6 de nov. de 2012

[Dica de outras boas leitoras] Número de leitores no Brasil caiu 9% nos últimos quatro anos


No último dia 29/10, data em que se comemora o Dia Nacional do Livro, a Globo News divulgou uma estatística que choca: o número de leitores no Brasil caiu 9% nos últimos quatro anos, indo de 95 milhões, em 2007, para 88 milhões, no ano passado.

Segundo a pesquisa, os leitores têm migrado para outros tipos de entretenimento, como a televisão e a internet. A reportagem informa que  uma das causas é o fato de que houve uma queda no número de crianças e jovens na população, justamente a faixa que lê mais.

Mas ainda há esperança!

A mesma reportagem mostra que nem todos desistiram da magia do livro, como por exemplo o ex-morador de rua Robson Mendonça, que criou uma biblioteca comunitária. De acordo com a reportagem,  ele montou um acervo com 47 mil livros a partir de doações e, de bicicleta, encurta a distância entre a biblioteca e o leitor de São Paulo.

O mais curioso é que os livros não precisam ser devolvidos, mas ainda assim, há a devolução de 99% dos mesmos, número muito acima das biblioteca convencionais. Impressionante!

Para saber mais sobre a pesquisa citada e conhecer melhor Robson e sua biblioteca, vale assistir aqui a reportage na íntegra.

Um comentário :

  1. Escrevo e publico na internet desde 2004, e uma coisa que realmente percebi foi essa queda de leitores.
    Já tive em torno de 300 leitores pra uma só história minha. Anos depois minguou para algo em torno de 20 leitores, e hoje... acho que foram abduzidos.
    Sem leitores, parei de publicar na internet :/

    ResponderExcluir