24 de jun de 2014

O livro "O Mundo das Copas – Edição Especial” está em campo e autor faz noite de autógrafos no Museu do Futebol, em São Paulo, no dia 25/06

O livro O Mundo das Copas, do jornalista Lycio Vellozo Ribas já entrou em campo com força total. Na próxima quarta-feira, dia 25 de junho, às 19 horas, no Museu do Futebol, em São Paulo,  os leitores/torcedores brasileiros e de todos os cantos terão um obra histórica, que contempla uma quantidade de informações jamais descrita em materiais do gênero. Uma obra ilustrada com infográficos, fotos, escudos de todas as seleções, jogadores em formato de figurinhas de álbuns, estádios, ficha técnica dos jogos, estatísticas, textos criativos que relatam os jogos épicos.


A edição especial também apresenta sua conectividade com o leitor. A cada final de Copa, o livro O Mundo das Copas traz na página um conteúdo interativo, com vídeos e informações extras. Tudo acessível por um QR Code, que direciona para o site do livro: www.omundodascopas.com.br.

“O conteúdo interativo é um grande diferencial. Quando livros são lançados, eles infelizmente se fecham para novas informações. Já um site pode ser atualizado a qualquer momento”, afirma Ribas. “No caso de O Mundo das Copas, o leitor terá acesso a informações posteriores ao lançamento do livro, como a lista de convocados de cada seleção, graças aos QR Codes”.

A obra traz as súmulas atualizadas, de acordo com revisão que a FIFA executou nos documentos de todas as Copas. Uma operação "pente-fino", que chegou a corrigir até mesmo autores de gols — casos como o do iugoslavo Jerkovic, que levou 30 anos para ser reconhecido como artilheiro único da Copa de 1962, mas que em 2010 “perdeu” o posto.

Na seção de curiosidades, o leitor se diverte com os bastidores e revelações deste universo dos Mundiais. Seria possível escalar um time só de jogadores carecas? Ou de jogadores que aplicaram “golpes de kung fu” nas partidas? Há ainda o hall da fama dos apelidos. Quem conhece o Patada Atômica? O Homem Borracha? A Pulga? El Mago? Gengis Khan? Tudo com a sutileza e paixão de um profissional que dedicou anos para abordar o assunto num só material.

O prefácio é de Tostão, tricampeão do Mundo com a seleção brasileira na Copa de 1970. “O livro mostra detalhes de detalhes sobre todas as informações. E tem essa preocupação, de resgatar coisas que nunca foram noticiadas ou que se perderam”, diz ele.

Sobre o autor

Lycio Vellozo Ribas, autor de O Mundo das Copas
Graduado em Publicidade e em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná, Lycio Vellozo Ribas é jornalista esportivo desde 1998, ano em que começou a trabalhar no Jornal do Estado (atual Bem Paraná), em Curitiba. Era subeditor de esportes durante a Copa do Mundo de 1998. Depois, chegou aos cargos de editor e secretário de redação, que ocupou durante as Copas de 2002, 2006 e 2010.

Mas a carreira como pesquisador de informações sobre futebol começou mesmo em 1982. De porte de um álbum de figurinhas, ele acompanhou o Mundial daquele ano – , assim como milhões de brasileiros, sentiu-se órfão de uma seleção que jogava bonito, mas não levou o título. Ali começou a busca por informações sobre aquele que é o maior espetáculo da Terra. Aos 14 anos, redigiu e diagramou, numa máquina de escrever, um livro sobre Copas do Mundo — originais que não foram publicados, mas que serviram de ponto de partida para a atual obra. A admiração por futebol também lhe rendeu outra paixão, a coleção de camisas de futebol. Raridades como a da Alemanha de 1954, a da União Soviética de 1982 e a do Brasil de 2002 (com duplo forro e apenas quatro estrelas) ajudaram a ilustrar o livro.

Ficha técnica
Livro: O Mundo das Copas - As curiosidades e os momentos históricos do maior espetáculo do esporte mundial
Autor: Lycio Vellozo Ribas
Editora: Academia do Livro
Nº de págs.: 448
Site: www.omundodascopas.com.br

Serviço
Noite de autógrafos do livro O Mundo das Copas, de Lycio Vellozo Ribas
Data e horário: 25 de junho, quarta-feira, às 19h
Local: Museu do Futebol (Estádio do Pacaembu - Praça Charlos Miller S/N - Pacaembu - São Paulo - SP)


Nenhum comentário :

Postar um comentário