30 de mai. de 2015

[Eventos] Clássico infantil dos EUA é publicado pela primeira vez no Brasil

O Coelho de Veludo, lançamento da Editora Poetisa, tem tudo para virar o livro de cabeceira da garotada: amizade, aventura e lindas ilustrações

 Chegou a vez de as crianças brasileiras se encantarem com uma história infantil que, há quase 100 anos, está entre as mais lidas e amadas pelas crianças norte-americanas: The Velveteen Rabbit, de Margery Williams, traduzido como O Coelho de Veludo.

A obra narra a emocionante aventura de um coelhinho de pelúcia que sonha em se tornar de verdade. Mas o que é ser “de verdade”? A mensagem, sobre como o amor nos fortalece, é perfeita para a leitura compartilhada de pais e filhos.

Essa primeira edição brasileira ganhou vida por meio da tradução de Davi Gonçalves, jovem estudioso de tradução e literatura de língua inglesa, e das delicadas ilustrações em aquarela de Marcela Fehrenbach.

“É um conto apaixonante sobre a amizade, com direito a brinquedos, coelhinhos de verdade e até uma fada”, declaram as editoras.



Detalhes do livro
Título: O Coelho de Veludo
AutorMargery Williams
Tradutor: Davi Gonçalves
Ilustradora: Marcela Fehrenbach 
Ano: 2015
Número de páginas: 44
Formato: 20x20 cm
Preço: R$ 34,90





Assessoria de comunicação
Mariana de Viveiros
(11) 3232-1816 / 98781-0033
marideviveiros@gmail.com

Editora Poetisa
Juliana Lopes Bernardino: juliana@editorapoetisa.com.br
Cynthia Beatrice Costa: cynthia@editorapoetisa.com.br

 Para saber mais sobre a POETISA, clique aqui.



27 de mai. de 2015

Editora especializada em traduções investe em clássicos pouco conhecidos

A Editora Poetisaespecializada em traduções de obras da literatura mundial para o português, nasceu em agosto de 2014 da parceria entre as amigas de longa data e sócias desde 2008 em uma empresa prestadora de serviços editoriais, Cynthia Beatrice Costa e Juliana Lopes Bernardino. 



Cynthia é jornalista, tradutora com mais de 50 obras no currículo e doutoranda em Estudos da Tradução na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e Juliana, também jornalista, é editora experiente e estudante de Psicologia. “A Poetisa nasceu do sonho de criar uma editora com a nossa cara e o nosso modo de trabalhar”, diz Cynthia. “Gostaríamos de trabalhar de maneira mais humana: prazos menos exaustivos, processos mais democráticos (todos os envolvidos têm direito a opinar) e mais delicadeza de forma geral”, completa Juliana. 

O diferencial da Poetisa é o modo como as proprietárias/editoras lidam com a tradução, valorizando a criação/recriação literária. “Acreditamos na tradução como recriação e na influência cultural existente no ato de traduzir”, afirmam as editoras. Todos os livros são traduzidos por estudiosos do processo tradutório e possuem paratextos escritos pelas editoras, pelo tradutor e pelo ilustrador, nos quais eles apresentam a obra e explicam o seu processo de trabalho e as suas escolhas. Para as editoras, quanto mais visível for o processo editorial de um livro traduzido, melhor para todos, inclusive para o leitor. 

O primeiro livro da Poetisa foi lançado no final do ano passado: uma versão pouco conhecida do conto de fadas A Bela e a Fera (nela, diferentemente da versão da Disney, há uma fada-madrinha) com ilustrações góticas do premiado Laurent Cardon. 

Depois dele, veio O Coelho de Veludo (The Velveteen Rabbit), de Margery Williams, a primeira tradução para o português de um clássico infantil que está entre os mais lidos e amados pelas crianças norte-americanas há quase 100 anos e já foi traduzido para diversas línguas. E não são só as crianças que o amam: ele é o livro preferido do Chandler, da série Friends. Tem um post sobre isso no blog da editora (http://www.editorapoetisa.com.br/#!blog/c1fc5), vale a pena dar uma conferida. 


O Coelho de Veludo será lançado neste sábado (30/05), na Livraria da Vila, na Vila Madalena, em São Paulo e todos vocês estão convidados! 


Para mais informações sobre o lançamento e/ou sobre a editora:

Mariana de Viveiros
Assessora de comunicação da Ediora Poetisa - www.editorapoetisa.com.br
(11) 3232-1816 / 98781-0033


25 de mai. de 2015

[Cursos] Michelle Strzoda ministra curso sobre a concepção do livro na Estação das Letras

No início do mês que vem, a Estação das Letras vai receber a Michelle Strzoda (da Babilonia Cultura Editorial) para dar um curso que ajuda na concepção do livro, do prelo à livraria. A abordagem da Michelle tem como diferencial a produção a partir do nicho ocupado por esta obra e autor.

O curso começa no dia 8 de junho e segue pelas segundas-feiras 15, 22 e 29/06, das 18h45 às 20h45. As aulas são na Marquês de Abrantes, 177, no Flamengo, Rio de Janeiro, e as inscrições já estão abertas pelo www.estacaodasletras.com.br e 21 3237-3947.



O Livro Passo a Passo: Do Prelo à Livraria 

Da concepção do projeto ao público-alvo.
O mercado de publicações nas esferas editorial, comercial e da comunicação. O preço, o risco, a vocação em diferentes nichos.

Ementa 

Como se faz um original se tornar um livro? O começo, o meio e o fim do processo de edição de livros, além do seu destino final – o público leitor. Os bastidores do livro como produto e objeto de desejo nas prateleiras das livrarias e em outros pontos de venda.

Conteúdo 

  • Cenário contemporâneo. 
  • O processo de produção e edição do livro, os atores envolvidos. 
  • Os originais de uma obra, o “casamento” entre autor e editor. 
  • A figura do agente literário. 
  • A compra e venda de direitos. 
  • O mercado internacional. 
  • Da preparação dos textos ao fechamento do arquivo. 
  • O checklist geral de capa e miolo. 
  • Estética + qualidade + mercado. 
  • Capital organizacional + capital humano. Quais são os meus recursos? 
  • A produção. Os colaboradores. A impressão. 
  • Branding editorial: A marca. O produto. O comercial. A divulgação. O marketing. 
  • Editoras de nicho. O catálogo editorial. O livro e o seu público. 
  • As livrarias e os demais pontos de venda. Os desafios da distribuição física e digital. 
  • Feiras, festivais, festas e eventos do mercado editorial. 
  • O digital e o virtual. Perspectivas, cases e atenções. 
  • Leituras indispensáveis do profissional do livro. 


Prof.ª Michelle Strzoda 
Diretora editorial da Babilonia Cultura Editorial, jornalista, tradutora, editora e gestora cultural. Cursou Edição de Livros na Universidad Complutense de Madrid, Jornalismo na ECO|UFRJ e Letras na Uerj. Trabalha há 12 anos com livros, tendo exercido cargos como publisher, editora executiva, coordenadora editorial, de comunicação e conteúdo em editoras, como Grupo Editorial Record, Casa da Palavra e Tinta Negra Bazar Editorial. Colaborou para jornais e revistas como Folha de S. Paulo, O Globo, Jornal Rascunho, Cult, Bons Fluidos.
É autora de O Rio de Joaquim Manuel de Macedo: jornalismo e literatura no século XIX (Casa da Palavra | Biblioteca Nacional), finalista do prêmio Jabuti 2011. Dias 08, 15, 22 e 29/06 (2.as feiras) das 18h45 às 20h45 | Carga horária: 8h/aula R$ 480,00

Para mais informações
Andrea Drummond Canto do Trabalho Comunicação Assessoria de imprensa / Redação e edição de textos
Press relations / Editing and writing services 55+ 21-3852-7922 :: + 24-98824-1512

22 de mai. de 2015

[Eventos] Lançamento do livro 'O Silêncio em Apuros', produzido para ser distribuído gratuitamente entre bibliotecas e ONGs

A designer Marina Faria convida para o lançamento do livro "O Silêncio em Apuros", neste domingo, 24/05, na Casa das Rosas, em São Paulo, das 14h às 18h.

A tarde será especial, com contação de histórias, exposição de esboços e originais do livro e sessão de autógrafos. A história, escrita por Vanessa Prieto, conta sobre a ameaça que o Silêncio sofre diante de tantos barulhos que produzimos, cada vez mais e mais – uma reflexão que esteve inevitavelmente presente durante os nossos processos criativos.

O livro foi produzido para ser distribuído gratuitamente entre bibliotecas e ONGs. No dia do lançamento, também iremos distribuí-los para as pessoas que comparecerem.


20 de mai. de 2015

7a Feira do Livro EACH - USP/Leste

A Feira do Livro anual da Escola de Artes, Ciências e Humanidades - EACH da Universidade de São Paulo - USP, a famosa Feira do Livro da USP Leste, começa nesta quarta-feira, 20 de maio, e vai até sexta-feira, 22 de maio, no campus da universidade, das 09h às 21h.



O bacana desta feira são os descontos, que começam a partir de 50%. O evento tem crescido a cada ano e, nesta sétima edição, conta com a participação de grandes editoras, como Companhia das Letras, Record e Cosac & Naify, além de tantas outras. 

A novidade para mim é que a Ivo Camargo - Soluções Comerciais no Mercado Editorial, empresa na qual trabalho e da qual sou sócia-proprietária; foi convidada a participar para levar o grupo de editoras que representa, das quais estarão presentes: Dash Editora, Fotolabor, Editora Ground, Editora Aquariana, IEB, Literarua, Livro Falante e Editora Valentina


Não percam essa oportunidade de sair com as mãos carregadas de livros bons e baratos!! :)