10 de fev. de 2014

Aprendi a ler dois livros ao mesmo tempo

Eu sou uma leitora curiosa. Amo livros, leio um monte deles. Mas sempre um único de cada vez. Até pouco tempo atrás, para mim, ler dois livros ao mesmo tempo, significava que eu não estava curtindo a leitura por inteiro. E, por pior que seja o livro, ele deve ser lido do começo ao fim. Sem desculpas!

Mas daí veio esse tal de e-book. E, de repente, percebi que a minha regra de um livro por vez caiu por terra. Não comprei um e-reader. Leio pelo Kobo, que adoro, no meu iPad e no meu smartphone, que atualmente é um Samsung Galaxy SIV e tem uma tela bem grande. Leio muito bem nas duas plataformas e recomendo muito o Kobo para quem estiver em dúvida. Nunca usei o Kindle, então, não posso falar dele. Mas o Kobo me permite transformar a leitura em um compartilhamento social, o que me agrada bastante.

O fato é que moro em São Paulo e não me sinto confortável de ler nas plataformas digitais o tempo todo. Acho perigoso sim (não me julguem, sério!) e acredito que é um risco completamente evitável se eu simplesmente abrir delicioso um livro físico no ônibus, no metrô, no parque. Sem falar que ainda acho bem charmoso abrir um livro de verdade, sem parecer que somos viciados em tecnologia o tempo todo (embora eu seja claramente isso, rs!).

Outro local em que o livro físico é muito mais apropriado, é na praia ou piscina, por exemplo. Geralmente o calor é intenso, o que pode danificar o e-reader. Sem contar que a luz do sol não é a melhor maneira de deixar as leituras em telas mais agradáveis. Por isso, o livro físico cumpre muito melhor esse papel.

Com esse cenário, acabei me acostumando a sempre ler dois livros ao mesmo tempo: um digital e outro físico. Assim, estou sempre lendo, não importa onde e da maneira que considero mais confortável para mim.

Além disso, esse passou a ser um novo desafio pessoal, o que é muito bacana. Estou curtindo muito a experiência, embora eu sempre acabe lendo os digitais muito mais rapidamente do que os físicos, não sei exatamente o porquê. Faz bem para o exercício do cérebro e permite que nós, leitores, estejamos imersos sempre em mais do que um universo paralelo ao mesmo tempo.
É fantástico!

3 comentários :

  1. Hahaha, eu sou meio que ao contrário...nunca leio somente um livro, do começo ao fim. Sempre estou lendo vários...o problema é que demoro mais pra terminar esses vários. E eu tb leio no impresso e no digital, no meu caso com o Kindle (que eu adoro!) e é a melhor coisa. O importante é ler, não importa em qual plataforma.
    Abs.
    Rui D.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo super: o importante é sempre ler!!
      Mas parabéns por já ter esse hábito!! :)

      Excluir
    2. Então Talita, pra mim leitura não é simplesmente hábito...é mais que isso, é uma das coisas que me define como pessoa. ;)
      Rui

      Excluir