1 de nov. de 2010

Conhecendo um pouco mais a Editora Pensamento-Cultrix...

É engraçado como o mercado editorial é um ovo, mas mesmo assim, todo dia é um dia de novidades, não é mesmo??

Recentemente, tive o prazer de conhecer um pouco mais sobre a Editora Pensamento-Cultrix. A Carolina Riedel, assessora de imprensa, me procurou para parceria no blog e acabamos conversando um bocado sobre a editora, que celebra este ano 103 anos de publicações. Uau, né?? Pois é! Desde 1907 que a editora existe neste cenário da literatura brasileira!

A Pensamento-Cultriz publica títulos de diversas áreas, que vão desde administração, ciências humanas e saúde; até autoajuda, esoterismo eespiritualidade. 

Conheçam um pouco mais sobre essa editora eclética e de qualidade!



CRONOLOGIA

1907 — Aos 26 de junho, Antonio Olívio Rodrigues funda a Editora Pensamento. Seu primeiro livro:          Magnetismo Pessoal, ainda em catálogo.
1912 — Primeira edição do Almanaque do Pensamento, publicado ininterruptamente até os dias atuais.
1930 — Lançamento de Alegria e Triunfo, de Lourenço Prado, o livro mais vendido da Editora.
1943 —Diaulas Riedel assume a presidência da Editora Pensamento.
1946 — Diaulas Riedel, junto a vários outros editores e livreiros, numa reunião na sede da Editora Pensamento, funda a Câmara Brasileira do Livro (CBL).
1951 — Publicação da Autobiografia de Annie Besant.
1953 — Diaulas Riedel publica a primeira edição do livro Hei de Vencer, de Arthur Riedel, um dos maiores best-sellers da Editora e um dos precursores da autoajuda moderna.
1956 — Diaulas Riedel funda a Editora Cultrix, para lançar obras nas áreas de ciências sociais e humanas.
1956 – Lançamento da primeira edição do livro O Poder do Pensamento Positivo, de Norman Vincent Peale.
1961 — Diaulas Riedel ganha pelo conjunto de sua obra o Prêmio Jabuti de melhor Editor do ano.
1967 –  Publicada a primeira edição do Pequeno Dicionário da Literatura Brasileira, primeira obra de uma carreira de sucesso do Professor Massaud Moisés.
1970 — Editado em língua portuguesa o livro Curso de Linguística Geral, de Ferdinand de Saussure.
1970 – Publicada a primeira edição de História Concisa da Literatura Brasileira, de Alfredo Bosi.
1975 — Lançamento da primeira edição do livro Síntese da Doutrina Secreta, de Helena P. Blavatsky.
1975 — Lançamento da primeira edição de A Lógica da Pesquisa Científica, do filósofo neopositivista Karl Popper.
1979 — Concluída a edição de História da Inteligência Brasileira, de Wilson Martins, um marco na história da intelectualidade brasileira.
1980 — Lançamento da primeira edição integral de  A Doutrina Secreta, de H. P. Blavatsky.
1984 — Publicado, com prefácio de Carl G. Jung, o I CHING O Livro das Mutações.
1985 — Publicação de O Tao da Física, de Fritjof Capra.
1986 — Publicaçao do best-seller O Ponto de Mutação de Fritjof Capra,.
1989 — Concluída a trilogia das civilizações intraterrenas do filósofo da Nova Era, Trigueirinho: Erks — Mundo Interno; Miz Tli Tlan Um Mundo que Desperta; e Aurora Essência Cósmica Curadora.
1990 — Lançamento da primeira edição de O Fenômeno Humano, de Pierre Teilhard de Chardin.
1993 — Publicação dos títulos O Empresário Criativo, de Roger Evans e Peter Russell, e O Trabalho Criativo, de Willis Harman e John Hormann, marcando o início de um novo paradigma editorial:livros sobre administração ligados à Nova Ciência e ao desenvolvimento sustentável. 
1993 - Iniciada a parceria com a empresa de consultoria empresarial Amana-Key com a publicação em coedição do livro Pertencendo ao Universo, de Fritjof Capra.
1997 — Ricardo Riedel assume a presidência das Editoras Pensamento e Cultrix. O primeiro lançamento sob sua direção, O Código da Bíblia, de Michael Drosnin, se torna um best-seller.
1997 – Publicação de A Teia da Vida, de Fritjof Capra, um marco pioneiro na criação do conceito de alfabetização ecológica.
2000 Capitalismo Natural, de Amory & L.H. Lovins e Paul Hawken, é lançado em parceria com a Amana-Key. Nas palavras de Fritjof Capra, “um marco no caminho da sustentabilidade ecológica”.
2001 — Mais um pioneirismo: o lançamento, em parceria com a Amana-Key, do Guia para o Planeta Terra, do dr. Art Sussman, impresso totalmente em papel reciclado, quando seu uso era apenas experimental.
2003 — Parceria com o periódico Meio & Mensagem, para publicação de livros nas áreas de marketing e propaganda.
2007 — A Editora Pensamento-Cultrix comemora 100 anos com vários eventos, dentre eles a criação do Museu Diaulas Riedel.
2008 — Publicação de A Ciência de Leonardo da Vinci, de Fritjof Capra, uma obra cujo mérito é reescrever a história da ciência e nos apontar novas perspectivas para o futuro.
2009 - Visando ampliar a sua atuação no segmento de não-ficção, com foco nas áreas de história e biografias, a Editora Pensamento-Cultrix Ltda. faz aquisição do catálogo da Editora Seoman, composto de vários best-sellers, entre eles: Depois do Escorpião, ABC do Sexo, Superbabá, Caio Fernando Abreu, Casa Gucci, Magical Mystery Tours: Minha Vida com os Beatles e, mais recentemente, Hotel Yoga. Um plano ambicioso de lançamentos para o selo Seoman, começa com o livro Minha Vida na França, de Julie Child, que inspirou o filme Julie & Julia estrelado por Meryl Streep e que será lançado no Brasil em outubro de 2009.


Nenhum comentário :

Postar um comentário