10 de abr de 2012

O dia em que uma editora liderou os tópicos mais comentados no Twitter

Hoje a Companhia das Letras chegou as 30 mil seguidores em seu Twitter oficial: @cialetras. 

Para comemorar o feito, a editora lançou uma promoção para sortear 30 livros ao longo do dia, sendo 3 livros por hora, das 11h às 20h. 


Os participantes devem tuitar o seguinte modelo de frase:  Eu quero ler (título de um livro da editora). 

A promoção era tão boa, que até eu participei (nunca participo de promos de editoras e afins). Mas realmente pretendo ganhar Festa no Covil ou Noah Foge de Casa. Mas eu nunca ganho nada rsrs!

O fato é que a promoção ganhou tamanha dimensão, que em menos de uma hora, a hashtag #cialetras30mil já era líder dos trends topics do Twitter Brasil. 



E não é todo dia que vemos uma editora, ou livros, ou qualquer coisa ligada ao mundo editorial liderando tópicos no Twitter, não é mesmo? 

É um case a ser estudado pelos universitários, professores de editoração e marketing editorial e também pelas outras editoras. 

Esse post me levará a um outro, muito em breve, sobre o papel dos social medias em editoras. Porque comandar redes sociais, é muito mais do que dar RTs em posts de elogios. 

Por isso, deixo meus sinceros parabéns à Companhia das Letras e a toda equipe do departamento de divulgação, em especial à Diana Passy, que lidera isso como poucos! Rumo aos #cialetras50mil! :)

6 comentários :

  1. Diana manda muito bem. Enquanto ainda tem editora que patina ao usar as mídias sociais para estabelecer contato com o público, a Companhia só tem colecionado acertos. Muito legal mesmo o que aconteceu hoje.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Companhia das Letras transformou o relacionamento com o cliente de uma maneira invejável! diana é mto boa!!

      Excluir
  2. Diana tem que compartilhar seus conhecimentos! Quando preciso usar algum exemplo de uso de mídias sociais por uma empresa geralmente cito a Companhia (pelo twitter, pelo blog e pelo facebook).
    Enfim, fiquei espantada até hoje de manhã quando olhei o twitter pq 80% do pessoal que sigo estava participando da promoção, era só isso que se via xD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem contar as dicas que os tweets me deram de outros livros! hahaha!

      Excluir
  3. A Companhia das Letras é um exemplo que deveria ser seguido pelas outras editoras. Presenteou os leitores, despertou o interesse pelos livros e promoveu a editora sem fazer flood (ao contrário de outras que vemos por aí...) Isso sem falar na qualidade inquestionável de seus livros!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que oq mais admiro eles é exatamente essa parte: "sem fazer flood" :)

      Excluir