8 de dez. de 2009

E o Brasil começa a entrar nas páginas digitais

O Mundo Editorial tem acompanhado o ritmo veloz do mundo literário digital há algum tempo. E as editoras estão cada vez mais ligadas nisso!
Vale lembrar aqui, então, que o lançamento do leitor eletrônico de livros Kindle, da Amazon, e de aparelhos semelhantes, como o Sony Reader (que chegou no Brasil há pouco mais de um mês) já estimulou editoras a repensar as estratégias de vendas. A Ediouro, Leopardo e Bookess, por exemplo, desenvolveram tecnologia própria ou contrataram empresas de software para produzir e vender livros eletrônicos no Brasil. Outras companhias preferem aproveitar o crescente interesse em função dos e-books para comercializar na internet obras em sua plataforma tradicional.
A Ediouro, dona de aproximadamente 7 mil títulos, lançou 30 livros no formato eletrônico desde outubro e, no prazo de um ano, pretende digitalizar todo seu catálogo. A catarinense Bookess, uma editora e biblioteca virtual, já disponibilizava em seu site versões eletrônicas de mais de mil obras para leitura gratuita. No início deste mês, a empresa lançou versões para o Kindle e o Sony Reader.


-------

Dia 15 de dezembro, o lançamento da primeira eBookstore brasileira. A Gato Sabido abre suas e-portas com um acervo de mais de 100 mil títulos em inglês – fruto da parceria com a empresa britânica Interead – e cerca de 400 títulos em português. E a projeção para 2010 é de 30 mil títulos em português; no mínimo. A primeira editora tupiniquim a entrar na Gato Sabido foi a Zahar, que já está com vários livros no processo de conversão.
Além dos e-Books, ela venderá os e-Readers COOL-ER – preço estimado de R$ 750, na próxima semana lança um hotsite para a pré-venda –, tem a tecnologia para a conversão dos livros em e-Book (engana-se quem pensa que e-Book é o PDF de um livro) e pode fazer essa conversão para as editoras sem custos.
E os amantes o I´phone não precisam se preocupar, porque é claro que a Gato Sabido já está preparando uma app pro iPhone e seus e-Books também terão a versão pra ser lida no aparelho.
 
Fique ligado você também!!

Nenhum comentário :

Postar um comentário