17 de jul. de 2010

Os livros e os Blogs

Sabe que eu tenho esse blog há tanto tempo (lembro de tê-lo criado numa atividade de facuuldade) e quase nunca mexo mto nisso aqui? Às vezes por falta de tempo, outras, pela simples falta de hábito. Mas de uns tempos para cá eu fique assim.... completamente viciada neste incrível mundo do blogs que existem por aí.

Tenho estado em contato direto e constante com uma diversidade de blogueiros, que me procuram para fazermos parceria com a editora. E, por conta disso, tenho visitado todos e cada um desses blogs. Mais do que uma responsabilidade de trabalho, tenho feito isso com mto prazer, carinho e dedicação.
Eu recomendo que todos passem algum tempo na internet visitando blogs. Vcs já repararam quanta coisa boa existe por aí?? Pessoas que são empenhadas e caprichosas e que dedicam boa parte do tempo de suas vidas a alimentar uma fonte de informação como poucas por aí!

O lance de ser blogueiro sério exige muita competência. Pode parecer uma babaquice e a coisa mais fácil do mundo, postar textos breves sobre um assunto qualquer. Mas a diferença é clara como tudo aquilo que fazemos na vida: ser um blog qualquer, ou ser um blog que todos acessam e buscam informações ali.

Eu comecei a viciar em blogs com coisas relacionadas à beleza e cuidados feminios em geral. Dicas de make-up, cabelo, unhas, roupas... Mas daí a perceber que o universo online é riquíssimo em blogs de diversos assuntos, foi um pulo!

Eu confesso ter ficado impressionada e até mesmo emocionada com a quantidade de Blogs Literários que existem. E quando me refiro à quantidade, leia-se blogs BONS e de QUALIDADE! Sim!! Essa molecada vive de internet e adivinhem só? Gostam de ler e escrever sobre o que leram! Isso não é incrível?!

Quando começamos a fazer promoção com a editora, valendo livros como O Morro dos Ventos Uivantes, de Emily Bronte, percebi que os livros ainda têm um público insubstituível! Não me importa se foram ou não influenciados por uma saga comercial de livros, e nem mesmo que nos aproveitamos desse gancho para publicar um clássico com direitos já em domínio público. O que me importa é que os blogs estão escrevendo sobre Emily Bronte e estão discutindo literatura inglesa. Será mesmo que só eu me emociono com isso??
Talvez seja por estar do outro lado da bancada, desde pequena, e saber como é triste a reliadade de leitores no nosso país.

Mas ver a força desses blogs e o número de seguidores que eles têm, cada vez mais crescente, me trouxe a esperança de volta! Isso provou que, um dia, meu sonho de que todos serão apaixonados por livros, ainda se realizará! E quer saber? Com a velocidade dessas redes sociais, isso não vai demorar nada a acontecer!

Ler deixou de ser coisa de gente "nerd" e passou a ser sinônimo de status social, de estar por dentro da moda, por fazer parte do grupo intelectual e ser aceito naquele meio.

E eu estou MUITO feliz em saber que faço o que posso - e o que acho que não posso também, hehe - para colaborar com essa melhora no quadro de leitura do Brasil. Tenho minha consciência tranquila como cidadã e o coração cheio de energia como editora!

Vocês todos, blogueiros queridos e parceiros, estão de Parabéns pelo trabalho que estão fazendo! Essa é a parte de vocês e não podem parar!

E quanto a todas as outras pessoas... Acessem os sites, visitem os blogs e, é claro... Leiam muitos livros, rs!



20 comentários :

  1. Oi Talita!!

    Que prazer conhecer seu blog! e ainda mais ler este post tão bem formulado, sim, não é crível, mais ainda existem pessoas como nós, que alimentam um amor à literatura, e aos livros, cheiro de papel novinho ehehehe

    Grande beijo;)

    ResponderExcluir
  2. Vixi, tem outros tão grandes quanto viu!! Garota it, viajem literaria... mto mto mto bons esses

    ResponderExcluir
  3. Faltou o Nossos Romances :P
    Adorei conhecer o teu cantinho Talita! Vou vir sempre...
    Beijos

    http://www.nossosromances.com.br/
    Lili

    ResponderExcluir
  4. Você não é a unica que se emociona!

    Também comecei a ver blogs de beleza e tecnologia e quando descobri vários blogs literários fiquei muito feliz.

    Brasileiro no geral lê muito pouco mas o pessoal que gosta e tem a leitura como hobby lê muitooo.
    E com o crescimento de blogs desse tipo acredito que o número de leitores vai aumentar cada vez mais!

    ;**

    ResponderExcluir
  5. Queridosss eu não selecionei os meus preferidos não... só os que estavam de mais fácil acesso no Twitter! haha! desculpe! eu sigo TODOS vcs, sem exeção! Sou muito menos dedicada com esse Blog do que vcs são com os respectivos, mas vou tentar me manter mais fiel a ele, incentivada por vcs, rs!

    ResponderExcluir
  6. Amei o post! Meu sonho é que todos se apaixonem pela leitura tbm! Quem sabe um dia isso não acontece?
    beijoos *-*

    ResponderExcluir
  7. Que lindo post!

    Eu tenho blog há mais de dois anos, quando criei o meu, acho que ainda nem existia o que hoje chamamos de "blogosfera literária". Conheci livros maravilhosos e - por que não dizer? - pessoas maravilhosas também. Fico muito feliz com isso :)

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Oi Talita!

    Adorei seu post!
    Acredito que os jovens estão lendo muito mais do que qdo eu era adolescente, mesmo q eles cheguem aos clássicos através de uma série da moda, o importante é que eles leiam!

    O Psychobooks não está aí, mas sei q vc visitou e gostou, afinal fechamos parceria rsrsrrs

    Não abandone seu blog, ele faz bem para vc e para quem lê ;)

    bjs

    ResponderExcluir
  9. Oi Talita,

    Concordo que os blogs possibilitam um leque que até então não estava a nosso alcance. Exite muita coisa boa por aí. Até bem pouco tempo atrás, só tínhamos acesso aos clássicos, aos grandes escritores, e uma "leva" ficava engavetada, a espera de oportunidade, que muitas vezes não aparecia.
    Com o surgimento dos blogs isto foi possível.
    Falo por experiência própria, não faz muito tempo que criei o meu, mas tenho acompanhado muitos blogs e lido muita coisa boa, interessante que merecia ser publicada.
    Um "viva" aos blogs literários e a todos os outros.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  10. Oi, Talita! Adorei conhecer o seu blog! Sabe, acho q não sei mais viver sem... Eu simplesmente adoro escrever sobre livros tanto qto adoro lê-los!
    Você esqueceu de adicinar meu blog por aqui...

    http://ink-mundodetinta.blogspot.com/

    Bjokas.

    ResponderExcluir
  11. Ótimo texto ^^ Poucas editoras dão tanta atenção aos blogs de resenha qt a Lua de papel, graças a você!
    Nos do Dear Book ficamos honradas de fazer parte do seu post!
    Sucesso pro seu blog tbm!
    ;*

    ResponderExcluir
  12. Adorei o post Ta!

    Escrevi ainda hj um post sobre essa paixão que são os livros. Realmente ser blogueiro não é tão simples quanto parece e exige um grande esforço, que nem sempre é visivelmente recompensado, mas é delicioso.

    Bjão e parabéns mais uma vez pelo post e pelo trabalho com a Lua de Papel

    Bjinhus
    @tathys
    www.tathy.com.br

    ResponderExcluir
  13. Talys, agora que conheci seu blog não paro mais de olhar. Muito obrigado pelo carinho que tem conosco. Sempre

    ResponderExcluir
  14. Oi, Talita.
    Essa é uma das parcerias mais carinhosas que tenho. Pessoas como você compensam todo o tempo e esforço que fazemos para manter nossos blogs atualizados e interessantes.

    Muito obrigada pelo carinho.

    Beijo.

    Bianca

    ResponderExcluir
  15. Eu fiquei emocionada sim, com seu post. Me senti menos só no mundo rsrs. Ainda são muitos que não gostam de ler (ou não se dão a oportunidade de gostar), não sabem quem é Jane Austen ou as irmãs Brontë ou a que a grande maioria dos bons (e maus) filmes são baseados em alguma obra literária. Se puder deixe os links dos bons blogs literários citados por você. Sucesso!

    ResponderExcluir
  16. Olá Carla! Obrigada!! Bom saber que tenho leitores por ai e melhor ainda, q se sentem como eu!! Quanto aos links... dê uma olhadinha no lado direito aqui do Blog, na coluna MAIS DO MESMO. Tem todos os blogs que sigo!! Divirta-se! E se apaixone, como eu! Beijos

    ResponderExcluir
  17. Bem-vinda aos blogs, espero q continuem com o seu, :)
    bjus

    ResponderExcluir
  18. Belíssima, vc ganhou o Selo Sunshine de ótimo blog!

    http://literaturadecabeca.blogspot.com/2010/07/ganhamos-o-selo-sunshine.html

    ResponderExcluir
  19. Adorei conhecer seu blog,vc escreve muito bem.
    Também me inpressiono com o número de blog muito bons que exitem por aí.
    Estou fazendo um soretio no meu blog,se quiser participar será bem vinda.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  20. Olá Talita,
    Olha eu aqui agora, nem pense que vai se livrar de mim, mesmo tendo deixado a Universo, rss, gostei deste post muito mesmo. Ah, e também do que fala da Companhia das Letras, tenho certeza de que um dia você ainda trabalhará nela. Realmente gostei muito do seu blog, está totalmente de parabéns!

    ResponderExcluir