28 de jul. de 2011

[Yale] Publishing Management - O curso



Quando fui demitida da Leya ano passado, fiquei perdida. Nunca tinha sido demitida antes (e já diria o ditado que vamos vivendo e aprendendo), fiquei cheteada, desanimada e sem rumo. Então, alguém falou: "Por que você não vai estudar fora do país?" Bom, quem acompanha o blog sabe que viajar é sempre uma excelente opção para mim e então, ao invés de ficar me lamentando sobre a vida e minha demissão, fui correr atrás dos meus interesses.

Googlando a respeito de Publishing Courses, encontrei o antigo curso na Universidade de Stanford, na Califórnia, que me foi altamente recomendado por editores renomados do mercado brasileiro. Para minha infelicidade, o curso já não existia mais por falta de verbas. Mas foi então que descobri que ele havia sido transferido para a Universidade de Yale, de onde escrevo este post hoje. 

Comecei a pesquisar, a correr atrás, a me informar. E, na metade do curso, já posso garantir que ele é altamente recomendável a todos os interessados em trabalhar no mercado de livros, seja na área editorial, comercial, finanças ou administrativa: aqui temos profissionais de todas as áreas, de diversos locais do mundo, como podem ver logo abaixo:

Mapa para localizar todos os países de onde vêm os participantes. By, HOLMES.

Material distribuído aos alunos
As editoras deveriam investir em seus profissionais, incentivando-os a fazerem parte disso (aproveito para agradecer meus pais e irmã, pelo suporte moral e financeiro; bem como a meu chefe e colegas de trabalho, pelo suporte também moral e de mão-de-obra). Pode parecer caro quando falamos em U$ 5.000,00, mas eu posso garantir que esse dinheiro é muito bem investido, já que além dos melhores palestrantes sobre o assunto, toda infrainstrutura moderna, transporte, há muita comida boa e bebida (incluindo alcoólicos) o tempo todo.




Jantar no Berkely College, em Yale
Mas que fique claro que o curso é para quem atua na área: aqui não se aprende a fazer um livro, por exemplo. Aqui todos já sabem fazer livros, seja lá que formato for. O que fazemos aqui é dividir experiências, trocamos informações e muito networking (tragam seus cartões de visita, rs!). Aprendemos com as histórias alheias, rimos com os erros coletivos e levamos lições para a vida inteira. E não só durante as palestras com os "papas" do mercado editorial norteamericano: temos café da manhã, almoço, jantares, churrascos, coquetéis, festas e tudo mais o que o ambiente social networking pode oferecer. É um oportunidade inigualável de APRENDER!  



Fora isso, tem todo o ambiente Yale University, né? O campus é repleto de bibliotecas, prédios históricos, galerias de arte, centros esportivos... vale MUITO a pena. Então... VENHAM TODOS VOCÊS! 


P.S: Há também a versão deste curso para revistas.
P.S2: Vejam FOTOS AQUI!!

3 comentários :

  1. Oi Talita nossa que ótimo saber que está estudando, deve ser ótimo, desculpa a bobeira eu não sou da área então não fui fazer uma super pesquisa.
    Só queria saber quanto tempo é o seu curso.

    bjks
    e boa sorte

    ResponderExcluir
  2. Oi Samantha! Não precisa se desculpar não! O curso dura 5 dias: de segunda a sexta, num ritmo super intenso, corrido, mas q vale mto a pena!!

    ResponderExcluir
  3. Que bacana!
    Aprender é sempre bom mesmo, parabéns pela oportunidade e boa sorte na carreira.

    Beijos

    ResponderExcluir