A ação faz parte do Projeto Entre no Clima da Bienal, da Câmara Brasileira do Livro (CBL). O objetivo é estimular a população a visitar a 22.ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, que começa dia 9/8 e vai até 19/8.
Batizada de Incrível Máquina de Livros, o invento consiste numa van colorida montada especificamente para a ação - troca de livros usados por novos ou seminovos.
O processo é rápido e simples: basta levar um livro em bom estado, pegar uma senha, depositá-lo em uma gaveta e apertar o botão. Após um barulho, um novo título sai da gaveta acima.
Os livros disponíveis são doados pelos parceiros e editoras que participarão da Bienal deste ano. Cada um, segundo reportagem do Estadão, doou cerca de 300 obras para o projeto.
E o melhor: se a pessoa não gostar do livro, pode pegar outra senha e retirar outro livro. São 2.800 senhas por dia. E, aparentemente, a máquina tem gosto refinado pela literatura, pois devolve livros de autoria de Gabriel Garcia Marques e Nietzsche, por exemplo, e em ótima qualidade!
A van fica na República até domingo, 29/07 e ainda não há informações sobre novos possíveis locais para estender a ação. Vamos torcer!
E aí, curtiram?
Dá tempo de todo mundo passar lá, hein?! Ótima dica pro final de semana!
Simplesmente fantástico!!! Belo Horizonte podia ter uma "máquina" dessa. Adorei o post, Talita!
ResponderExcluirEssa seria uma ótima ideia, Roberta: uma máquina de Livro itinerante!
Excluir