20 de out. de 2014

Tony Beltotto em italiano

Estou passando uma temporada na Itália (vocês podem me acompanhar por aqui) e acho muito bacana quando, andando pelas ruas do mundo afora, encontro algum autor brasileiro traduzido para outro idioma.

Foi o caso de Tony Belotto, auto da Companhia das Letras. Encontreo 'Bellini e a Esfinge', que se não me falha a memória é seu primeiro livro, em uma pequena loja em La Spezia, uma cidade praiana na região da Liguria, bastante turística neste época ainda de calor por aqui, porque é um ótimo ponto para fixar hospedagem ao visitar Le Cinque Terre e Portovenere, umas maravilhas do mundo.

Fiquei muito orgulhosa de ver um brasileiro por lá... em italiano! :)


13 de out. de 2014

[Eventos] Dash Editora convida para o lançamento de 'Dá para consertar?', o novo livro de Julio Ribeiro


6 de out. de 2014

Book sharing: o intercâmbio internacional de leitura

Estou passando uma temporada em Roma, na Itália (para quem quiser acompanhar, é só clicar aqui) e me comprometi, comigo mesma, a olhar tudo sob todas as perspectivas possíveis.

Vim estudar italiano por três meses e, seguindo minha lógica, tirei uma tarde para explorar o que a escola Dilit, onde faço o curso, oferece.

Depois de almoçar (e que delícia de macarrão!), encontrei umas estantes de livros. A placa era clara:
"Troca de Livros! Pegue um, deixe outro."



Então, comecei a observar os títulos ali presentes e entendi que, embora a maioria fosse em inglês, havia livros dos mais diversos idiomas (incluindo português), de autores traduzidos ou não (por exemplo, havia um livro de Paulo Coelho em alemão).

Achei isso interessantíssimo!

Porque a Dilit é uma escola de idiomas para estudantes do mundo inteiro, então, essa é mais uma oportunidade de se trocar informações e cultura entre os diversos países que por aqui passam.

Achei genial, mas reparei que é um espaço pouco usado. Talvez, hoje em dia, ninguém mais leia livros em papel por aqui. Ou talvez quase nenhuma estudante esteja interessado em ler livros de outros idiomas vivendo em uma cidade com tantas atrações como Roma.

O único livro físico que trouxe, é 'Fique onde está e então corra', do meu querido John Boyne, que ganhei de presente e, por esses motivos, não vou deixá-lo por aqui.

Mas se alguém vier me visitar, por favor, traga algum livro tipicamente brasileiro para eu deixar na estante de troca de livros da minha escola de italiano, por favor!



1 de out. de 2014

[Cursos] Roteirista Bogado Lins ministra laboratório gratuito de Escrita e Poéticas, em São Paulo

Iniciação a técnicas de criação de crônicas, contos e poesia com o escritor e roteirista Bogado Lins. A oficina tem como objetivo utilizar a experiência do escritor para trabalhar técnicas de escrita, além da leitura e análise de autores consagrados da literatura brasileira e teóricos.

O curso acontece às sextas-feiras, de 10 a 31 de outubro, no Sesc Belenzinho, em São Paulo, e é gratuito. Mas corra: só há 20 vagas disponíveis.

Para mais informações e inscrições, é só clicar aqui.



Bogado Lins é roteirista, redator e escritor. É autor das peças infantis “Alfabrincando” e “Universo Bailado das Estrelas”. Desde 2008 gerencia e escreve o blog Literatura Cotidiana e em 2011 lançou um livro de mesmo nome com seleção de algumas de suas melhores crônicas. Em 2013, organizou e participou da coletânea de contos “Último Livro do Fim”, reunindo autores da literatura brasileira contemporânea, e fez parte da coletânea latino-americana de contos sobre futebol “Pelota Jara”, organizado por Sebastian Ocampos.