11 de jun. de 2012

Lendo no metrô


Sempre achei que esse meu cuidado e minha atenção com os livros estivessem relacionados com o fato de eu trabalhar com isso. Associava isso a um compromisso profissional.

Mas eu deixei de trabalhar com a produção de livros. Quer dizer, ainda atuo como freelancer, mas meu dia a dia se tornou muito mais jornalístico do que literário.


Porém, andando de metrô na região da Avenida Paulista quase que diariamente, eis que me pego encantada com o fato de que não sou a única a devorar livros ao me deslocar, mesmo que em trechos curtos.

Acredito que minha São Paulo – e portanto, meu Brasil – devam ser muito menores que a realidade. Mas essa pequena parcela de rua que vivo diariamente é o suficiente para não me fazer perder as esperanças de que o Brasil pode sim tornar-se um país leitor.

Outro dia eu contei: éramos em 37 pessoas num vagão da Linha Verde do metrô. Do total, cinco estavam conectados nos celulares, 3 estavam de fone de ouvidos e oito – OITO – estavam lendo. O restante estava sem fazer nada aparente. Logo, a maioria das pessoas estava lendo.



Tudo bem, esse dado pode não ser nenhuma estatística relevante e, certamente, não comprova nada. Mas eu estou cada dia mais nas ruas e essa minha relação com os livros é mais forte do que eu. Portanto, eu estou ligada o tempo todo em tudo o que acontece.

E acreditem: as pessoas estão lendo! E isso me faz feliz!! :)

Só para completar, desde que voltei a andar de metrô, meu tempo de leitura diário aumentou muito. Já devorei dois livros em duas semanas. E não para, não para, não para não!!



P.S.: Aproveitem o assunto "transporte público" e dêem uma passadinha no Cenas de Busão!! 

15 comentários :

  1. Engraçado que tu tiveste que fazer essa ressalva sobre a "qualidade" da leitura nos transportes públicos. Que as pessoas estejam, de fato, lendo, já é uma coisa espetacular! Eu acho incrível!

    E minhas horas de leitura também aumentaram depois que passei a usar transporte público, no meu caso ônibus! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol!
      eu escrevi, mas agora resolvi tirar. Na verdade, me antecipei pq o normal é a galera já vir com o preconceito. Mas seu comentário me fez perceber q talvez tenha sido desnecessária essa ressalva. Atualizei o texto sem esse PS, rs. Obrigada! :)

      Excluir
    2. Oi, digo engraçado pq a gente não deveria ter que justificar a importância de QUALQUER leitura. Engraçado tb porque como tu disseste, sempre tem alguém que fala "Ah, mas era auto-ajuda", mas está lendo, não está?
      Acho hipocrisia das pessoas que falam esse tipo de coisa.
      Não precisava ter tirado, achei teu post muito bom :D
      beijos

      Excluir
    3. EXATO Carol! Mas vc leu o meu post Preconceito Literário aqui não! ?? Lá acho que fica claro pq fiz essa jsutificativa aqui, rs!

      Excluir
  2. Eu sempre gostei de ler, mas um dos motivos que me transformou em uma devoradora de livros foi justamente querer fazer alguma coisa útil durante o trajeto de ônibus casa/trabalho e vice-versa. Eu ando direto ouvindo música também, mas ainda achava que ficava ociosa muito tempo da minha vida (no mínimo, duas horas diárias). O melhor de tudo é que o gosto tomou conta de mim, e me fez passar menos horas na frente da TV e do computador também ;-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa Beth!!! Esse é o espírito! Cada vez que fico presa no trânsito de SP qdo estou dirigindo, fico imaginando que devia criar o hábito dos audiobooks, rs!
      Vida longa ao metrô!!! rs

      Excluir
  3. Eu morro de tristeza por não conseguir ler em transporte público. Eu fico mega enjoada! :(
    Sei que deve ser questão de prática, mas cada vez que eu tento, bate o enjoo..rs. Daí o jeito é ler antes de dormir mesmo...
    :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah!
      Mas eu sempre fico tentando adivinhar que livros as pessoas tão lendo pela lombada ou pela diagramação das páginas (antes de olhar a capa). hahahahaah!

      Excluir
  4. hahahah eu tb!!! fico olhando por cima do ombro e dando aquela espiadinha pra ver quem tá lendo oq!! asloucasdoslivros! rsrs!!

    ResponderExcluir
  5. 90% das pessoas lendo 50 TONS DE CINZA + livros religiosos.. Triste..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Bom, pelo visto vc não gosta muito de best sellers, né? Rs! Mas aqui no blog a gente aceita todo tipo de leitora. Mesmo eu não gostando da linha 50 tons, como contei num post [http://nomundoeditorial.blogspot.com.br/2012/12/o-submisso-papel-da-mulher-na-nova.html], tb não acho bacana o preconceito [http://nomundoeditorial.blogspot.com.br/2012/05/preconceito-literario-aqui-nao.html].
      Temos que pensar que, ao menos, esse Brasil está LENDO!
      Já é alguma coisa, né? rs!

      Excluir
  6. Ja passei do ponto algumas vezes lendo livros! rs. É um tempo que fica muito bem utilizado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HAHAHA! Quem nunca? Rs! É um tempo muito bem utilizado msmo!! :)

      Excluir
  7. Oi Talita!

    Eu tenho um blog que fala exatamente disso! Dá uma passadinha lá!

    www.entrelivrosetransitos.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Obrigada pela dica! já estou adorando! :)

      Excluir