27 de jul. de 2012

E com vocês, a Incrível Máquina de Livros

Foi instalada ontem na Praça da República, no centro da capital paulista, uma máquina que troca livros gratuitamente. 

A ação faz parte do Projeto Entre no Clima da Bienal, da Câmara Brasileira do Livro (CBL)O objetivo é estimular a população a visitar a 22.ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, que começa dia 9/8 e vai até 19/8. 


Batizada de Incrível Máquina de Livros, o invento consiste numa van colorida montada especificamente para a ação - troca de livros usados por novos ou seminovos.

O processo é rápido e simples: basta levar um livro em bom estado, pegar uma senha, depositá-lo em uma gaveta e apertar o botão. Após um barulho, um novo título sai da gaveta acima. 
Os livros disponíveis são doados pelos parceiros e editoras que participarão da Bienal deste ano. Cada um, segundo reportagem do Estadão, doou cerca de 300 obras para o projeto.
E o melhor: se a pessoa não gostar do livro, pode pegar outra senha e retirar outro livro. São 2.800 senhas por dia. E, aparentemente, a máquina tem gosto refinado pela literatura, pois devolve livros de autoria de Gabriel Garcia Marques e Nietzsche, por exemplo, e em ótima qualidade! 
A van fica na República até domingo, 29/07 e ainda não há informações sobre novos possíveis locais para estender a ação. Vamos torcer! 
E aí, curtiram?
Dá tempo de todo mundo passar lá, hein?! Ótima dica pro final de semana! 


2 comentários :

  1. Simplesmente fantástico!!! Belo Horizonte podia ter uma "máquina" dessa. Adorei o post, Talita!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa seria uma ótima ideia, Roberta: uma máquina de Livro itinerante!

      Excluir