10 de dez. de 2011

Jantar de confraternização de editores e livreiros da CBL 2011


Na última quarta-feira, 07 de dezembro, aconteceu, em São Paulo, a confraternização de editores e livreiros organizada pela CâmaraBrasileira do Livro (CBL). O evento aconteceu na Cinemateca, zona sul da capital paulista, e teve uma cara nova, mas ainda assim, longe de ser considerado um evento divertido. 

Isso porque, neste ano, a CBL investiu num estilo moderno, sem mais o tradicional jantar à francesa, em grandes mesas que dividiam o grande público do mercado editorial.
Dessa vez, apostou-se num novo formato de lounge, com pufs, sofás, mesa de drinks e jantar em pé. 
Acho válido ressaltar que a iniciativa da CBL em mudar o formato foi extremamente válida, já que os tradicionais jantares descritos acima são frequentamente criticados por serem chatos e cansativos. Na nova maneira de reunir o mercado editorial, a CBL proporcionou maior circulação e interação entre seus convidados (que não são exatamente convidados, já que cada convite custou R$ 200,00).

Mas, infelizmente, o novo formato ainda não pareceu adequado. Mais uma vez a CBL se usou do evento para passar quase que a noite inteira apresentando números, pesquisas, valores, blábláblá... uma chatice pra quem vai ao evento afim de bom papo, reencontro com colegas da área, bons drinks e descontração. E sejamos realistas: NINGUÉM presta a menor atenção em nenhuma informação dada durante este evento. E fim. Então, a crítica construtiva vai em forma de pergunta: POR QUE insistir nisso, CBL? Não seria melhor presentear os “convidados” com um relatório anual que concentra todos esses dados? Dessa maneira, a confraternização honraria o nome e seria um evento muito mais descontraído e divertido para todos. 

Cada ano que passa, menos nomes importantes do mercado se fazem presentes neste evento. Acho que isso é um alerta de que estão errando em algum momento. 


José Pígola, Talita Camargo e José Henrique Grossi

A festa foi muito agradável e as melhorias deste ano foram muito válidas. Mas espero que a próxima edição seja ainda melhor. E melhor e melhor e melhor... Porque se o mundo mudou, se o mercado mudou... Por que então esse evento também não pode mudar? #Ficaadica CBL! :)

2 comentários :

  1. Bom Dia, Talita,

    Passei pra conhecer seu blog. Andava procurando um espaço onde eu pudesse me manter informada sobre notícias do universo editorial. Gostei daqui.

    Abraços/Boa semana/!

    ResponderExcluir
  2. Olá Rosa! Obrigada! que bom que gostou! seja muito bem-vinda! :)

    ResponderExcluir