2 de jan. de 2012

A arte do mundo editorial

Eu sou de uma geração que não sabe ler um texto numa folha branco, sem formatação, sem diagramação e... sem design. Um texto sem arte, não é um texto completo. Não traz o mesmo prazer da leitura, que em muitos casos perde o sabor gostoso de ler.

É completamente impossível desassociar a linguagem escrita da linguagem escrita. E, muitas vezes, a arte, por si só, é capaz de dizer tudo. E fim. Por isso, há tempos quero escrever um post sobre os designers gráficos e resolvi dar as boas vindas a 2012 assim: falando de arte!

Melhor capa Getty Images de 2011: By Claudia Warrac e Raul Loureiro

By Sergio Bergocce
E quando falo em design gráfico, não me refiro apenas às capas de livros (vale dar uma lida neste post aqui). A arte no mundo editorial vai muito além disso. Os livros, revistas, catálogos, peças publicitárias entre outros, são de responsabilidade dos designers, tanto para os meios impressos, quanto para os digitais (incluindo sites, hotsites, blogs e afins).

Apesar de ser cada vez menos comum – ainda bem! – ainda há quem considere o valor da informação textual maior do que o da informação visual. Cuidado! Os papeis hoje em dia já se inverteram em diversas ocasiões.

By Osmane Filho
By Luciano Alves

Os designers são, acima de qualquer coisa, responsáveis pela criação. É deles o papel de dar cara ao produto e à empresa. 

O envolvimento deles com a parte editorial, é fundamental: quanto mais detalhado e bem explicado o briefing, melhor o resultado; quanto mais entrosamento no processo editorial, maiores as chances de aproximar a arte daquilo que o pessoal do texto deseja. 

Fica claro, então, a importância do papel do editor na orientação do designer. 




Diagramação do miolo da revista Mac+, by Sergio Bergocce
Alguém consegue imaginar um livro sem capa? E o miolo não diagramado? Que tal uma revista sem cores, ou um e-book todo desconfigurado? Pois é... Difícil, né?

Por isso, minha dica é que valorizem cada vez mais o trabalho desseslindos, que deixam nossas vidas muito mais bonitas e coloridas!

Feliz Ano Novo, cheio de energia e muitas cores!





By Zuleika Iamashita

Seguem alguns contatos que valem a pena!
Divirtam-se e aproveitem... Faz muito bem para os olhos e para a alma!! :)

Sérgio Bergocce

Luciano Alves

Osmane Garcia Filho

Suria e Sandra Scapin
Zuleika Iamashita

Pati Morante
Marcos Mazzei


Um comentário :

  1. Assino embaixo

    Trabalho com alguns dos designers citados pela Talita Camargo e cravo: o trabalho deles é essencial para a transmissão completa da informação.

    Abs.

    ResponderExcluir