30 de mar. de 2012

[Eventos] Lançamento do livro "Substância Rara" do poeta, músico e compositor Adler São Luís


A Secretaria de Estado da Cultura do Estado de São Paulo & O Autor na Praça

Convidam

Lançamento do livro “Substância Rara” do poeta Adler São Luís


No ano da graça de 1971, Adler concluiu o curso “científico” no Liceu Maranhense e arrumou as malas rumo ao Rio de Janeiro com a desculpa singular de estudar química na Federal de Mangaratiba. Antes de pegar o avião - aprendeu sozinho - dedilhar um violão – que lhe deu Dona Lily, sua mãe.

Quando acabava as aulas do turno matutino entrava naquele prédio greco-romano onde esta, até hoje, a majestosa biblioteca da sua ilha colonial. Lá lia desde jornais antigos a contos de Humberto de Campos passando por Graça Aranha, Gonçalves Dias, Coelho Neto, Artur Azevedo, etc.

Os primeiros versos foram publicados no suplemento literário do “Jornal Pequeno” - único órgão maranhense - que há quase um século senta a pua na família Sarney. Seu primeiro emprego com a carteira assinada foi como repórter e locutor da Rádio Timbira do Maranhão (por onde passaram também Lauro Leite e Ferreira Gullar).

No Rio ficou amigo e parceiro de Salgado Maranhão, L. Semog, Abel Silva, Sérgio Natureza e tantos outros. Já com Flávio Nascimento cria um ponto de declamação toda sexta-feira em plena Cinelândia - no famoso Bar Amarelinho. A maioria dos poetas trazia seus trabalhos mimeografados quando o poeta deu por si já estava muito mais envolvido com a música em si bemol.

Daí, na volta de Paris, grava seu 1º. LP TAMBÔ E CRIOLA (que já vendeu 11 mil cópias) depois de remasterizado em CD. Contou com os amigos Luiz Melodia, Paulo Moura, Marcos Suzano, Oswaldinho do Acordeon e do baixo preciso de seu irmão Arlindo Pipiu.

O livro SUBSTÂNCIA RARA rende homenagem ao grande poeta José Chagas. Adler diz que o livro se resume a uma coleção de aparas do seu trabalho de compositor - que é o que mais gosta de fazer neste mundo das artes e de tantos “artistas”. Só isso e ponto. Adler São Luís.

Na noite de lançamento haverá apresentações poéticos-musicais com o autor e convidados.

Serviço:
Lançamento do livro “Substância Rara” de Adler São Luís
Casa das Rosas – Av. Paulista, 37 – Tel. 3285 6986
Dia 30 de março, Sexta-Feira, 19h – Entrada Franca
Apoio: Poiesis, Linear B, ACGE – Assesoria de Cultura para Genêros e Etnias, Casa das Rosas.



Nenhum comentário :

Postar um comentário