Foi com muita honra que aceitei o convite da Professora Maria José Rosolino e do Professor Whaner Endo para participar da sexta edição do Prêmio Tatu, que avalia os melhores trabalhos de conclusão de curso de Produção Editorial da Universidade Anhembi Morumbi.
O troféu |
Flyer / convite |
Além disso, o prêmio tem como objetivo gerar visibilidade aos alunos e suas produções, do curso de Produção
Editorial, que completa 40 anos.
Os trabalhos foram avaliados sob o ponto de vista mercadológico e o júri era composto, além de mim, Talita Camargo, por: José Castilho Marques Neto, diretor presidente da Fundação Editora da UNESP; Ricardo Costa, editor do portal
Publishnews, um dos principais canais de notícias e informações sobre o
mercado editorial e livreiro; e Gerson Ramos, ex-diretor da Superpedido e
atualmente consultor de negócios editoriais.
Os trabalhos avaliados foram dois:
Título: Compassos: a música na cabeça de São Paulo
Autores: Andréa Albuquerque, Carol Duran, Ivan Colucci, Max Oliveira, Mayara Facchini e Victor Mozzaquattro
Título: Os sete pecados e as sete virtudes na pós-modernidade
Autores:
Drielly Galvão Salles, Elisa Gomes da Cunha Xavier, Julia Buchhorn
Marques da Silva, Juliana Dário Battiston, Leandro Agibert Bernardo
Barros e Lívia Mendonça Oliveira
Os projetos impressos |
Os
grupos tiveram cerca de 40 minutos para expor o plano editorial e os
compostos de marketing que o acompanham. Após a realização das duas
apresentações, o júri se reuniu e delibera o 1º e o 2º lugares, ouro e
prata e os resultados fora, respectivamente:
O TATU DE OURO foi para Compassos: a música na cabeça de São Paulo, da Sentido Editorial.
O TATU DE PRATA foi para Os sete pecados e as sete virtudes na pós-modernidade, da Editora VisualiZ.
Equipe da Sentido Editorial, vencedora do Tatu de Ouro. |
É importante ressaltar que ambos os projetos tinham excelente acabamento gráfico e brilhantes ideias multimídias, que faz parte do processo do curso de Produção Editorial da Universidade Anhembi Morumbi. Porém, do ponto de vista mercadológico, o Compassos: a música na cabeça de São Paulo foi muito mais coerente e realista, tanto em termos ideológicos, quanto nos custos apresentados.
Momento da premiação |
Sob o meu ponto de vista, ambas as editoras criadas tiveram dois pontos negativos.
O primeiro, foi que nenhuma as duas optou por trabalhar com a linguagem textual, mas sim, imagética. Ambos os projetos editoriais principais são livros de fotografia. E por mais que os alunos tenham estudado fotografia durante o curso e que a linguagem imagética tenha sido uma escolha pertinente aos peojetos, ainda assim, deixo um conselho para que eles tenham cuidado: o mercado editorial ainda gira em torno de textos. E, de preferência, de boa qualidade.
Momento da premiação |
Brinde dado ao juri: um kit digital! |
A experiência de participar desse júri, ao lado de grandes nomes referenciais no mercado editorial, foi muito gratificante. Mais uma vez, agradeço aos professores do curso de Produção Editorial, por quem tenho muito carinho, e aos colegas de mesa, que me respeitaram de igual para igual!
Aos grupos participantes, meus parabéns! Vocês estão muito profissionalizados e o mercado editorial tem muito a ganhar com profissionais qualificados como vocês! Agora é correr atrás do mercado! E levar todos esses sonhos e vontade de fazer acontecer, para a prática da vida real!
Sejam muito bem-vindos no Mundo Editorial!
Oi, Talita.
ResponderExcluirMais uma vez, obrigado pela sua participação em um dos nossos eventos. Neste caso especial, compartilhando a sua expertise no mercado de livros, adquirida em uma carreira ainda breve (ainda mais se comparada com os demais integrantes da mesa) mas já muito profícua! 8-)
Apenas um esclarecimento... Em relação à distribuição, os grupos sabem da importância do departamento comercial, tanto é que ele está presente no organograma das empresas.
Talvez não tenha ficado claro, mas o curso de Produção Editorial tem como princípio mostrar aos alunos que o elo de distribuição é fundamental para o nosso negócio e a construção de um bom relacionamento entre as editora e o mercado livreiro é condição primordial para o sucesso de cada negócio.
Fato é que ambos os grupos definem que a venda dos livros para as principais redes (key acconunts), como Liv. Cultura, Saraiva, Travessa, etc. será feita pela própria editora e, apenas para atingir as pequenas livrarias, nas mais diversas cidades do Brasil, eles utilizarão os serviços da Superpedido, já que são empresas iniciantes e com uma infraestrutura pequena para oferecer um atendimento de alto nível para uma grande quantidade de pontos de vendas.
É claro que, didaticamente, foi importante incluir a figura do distribuidor, e não apenas das livrarias, no plano de negócios, mesmo sabendo que no Brasil, essa figura está em extinção... 8-)
Saliento ainda que nenhum dos grupos fará venda direta através dos seus sites, mas direcionarão as vendas para sites parceiros (este ano, para o site da Livraria Cultura) reforçando a ideia de que o relacionamento editora-livraria é fundamental.
Espero ter ajudado… 8-P
Bjao,
Whaner
Oi Whaner! Ficou mto bem explicado sim! es! E li tudo isso no próprio projeto deles! De qq maneira, acho que o mercado como um todo está deixando os bons e velhos vendedores d elivros de lado. E isso é preocupante. Mas virá post em breve! :) Obrigada sempre, querido!
ResponderExcluirOlá Talita e Whaner,
ResponderExcluirAmbos meus alunos...Tô velha mesmo! Acho que as duas situações convivem harmoniosamente e apoio as colocações do professor Whaner mas sou fã de equipes de vendas também. Acho que elas são um super termômeto dos acontecimentos do mercado e uma excelente fonte de pesquisa.
Agradeço as considerações da Talita sobre os trabalhos e fico feliz que o objetivo do prêmio Tatu tenha se concretizada.
Abraços e boas festas!
Mazé Rosolino
Além de gratificante, mais legal ainda é saber que agora estamos do outro lado da mesa!
ResponderExcluirBjones e parabéns a todos!
Ah! o nosso premio está na minha estante, viu? rs