Atualização
para o mercado editorial e análise filosófica sobre os Simpsons no mesmo lugar
De que forma as novas tecnologias transformaram as comunicações
de marketing e a publicitária? Quais são
as posturas assumidas pelas editoras diante da grande quantidade de lançamentos
de livros? O que é importante priorizar no processo de editoração de uma obra,
além da normalização, estética e padronização, o que envolve o design da
embalagem, ops, da capa? As respostas
estão nos cursos que a Estação das Letras disponibiliza em maio, com o objetivo
de atualizar os profissionais da área, e que reúnem, entre outros nomes, o
escritor e jornalista Jorge Ventura, as gerentes de marketing da Editora
Objetiva e Sextante, Daniela Kfuri e Mariana Souza Lima, respectivamente, além
do diretor de marketing do Grupo Record, Bruno Zolotar.
“Escrever
bem, ter bons livros na gaveta, trabalhar com literatura , seja para criar ,
dar aulas ou editar livros requer um conhecimento mais profundo do que
significa editar, publicar um livro no nosso país e na contemporaneidade. Os
cursos direcionados ao mercado editorial que a Estação disponibiliza têm a
preocupação de formar e informar tanto autores, profissionais do livro, como
editores, professores e bibliotecários para um exercício mais consciente de
suas ocupações", explica Suzana Vargas, fundadora e coordenadora da Estação
das Letras há 19 anos.
A programação conta ainda com uma diversidade de cursos sobre gêneros
literários, com destaque para a produção de poesias e resenhas, e linguagens: a
dramaturga, jornalista e publicitária Eliane
Ganem, por exemplo, analisa as principais características
do teatro grego, do europeu do século passado, do teatro brasileiro de comédia,
do infantil para o adulto e do teatro brechtiano, tendo como base o livro Faustino, um Fausto Nordestino.
Outra
novidade da Estação das Letras em maio é o curso Recursos do Riso,
Artes da Crítica: os Simpsons sob o Olhar da Filosofia, no comando da doutora em Comunicação e
Cultura pela UFRJ Milla Benicio. “O
desenho animado, que hoje tem mais de 25 anos no ar, brinca com todo tipo de
referências filosóficas, e, ao representar a família média americana, encena
inúmeras questões que se nos apresentam no dia a dia”, explica Milla.
As inscrições estão abertas pelo site www.estacaodasletras.com.br e pelo
telefone (21) 3237-3947. O reduto da literatura nacional no Rio de Janeiro fica
na Marquês de Abrantes, 177, no Flamengo.
Confira a
programação completa:
Escrita Criativa – Desbloqueando sua Capacidade de Escrever
Desbloqueio da espontaneidade ao redigir. Prof.ª Silvia Carvão – Formada em Letras pela Uerj
com cursos de extensão universitária em Literatura Brasileira e especialização
em Leitura e Produção Textual.
De 11/05 a 29/06 (2.as feiras) das 18h45 às 20h45
| 2x R$ 330,00 / Tx. de matrícula: R$ 30,00
Oficina de Texto
Publicitário
A oficina tem como objetivo discutir os fundamentos do texto
publicitário e os processos mais adequados para o desenvolvimento de campanhas
e estratégias de comunicação.
Prof. Jorge Ventura – Bacharel em Comunicação Social,
pós-graduado em Marketing e em Didática do Ensino Superior. Escritor, ator e
jornalista, é autor de quatro livros (três de poesia e um ensaio
jornalístico).
De 04/05 a 22/06 (2.as feiras) das 10h às 12h |
2x R$ 330,00 / Tx. de matrícula: R$ 30,00
Curso de Teatro e
Dramaturgia
Conceito de teatro – teatro grego, teatro europeu do século
passado – teatro brasileiro de comédia. Teatro infantil e teatro adulto –
teatro brechtiano. Filme Dogville
sobre o teatro brechtiano.
Prof.ª Eliane Ganem – Escritora,
dramaturga, jornalista e publicitária. Doutora em Comunicação Social pela USP,
mestre em Comunicação Social pela UFRJ.
Dias 05, 12, 19 e 26/05 (3.as feiras) das 14h30 às 16h30 |
R$ 300,00
Oficina de Resenha
O que é uma resenha de um texto de ficção. Qual o
seu alcance e quais os seus limites. Como deve ser estruturada. Diferença entre
resenha e crítica literária.
Prof.
Elias Fajardo – Jornalista, escritor, roteirista e artista visual. Há mais de trinta anos
escreve resenhas e matérias sobre literatura para revistas e jornais.
De
06/05 a 10/06 (4.as
feiras) das 10h às 12h |
2x R$ 225,00
Recursos do Riso, Artes da Crítica: Os Simpsons Sob o Olhar
da Filosofia
Não é recente a concepção de que as
produções midiáticas podem ser uma fonte rica de reflexões, assim como sempre
foi a literatura. Para extrairmos uma leitura interessante da cultura de massa,
devemos munir nosso olhar ao objeto com ferramentas teóricas.
Prof.ª Milla Benicio – Doutora em Comunicação e Cultura (UFRJ), mestre em Ciência da
Literatura (UFRJ), pós-graduada em Língua Francesa e Literaturas Francófonas
(UFF) e Graduada em Comunicação Social (UFRJ).
De 06/05 a 03/06 (4.as feiras) | das 14h às
16h | R$ 350,00
Introdução ao Design de
Livros
Apresentação do processo gráfico de um livro literário por
meio de slides e exemplos físicos, desde o briefing
até o livro pronto.
Prof.ª Tita Nigrí – Designer há 19 anos.
Iniciou na Editora da UFRJ e desde então trabalha como freelancer para grupos editoriais.
De 13/05 a 03/06 (4.as feiras) | das 18h45 às 20h45 |
R$ 400,00
Curso
Teórico e Prático de Editoração e Preparação de Originais
A
editoração e suas etapas, o livro e seus elementos: normalização, estética e
padronização. Exercícios de preparação de originais com correção comentada pelo
professor.
Prof.
Alvanísio Damasceno – Jornalista;
desde os anos 1980 é revisor, preparador de originais, redator e divulgador em
editoras como Record e Ediouro.
De 07/05 a 02/07 (5.as feiras) das 10h às 12h |
2x R$ 380,00 / Tx. de matrícula: R$ 30,00
Marketing para o Mercado Editorial
A grande quantidade de lançamentos
de livros exige das editoras, além de uma maior profissionalização, foco nas
estratégias de marketing.
10h às 12h – Daniela Kfuri
– Gerente
de Marketing da Editora Objetiva. Formada
em Comunicação Social pela UERJ, possui MBA em Marketing e Pós-MBA em Marketing
Digital pela FGV.
13h às 15h – Bruno Zolotar – Diretor do Grupo
Editorial Record, responsável pelo Marketing de 11 editoras. Formado
em Propaganda pela UFF, com MBA em Marketing, Administração, Produção Editorial
e Marketing Digital.
15h30 às 17h30 – Mariana
Souza Lima – Gerente
de Marketing da Editora Sextante. Economista, em 2005 fundou o setor de
Marketing que atualmente responde pelas editoras Sextante, Arqueiro e, mais
recentemente, Saída de Emergência Brasil.
Dia 09/05 (sábado) das 10h
às 17h30 |
R$ 350,00
Oficina
de Revisão e Copidesque
O
curso objetiva formar profissionais habilitados a trabalhar na área de
editoração como editores de texto, copidesques e revisores de provas.
Prof.
Alvanísio Damasceno – Jornalista;
desde os anos 1980 é revisor, preparador de originais, redator e divulgador em
editoras como Record e Ediouro.
De 12/05 a 30/06 (3.as feiras) das 18h45 às 20h45
2x R$ 380,00 / Tx. de matrícula: R$ 30,00
Segredos e Revelações da História do Rio de Janeiro
Em 2015, no aniversário dos 450
anos da cidade, a Estação das Letras promove encontros sobre a história
artística e cultural da cidade do Rio de Janeiro.
14, 21 e 28/05 (5.as feiras) das 19h às 21h |
2x R$ 200,00
PROCESSOS CRIATIVOS
Módulo 3 – A Poesia e suas Técnicas
O
curso pretende familiarizar o aluno com o universo poético por meio de leitura,
estudo e exercícios práticos.
Prof. Luis Maffei – Poeta, autor, entre outros, de Telefunken
(2008; edição portuguesa: Deriva, 2009) e Pulsatilla (2011),
editados pela Oficina Raquel.
Dias 09, 16 e 23/05 (Sábados) das 10h às 14h | Carga horária: 12h/aula
R$ 330,00
R$ 330,00
Sobre a
Estação das Letras:
Nascida há 19 anos para concretizar um sonho pessoal de sua
criadora, a poeta e mestre em teoria literária Suzana Vargas, e de um grupo de
escritores, entre eles Flávio Moreira da Costa, Victor Giudice, Sérgio
Sant’anna e Antônio Torres. A grade de aulas é cuidada pessoalmente pela
Suzana, disponibiliza cursos regulares, que duram até quatro meses, oferecidos
nas modalidades Introdução e Avançado, e cursos mais rápidos de um ou dois
meses, workshops, ciclos de
palestras, além de aulas rápidas aos sábados.
Dessa história merece
reverência ainda o serviço fixo de análise de originais, criado há uma década, atendendo
a autores de todas as regiões do país.
Para empresas, há cursos direcionados aos funcionários, com o objetivo
de treinar a escrita adequada e estimular as capacidades criativa e interativa
dos funcionários, bem como ampliar os conhecimentos culturais dos mesmos. A
LiterÁrea, livraria da Estação, é um polo à parte para reuniões, lançamentos, realizações
de eventos gratuitos e fixos, entre eles os Concertos de Poesia e as Leituras
Imperdíveis, realizados mensalmente, confraternizações e, claro, venda de obras
escolhidas com muito cuidado.
Assessoria de Imprensa Andrea Drummond – dea@cantodotrabalho.com (24) 8824-1512
Nenhum comentário :
Postar um comentário