26 de jun. de 2014

[Cursos] Preparação e Revisão - Curso rápido forma e aperfeiçoa profissionais para o mercado editorial

Na Casa de Lua, profissionais com dez anos de experiência ensinam os processos envolvidos na preparação e na revisão de livros. 

A partir de 14 de julho, às 18h30, iniciantes e iniciados no mercado editorial têm a oportunidade de se aperfeiçoar em duas etapas essenciais da produção de um livro. Nesta data, começa o curso Preparação e revisão de textos para o mercado editorial, uma série de quatro aulas teóricas e práticas que acontecem às segundas-feiras na Casa de Lua. 

Com a expansão do mercado editorial e o grande volume de livros publicados no Brasil, aumenta cada vez mais a busca por profissionais capacitados para esse serviço – demanda que as editoras têm dificuldade em atender. Assim, esse curso, ministrado por duas profissionais que atuam em parceria com diversas editoras, se destina a todos que desejam se qualificar para trabalhar nesse atraente mercado. 

Segue abaixo a programação dos encontros: 
  • Aula 1: Noções de gramática, nova ortografia e padrões editoriais. Referências: guias e manuais essenciais. Exercícios práticos.
  • Aula 2: Preparação. Diferença entre preparação com cotejo e sem cotejo. Como lidar com problemas de má tradução? Marcas e comentários do Word. Relação com editor. Diferença entre o trabalho com livros técnicos, não ficção e ficção. Exercício prático.
  • Aula 3: Revisão. Marcas de revisão no papel. Ferramentas de revisão em PDF. O que é trabalho do preparador e o que é do revisor? Macetes para ajudar na hora do trabalho. Diversos tipos de padronização.
  • Aula 4: Aspectos do mercado editorial. Caminhos para entrar nas editoras. Como editoras diferentes lidam com os profissionais? Quanto se cobra? As fases do processo editorial. 

Laura Folgueira 
Preparadora, editora e tradutora de livros com dez anos de experiência. Trabalha para as editoras Record, Edições de Janeiro, Manole e Amarylis, Moderna, Aymará, SM, BEI, entre outras. 

Martha Lopes
Preparadora e revisora de textos com atuação no mercado desde 2005. Trabalhou na Editora Globo, no Grupo Editorial Summus e no jornal Folha de S.Paulo. Preparou e revisou textos para editoras como Manole, Casa da Palavra, Edições de Janeiro, FTD, Pólen e Saraiva.

*Certificado para quem participar de 75% das aulas.

Serviço
Datas e horários: Dias 14 de julho, 21 de julho, 28 de julho e 4 de agosto - Segundas-feiras, das 18h30 às 21h30. 
Carga horária total: 12 horas
Valor: R$500,00 
Local: Casa de Lua (R. Engenheiro Francisco Azevedo, 216, [próximo ao metrô Vila Madalena] - São Paulo, )
Clique aqui para se inscrever e aqui para mais informações.

SOBRE A CASA DE LUA
O coletivo Casa de Lua nasceu de uma vontade e de um sonho: construir um espaço de trabalho e de convivência que se norteie pelo princípio de respeitar as diferenças e os ciclos. Hoje sediado numa casa no Sumaré, recebe eventos, debates, rodas de conversa e cursos. A cozinha verde da casa acolhe tod@s que querem propor, participar ou só conhecer. É só entrar em contato: www.casadelua.com.br e https://www.facebook.com/acasadelua

Nenhum comentário :

Postar um comentário