3 de out de 2011

Capitães da Areia no cinema é muito amor!

Eu acho que devo ser a pessoa mais chata para aceitar que livros ganhem adaptação para o cinema. Sim, porque vocês já repararam como elas sempre ficam ruins? Cortam as melhores partes, ignoram detalhes essenciais, distorcem nossos personagens preferidos...

Mas acabei de assistir o trailer de Capitães da Areia, que estreia nesta sexta, 07/10, nos cinemas; e já estou previamente apaixonada.



Primeiro porque acho lindo valorizar nossa literatura e nosso cinema. E segundo porque... ah, gente! Vocês viram só que trailer mais colorido??  Eu nem vi o filme e já me apaixonei pela fotografia! Tudo bem que com o cenário Bahia seria bem difícil de deixar alguma coisa feia, né? rs! Mas só pelo teaser já deu para sentir que a diretora Célia Amado captou bem a essência dos personagens de Jorge Amado, em uma de das mais completas obras.

"A cidade era como um enorme carrossel, onde giravam em invisíveis cavalos os Capitães da Areia."



Capoeira, Pelô, Professor, Dora, Sem Pernas, Pirulito, Pedro Bala, Gato, Exequiel, praia, sol, malandragem, molecagem, Salvador, Bahia, BRASIL... Não dava pra ser melhor!


Há alguns meses, escrevi um post neste bloco contando minha breve passagem "nerd" pela Casa de Jorge Amado em pleno Carnaval de Salvador. E deixei bem claro o quanto Capitães da Areia é especial para mim. Então, acho que vocês podem imaginar minha ansiedade, né?


Capitães da Areia é daquelas histórias de ficção que é quase real, de tão verdadeiro; que nos faz refletir sobre uma vida inteira; e que nos emociona profundamente. Clássico é clássico e não se discute. Mas leiam o livro e assistam o filme para entenderem o que faz um clássico ser clássico. Este, por exemplo, ainda é atual na crítica sobre o abandono infantil. E muito mais.





Bom, agora só me resta contar os dias e preparar a emoção. E estou com forte pressentimento que, dessa vez, a adaptação para o cinema não vai me decepcionar!





P.S: Dêem uma olhadinha AQUI para conhecerem ou se lembrarem dos personagens.
P.S²: Recentemente, a Companhia das Letras nos presenteou com uma nova edição de Capitães da Areia, que está mais lindo do que nunca!

3 comentários :

  1. Acho que partilho o mesmo sentimento com a obra, esse sempre foi um dos meus livros preferidos e o responsavel por despertar esse vicio em leitura... estou ansioso demais para assistir ao filme, e tentarei fazer isso no cinema.

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde! alguem sabe me dizer em qual rede de cinemas o filme irá passar? Não consigo achar na programação de nenhum cinema.
    Obrigada!
    Herika

    ResponderExcluir
  3. Olá! O filme entrará em cartaz em todo o país, inclusive na rede Cinemark. :)

    ResponderExcluir