2 de mai de 2013

[Eventos] Duilio Ferronato lança o livro Dorme sujo, pela editora Dash, no dia 6 de maio, na Livraria Cultura

O arquiteto e escritor Duilio Ferronato lança o livro Dorme sujo, pela editora Dash, no dia 6 de maio, segunda-feira, a partir das 18h30, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional.



Com textos de apresentação assinados pelos jornalistas Xico Sá e Tete Martinho, Dorme sujo é fruto de parte da pesquisa do mestrado de Duilio, sobre os largos na cidade de São Paulo, muitos deles habitados por moradores de rua.

O livro é resultado desses encontros e dessas conversas, em diferentes tempos e lugares - uma mistura de personagens e histórias, fictícias e reais. Reúne dezenove depoimentos colhidos por Ferronato nos últimos anos.

É como um livro de memórias, já que o autor não anotou nem gravou suas entrevistas. Em Dorme sujo, Duilio fala de gente que só é vista pelos outros com o canto dos olhos. Na maior parte das vezes, é ignorada. “Se você for conversar com estranhos na rua, vai perceber que algumas histórias pertencem a todos”, revela.

Para Xico Sá, “sem jamais ser panfletário ou didático, o autor nos deixa diante de um documentário-denúncia dos mais perturbadores”. O livro conta com os desenhos da artista plástica Teresa Berlinck. Durante seis meses, ela observou pessoas em ruas, praças, parques, ônibus, metrô, entre outros lugares, e testemunhou diferentes reações ao pedir permissão para desenhá-las. “Minha sensação era de invasão (...). Como artista, espero ter captado um pouco da humanidade desse exercício de troca, observação e desenho”, revela.

Para ler um trecho do livro, clique aqui.


Sobre o autor 
Formado em comunicação visual pela FAAP e arquitetura e urbanismo pela Belas Artes, Duilio Ferronato também fez cursos de arte em Londres, na London Art School e na Central Sant Martin.
No Brasil e em Cuba, especializou-se em roteiro para cinema e iniciação a dramaturgia.

Fez a cenografia do programa Sai de Baixo (TV Globo, 2008) e da peça teatral Rimbaud (dir. Elias Andreato, 1998), além de casas noturnas, escritórios, lojas e eventos. Foi colunista do jornal Folha de S. Paulo e colaborador das revistas TPM (ed. TRIP, 2003/2004) e Junior (Ed. MixBrasil, 2011), autor de blogs no portal R7 e na folha.com. Roteirista de publicidade e peças teatrais, como Quando eu era criança (Satirianas, 2007), e colaborou no programa de TV Nblogs (Record News, 2011).

Sobre a editora Dash
Criada em 2010 pela designer Silvia Ribeiro, a Dash diferencia-se por seu formato inovador no mercado brasileiro: a empresa produz livros nas versões e-book e também impressos sob demanda. Em seu portfolio estão escritores adultos e infantis, artistas plásticos, fotógrafos e blogueiros.

Os autores – muitas vezes inéditos – são selecionados por seu perfil diferenciado, criatividade e identificação com a linguagem eletrônica atual. Entre os títulos já lançados pela Dash estão: Dia + Dia + Dia, do artista plástico Marco Mariutti; O peixe-pintor, do jovem escritor Francisco Stelzer, com ilustrações de Marcelo Cipis; Enfeitamento, de Cristina Rogozinski, com ilustrações de Flávia Ribeiro, Marketing de Atitude, do publicitário Julio Ribeiro, e Mamãe conta tudo, de Flavia Fiorillo.



Serviço
Lançamento do livro Dorme sujo 
Autor:  Duilio Ferronato
Editora Dash
Dia 6 de maio de 2013, segunda-feira, das 18h30 às 21h30. Livraria Cultura – Conjunto Nacional (Av. Paulista, 2073 – Jd. Paulista)

Nenhum comentário :

Postar um comentário