. Uma delas é não largar livros pela metade. Por pior que esteja achando a leitura, continuo lendo até terminar. Às vezes, demoro meses parar terminar uma obra: porque estou achando ruim, porque é pesada demais, por falta de tempo, por qualquer motivo. Mas sempre - SEMPRE - leio um livro até o fim.

Mas há mais de um ano comecei a ler, empolgadíssima, Inferno, o último romance de Dan Brown, lançado pela Editora Arqueiro. Depois de devorar O Código da Vinci, Anjos e Demônios, Ponto de Impacto e Fortaleza Digital, comprei este último coma  expectativa altíssima de mais uma trama do Professor Langdon, especialmente com a Itália como cenário.

Eu não acho que Dan Brown seja um excelente escritor. Mas os livros dele são, sem dúvida alguma, envolventes, divertidos e que entretém de uma maneira deliciosa. Porém, Inferno foi uma decepção e tanto. A leitura é arrastada, o mistério é chato e a trama é confusa. Não me prendeu nem por um minuto.

E como decidi que este era o mês de encerrar ciclos, resolvi encarar este livro de terminar com ele de vez. Mas não está sendo uma tarefa fácil. Para mim, este livro é chato. E fim!

Foi então que me peguei refletindo sobre não desistir dos livros. Tem tanta coisa boa esperando ansiosamente para ser lida, tantas histórias bacanas para serem descobertas, tantos autores incríveis querendo dividir suas obras... e eu aqui, insistindo numa leitura que não está acontecendo para mim.

Vejam bem, não tenho nada contra quem gostou deste livro. Aliás, já deixei claro que não tenho nada contra quem gosta de qualquer tipo de livro. Afinal, livros foram feitos para serem lidos. Mas livro é que nem beijo na boca: às vezes encaixa com um, mas não encaixa com outro. Isso não significa que o um beije bem o ou outro não. Significa, apenas, que não rolou a química necessária.

E sejamos sinceros: uma leitura prazerosa nada mais é que a química perfeita entre autor, obra e leitor.

Então, acho que vou abrir mão de vez de ler Inferno e mergulhar naquilo que eu gosto! Afinal, os dias passam e a pilha de livros a ler só aumenta!


P.S.: Atualização de última hora: No mesmo dia em que este post foi publicado, resolvi dar uma última chance ao livro de Dan Brown e, aproveitando o dia livre, finalizei a leitura. Sem grandes emoções, mas acabei o livro!

13 de ago. de 2014

Festa do Livro

Já contei aqui da relação com da minha família com os livros: meu pai, minha irmã e eu mesma. Então, vocês podem imaginar a quantidade de livros que temos em casa. Em janeiro de 2011, eram 1584, como publiquei neste post aqui. E de lá para cá, por mais limpezas que fizéssemos, o número só aumentou.



Até que, no início deste ano de 2014, resolvemos fazer uma reforma em casa e precisamos encaixotar todos os livros. Quando a reforma acabou, eu me recusei a simplesmente voltar tudo para as [novas] prateleiras e fim.

Acabei convencendo a família inteira a embarcar comigo na sessão desapego e só devolvemos às prateleiras parte dos exemplares encaixotados. A outra [grande] parte, vai ser presente para quem quiser. Sim, exatamente isso.

Eu sei que poderia simplesmente ligar para um sebo ou acionar alguma instituição de caridade com programa de incentivo à leitura, mas temos diversos amigos e parentes que sempre pedem por um oportunidade de levar este ou aquele livro. Então, por que não doar para quem realmente quer ler?

Eu e minha família percebemos que tudo o que tivemos e temos nessa vida, veio do livro. Foi o livro que nos deu a oportunidade de estudar, trabalhar, ter casa própria, viajar, festejar... Além, é claro, de todo enriquecimento interior. Então, entendemos que se tudo o que somos veio do livro, por que não retribuir e dar um pouco de livro para o mundo? É nossa forma de agradecer todas as coisas boas que o livro nos proporcionou. E, também, de compartilhar com todo mundo.

Daí surgiu a ideia da nossa FESTA DO LIVRO, que vai acontecer neste domingo (17/08), das 10h às 16h, em Moema, zona sul de São Paulo. (Tem mais infos sobre o evento clicando aqui).

São centenas de exemplares dos mais diversos gêneros literários: romance, autoajuda, ficção, não-ficção, biografia, livros de arte, enciclopédia, dicionário, YA, infantil, infantojuvenil, livros bons, livros ruins, livros mais novos, outros mais antigos... Tem de tudo um pouco, para agradar todo mundo!

Esses são livros que já lemos, que nunca vamos ler, que ganhamos trabalhando no mercado, que ganhamos de presente, que compramos...

Não estamos pedindo na em troca. Quem quiser dar uma olhada e tentar encontrar algum título que lhe agrade, é só aparecer. Simples assim!

Os livros estarão disponíveis até o final do evento ou até esgotarem os exemplares. Ah! E os livros que não interessarem a ninguém, serão doados para um sebo.

Contamos com a presença de vocês!



P.S: Não há limites de exemplares por pessoa, mas pedimos a todos que usem o bom senso para que todos tenham oportunidades!

12 de ago. de 2014

O livro que mudou a minha vida

Há mais de um ano, uma querida amiga me emprestou um livro espontaneamente. Ela é esposa do meu antigo chefe e pediu para que ele me entregasse o exemplar junto com o recado de que ela tinha certeza de que eu iria adorar. E, ah! Eu também deveria deixar uma caixa de lenços de papel a postos: as lágrimas seriam involuntárias.

O livro era "O Clube do Livro do Fim da Vida - Uma História Real Sobre Perda, Celebração e o Poder da Leitura", de Will Schuwalbe, publicado pela Editora Objetiva. Nele, o autor relata como um clube do livro, entre ele e sua mãe, ajudaram-na a enfrentar um terrível câncer no pâncreas. Os livros, a literatura, os debates dos dois sobre as histórias, os autores e os reflexos disso tudo nas vidas deles e da sociedade como um todo; certamente; prorrogaram a expectativa de vida da mãe de Will, além de melhorar sua qualidade de vida.



Mas muito mais do que a relação de Mary Anne (esse era seu nome) e Will com os livros, "O Clube do Livro do Fim da Vida" apresentou a vida dessa mulher que dedicou todo seu tempo útil a salvar os outros, a salvar o mundo. Trabalhos humanitários, bibliotecas comunitárias, voluntariado com os refugiados de diversas nações em guerra, entre diversas outras boas ações compuseram a vida dela e alimentaram toda humanidade de esperança.

O livro trata, basicamente, de como morrer e aceitar a morte. E, por isso mesmo, demorei muitos meses para conseguir terminá-lo. Este ano de 2014 não tem sido fácil para mim e minha família, com muitas doenças e mortes de entes queridos. De repente, ler um livro que trata desta realidade, não é a tarefa mais fácil do mundo. Mas eu percebi que este livro faz mais do que isso. Ele encara o quanto ainda é possível ser feito, mesmo quando nos restam poucos dias de vida. Todo dia é dia de fazer o bem sem olhar a quem.



E neste magnífico livro, Will Schuwalbe transmite essa mensagem sem o menor tom de autoajuda clássico, mas apenas por compartilhar suas experiências pessoais com o mundo. E nós, leitores, só temos a agradecer por ele ter tido coragem de expor este momento tão íntimo, tão delicado, tão sofrido, mas acima de tudo, tão bonito.

Eu acredito que nada acontece por acaso. E eu ter retomado esta leitura e resolvido finalizá-la, justo neste momento de mudanças que estou passando, significou muito para mim. Este livro, certamente, mudou a minha vida.

Mas, de alguma maneira, muda a vida de todos que o leem, porque não só é admiravelmente bem escrito, mas porque compartilha vivências muito especiais.

E, quanto a relação dos livros com o mundo... Bom, a principal lição que Mary Anne nos deixa é a seguinte:


"[Mamãe] Jamais vacilou em sua convicção de que os livros são a feramenta mais poderosa do arsenal humano, de que ler todo tipo de livros, qualquer que seja o formato escolhido - eletrônico (embora isso não fosse para ela) ou impresso ou em áudio -, é o maior entretenimento de todos, e também é como você participa da conversa humana. Ela me ensinou que você também pode fazer a diferença no mundo e que os livros realmente importam: é com eles que sabemos o que precisamos fazer na vida, e como dizemos isso aos outros."
Will Schuwalbe - O Clube do Livro do Fim da Vida


Will Schuwalbe tem razão. Quer dizer, sua mãe Mary Anne tinha razão. E foi justamente este livro que me mostrou o que eu preciso fazer na e da minha vida. E é este livro que vai sustentar minha argumentação para dizer isso ao resto do mundo. 



5 de ago. de 2014

A delícia de ganhar um livro de presente

Ganhar presente é sempre bom. Especialmente se for inesperado. Principalmente se o presente for livro. E, ainda mais, se for o lançamento do seu autor favorito.

Muito obrigada à minha querida amiga Juliana, por ter tido o carinho e lembrar do quanto gosto de ler e do quanto adoro a obra de John Boyne. <3 nbsp="">