24 de mar. de 2011

E a melhor capa de livro de 2010 vai para...

Num clima amistoso de início de outono, amigos, jurados, jornalistas e profissionais da área se reuniram para assistir à cerimônia de premiação da segunda edição do prêmio de “Melhor Capa de Livro 2010”, promovido pela Getty Images Brasil, que aconteceu nessa 3ª. feira, 22 de março, no Território da Foto, em São Paulo. 

Para quem não conhece, a Getty Images Brasil é uma agência de conteúdo visual e multimídia, de onde os designers extraem grande parte das imagens utilizadas nas capas e miolos dos livros. 

Este concurso compreende as criações produzidas a partir do banco de imagem da Getty Images e tem por objetivo premiar designers autores de capas de livros, pois esses profissionais são essenciais no sucesso do mesmo. A segunda edição do evento contou com 33 inscrições, 80 a mais do que no ano passado. Além disso, o evento tem se consagrado no mercado de criação editorial com a participação de trabalhos de 35 editoras. Entre as finalistas, estiveram presentes capas de livros de algumas das mais importantes editoras do país como Companhia das Letras, Record, Rocco, Leya, Larousse do Brasil e Objetiva/Alfaguara. (Para conhecer mais do concurso, acesse o Blog.). 

Segundo Paula Costa, da Getty, o concurso foi dividido em duas etapas, sendo que na primeira, as capas não estavam associadas aos nomes de seus designers e nem editoras. Já na segunda fase, essas informações foram inseridas para que os jurados pudessem fazer suas escolhas finais. 

A mesa de júri foi composta por grandes nomes do meio editorial, como Victor Burton, designer gráfico colaborador das editoras Companhia das Letras, Record, Objetiva e Grupo Ediouro; Felipe Machado, editor de Multimídia de O Estado de S. Paulo; Sergio Miguez, jurado do prêmio APCA de Literatura e editor-chefe da Revista Cultura; além da participação especial da jornalista Rosângela Peta. Os convidados, além de elegeram os vencedores, fizeram uma deliciosa mesa de debate sobre a importância da capa no processo editorial (a discussão foi tão boa que renderá um próximo post por aqui!).

Os jurados comentaram que os principais critérios na hora da decisão foram:  a subjetividade: a capa causa algum tipo de emoção? Qual?; e a técnica de tipologia e harmonia da imagem escolhida.

Os grandes vencedores foram:

1o. Colocado
Studio warrakloureiro
Designers: Claudia Warrac e Raul Loureiro
Livro: Uma Certa Paz


2o.Colocado
Designer: Rodrigo Rodrigues
Livro: Sudd

3o. Colocado
Designer: Rodrigo Rodrigues
Livro: Retratos Imorais

Melhor Capa Juri Popular 
Eleita pelos presentes no evento de premiação

Estudio Retina 78
Designer Christiano Menezes
Livro: A menina que não sabia ler


Parabéns a todos os participantes!
E parabéns à Getty pela iniciativa! Não podemos nunca deixar de prestar atenção em todos os profissionais que fazem parte da produção de um livro. Homenageá-los, presenteá-los e reconhecê-los faz parte do nosso trabalho em equipe!


--
Agradecimento especial à Approach Assessoria, que me chamou para o evento como jornalista/blogueira convidada.

Um comentário :

  1. Carissima Talita,
    il tuo blog è bellissimo, ora ti seguo anch'io!
    Un bacio
    Francesca

    ResponderExcluir