22 de fev. de 2012

[Dica de outras boas leituras] Saiba como organizar os livros em casa

O portal DELAS, do IG, publicou uma matéria sobre como organizar os livros em casa, a qual recomendo a leitura.
Afinal, quem não sofre de problemas de espaço na hora de guardar os livros, né??
Espero que ajude vocês a terem boas ideias de como resolver esse problema sem fim (sim, poirque deixar de comprar livros não é uma solução, né? rs!)

A dica de leitura foi da Tereza Cristhina!


----


Classificar por temas é um dos métodos para por fim à bagunça. Confira outras dicas
Bruna Bessi


Quem gosta de ler e não abre mão do papel, sempre encontra grande dificuldade para organizar os livros de forma a encontrá-los mais facilmente no futuro. O ponto fundamental para acabar com essa angústia é estabelecer uma lógica prática e funcional: ordem alfabética, editora, temas ou qualquer outra classificação que lhe faça sentido. O ideal é escolher aquela que não exija muito esforço para que você encontre os livros.
Segundo especialistas, um dos métodos mais eficazes é usar a classificação por grandes temas como música, gastronomia, autores nacionais ou internacionais. Algumas pessoas, no entanto, têm bibliotecas com muitos exemplares pertencentes a um único assunto e, nestas situações, a alternativa é segmentar em grupos menores relacionados ao tema principal.
Outra possibilidade para organizar a estante é agrupar segundo o nome das coleções ou mesmo por ordem alfabética. “Este último modelo deve ser analisado com cuidado, já que a bagunça voltará caso muitas pessoas tenham acesso aos exemplares”, lembra a home organizer Ingrid Lisboa.
A dificuldade na arrumação também pode aparecer quando os títulos forem variados. Para resolver o problema, nada melhor do que classificar por obras literárias ou não. “Há diversas maneiras de organizar uma biblioteca pessoal. O que vai direcionar o trabalho é pensar em como os livros são procurados no dia a dia”, diz Verônica Cavalcanti, personal organizer e consultora do Senac Rio. “A organização não ficará 100% bonita, mas deverá ser harmoniosa”, ressalta.
Ao posicionar as obras, o grau de relevância também deve ser analisado para que os locais mais visíveis recebam as de maior uso. Por isso, o indicado é escolher um móvel que permita boa visualização. “Gavetas não são interessantes para esta finalidade porque ficam pesadas e ‘escondem’ os livros; já nos armários existe a dificuldade do acesso restrito. Isso faz que as prateleiras sejam opções valiosas”, afirma.
Caso a quantidade de livros seja maior do que as prateleiras existentes, apele para os espaços vazios. Olhe em volta e veja se não é possível criar pequenas bibliotecas debaixo do criado-mudo, em gavetões instalados debaixo da cama ou ainda em prateleiras especialmente criadas para esse fim nos cantos das paredes ou na altura da porta, ao longo de todo o corridor.
Veja uma galeria com alguns modelos de estantes clicando AQUI.
Confira outras possibilidades. Espalhe livros pela casa
Antes de começar os trabalhos, entretanto, algumas providências devem ser tomadas. “O local que receberá os livros deve estar limpo e disponível” diz Ingrid. Por isso, é importante descartar ou entregar para a doação os exemplares desatualizados ou que não despertarem mais.
Mas e a estética?

Livros tiveram a capa virada para frente com o objetivo de garantir efeito estético
Quando a prioridade da arrumação for conseguir um efeito visual bonito, a classificação deverá partir de outras premissas como tamanho, cor e espessura dos exemplares. Para as especialistas, distribuir os livros do maior para o menor começando pela direita resultará em um efeito degradê interessante. Além disso, as cores das lombadas também podem ajudar na decoração do ambiente.
No caso de livros mais grossos, posicioná-los na horizontal sobre uma mesa de centro ou no meio da estante pode contribuir para a decoração. “Mas, para não afetar a estrutura do móvel ou a beleza da arrumação, é importante lembrar que o limite da pilha deitada será a altura dos livros na vertical”, afirma Ingrid.


Um comentário :