15 de abr de 2015

[Cursos] Estação das Letras disponibiliza, em maio, cursos inéditos e diferenciados para gostos e necessidades variados

Atualização para o mercado editorial e análise filosófica sobre os Simpsons no mesmo lugar



De que forma as novas tecnologias transformaram as comunicações de marketing e a publicitária? Quais são as posturas assumidas pelas editoras diante da grande quantidade de lançamentos de livros? O que é importante priorizar no processo de editoração de uma obra, além da normalização, estética e padronização, o que envolve o design da embalagem, ops, da capa? As respostas estão nos cursos que a Estação das Letras disponibiliza em maio, com o objetivo de atualizar os profissionais da área, e que reúnem, entre outros nomes, o escritor e jornalista Jorge Ventura, as gerentes de marketing da Editora Objetiva e Sextante, Daniela Kfuri e Mariana Souza Lima, respectivamente, além do diretor de marketing do Grupo Record, Bruno Zolotar.

Escrever bem, ter bons livros na gaveta, trabalhar com literatura , seja para criar , dar aulas ou editar livros requer um conhecimento mais profundo do que significa editar, publicar um livro no nosso país e na contemporaneidade. Os cursos direcionados ao mercado editorial que a Estação disponibiliza têm a preocupação de formar e informar tanto autores, profissionais do livro, como editores, professores e bibliotecários para um exercício mais consciente de suas ocupações", explica Suzana Vargas, fundadora e coordenadora da Estação das Letras há 19 anos.

A programação conta ainda com uma diversidade de cursos sobre gêneros literários, com destaque para a produção de poesias e resenhas, e linguagens: a dramaturga, jornalista e publicitária Eliane Ganem, por exemplo, analisa as principais características do teatro grego, do europeu do século passado, do teatro brasileiro de comédia, do infantil para o adulto e do teatro brechtiano, tendo como base o livro Faustino, um Fausto Nordestino.

Outra novidade da Estação das Letras em maio é o curso Recursos do Riso, Artes da Crítica: os Simpsons sob o Olhar da Filosofia, no comando da doutora em Comunicação e Cultura pela UFRJ Milla Benicio. “O desenho animado, que hoje tem mais de 25 anos no ar, brinca com todo tipo de referências filosóficas, e, ao representar a família média americana, encena inúmeras questões que se nos apresentam no dia a dia”, explica Milla.

As inscrições estão abertas pelo site www.estacaodasletras.com.br e pelo telefone (21) 3237-3947. O reduto da literatura nacional no Rio de Janeiro fica na Marquês de Abrantes, 177, no Flamengo.

Confira a programação completa:

Escrita Criativa – Desbloqueando sua Capacidade de Escrever
Desbloqueio da espontaneidade ao redigir.                                                                                  Prof.ª Silvia Carvão – Formada em Letras pela Uerj com cursos de extensão universitária em Literatura Brasileira e especialização em Leitura e Produção Textual.
De 11/05 a 29/06 (2.as feiras) das 18h45 às 20h45 | 2x R$ 330,00 / Tx. de matrícula: R$ 30,00

Oficina de Texto Publicitário
A oficina tem como objetivo discutir os fundamentos do texto publicitário e os processos mais adequados para o desenvolvimento de campanhas e estratégias de comunicação.
Prof. Jorge Ventura – Bacharel em Comunicação Social, pós-graduado em Marketing e em Didática do Ensino Superior. Escritor, ator e jornalista, é autor de quatro livros (três de poesia e um ensaio jornalístico). 
De 04/05 a 22/06 (2.as feiras) das 10h às 12h |
2x R$ 330,00 / Tx. de matrícula: R$ 30,00

Curso de Teatro e Dramaturgia
Conceito de teatro – teatro grego, teatro europeu do século passado – teatro brasileiro de comédia. Teatro infantil e teatro adulto – teatro brechtiano. Filme Dogville sobre o teatro brechtiano.
Prof.ª Eliane Ganem – Escritora, dramaturga, jornalista e publicitária. Doutora em Comunicação Social pela USP, mestre em Comunicação Social pela UFRJ.
Dias 05, 12, 19 e 26/05 (3.as feiras) das 14h30 às 16h30 | R$ 300,00

Oficina de Resenha
O que é uma resenha de um texto de ficção. Qual o seu alcance e quais os seus limites. Como deve ser estruturada. Diferença entre resenha e crítica literária.
Prof. Elias Fajardo – Jornalista, escritor, roteirista e artista visual. Há mais de trinta anos escreve resenhas e matérias sobre literatura para revistas e jornais.
De 06/05 a 10/06 (4.as feiras) das 10h às 12h |
2x R$ 225,00

Recursos do Riso, Artes da Crítica: Os Simpsons Sob o Olhar da Filosofia
Não é recente a concepção de que as produções midiáticas podem ser uma fonte rica de reflexões, assim como sempre foi a literatura. Para extrairmos uma leitura interessante da cultura de massa, devemos munir nosso olhar ao objeto com ferramentas teóricas.
ProfMilla Benicio – Doutora em Comunicação e Cultura (UFRJ), mestre em Ciência da Literatura (UFRJ), pós-graduada em Língua Francesa e Literaturas Francófonas (UFF) e Graduada em Comunicação Social (UFRJ).
De 06/05 a 03/06 (4.as feiras) | das 14h às 16h | R$ 350,00

Introdução ao Design de Livros
Apresentação do processo gráfico de um livro literário por meio de slides e exemplos físicos, desde o briefing até o livro pronto.
Prof.ª Tita Nigrí – Designer há 19 anos. Iniciou na Editora da UFRJ e desde então trabalha como freelancer para grupos editoriais.
De 13/05 a 03/06 (4.as feiras) | das 18h45 às 20h45 |
R$ 400,00

Curso Teórico e Prático de Editoração e Preparação de Originais
A editoração e suas etapas, o livro e seus elementos: normalização, estética e padronização. Exercícios de preparação de originais com correção comentada pelo professor.
Prof. Alvanísio Damasceno – Jornalista; desde os anos 1980 é revisor, preparador de originais, redator e divulgador em editoras como Record e Ediouro.
De 07/05 a 02/07 (5.as feiras) das 10h às 12h |
2x R$ 380,00 / Tx. de matrícula: R$ 30,00

Marketing para o Mercado Editorial
A grande quantidade de lançamentos de livros exige das editoras, além de uma maior profissionalização, foco nas estratégias de marketing.
10h às 12h – Daniela Kfuri – Gerente de Marketing da Editora Objetiva. Formada em Comunicação Social pela UERJ, possui MBA em Marketing e Pós-MBA em Marketing Digital pela FGV.
13h às 15h – Bruno Zolotar – Diretor do Grupo Editorial Record,  responsável pelo Marketing de 11 editoras. Formado em Propaganda pela UFF, com MBA em Marketing, Administração, Produção Editorial e Marketing Digital.
15h30 às 17h30 – Mariana Souza Lima – Gerente de Marketing da Editora Sextante. Economista, em 2005 fundou o setor de Marketing que atualmente responde pelas editoras Sextante, Arqueiro e, mais recentemente, Saída de Emergência Brasil.
Dia 09/05 (sábado) das 10h às 17h30 |
R$ 350,00

Oficina de Revisão e Copidesque
O curso objetiva formar profissionais habilitados a trabalhar na área de editoração como editores de texto, copidesques e revisores de provas.
Prof. Alvanísio Damasceno – Jornalista; desde os anos 1980 é revisor, preparador de originais, redator e divulgador em editoras como Record e Ediouro. 
De 12/05 a 30/06 (3.as feiras) das 18h45 às 20h45
2x R$ 380,00 / Tx. de matrícula: R$ 30,00

Segredos e Revelações da História do Rio de Janeiro
Em 2015, no aniversário dos 450 anos da cidade, a Estação das Letras promove encontros sobre a história artística e cultural da cidade do Rio de Janeiro.
14, 21 e 28/05 (5.as feiras) das 19h às 21h |
2x R$ 200,00

PROCESSOS CRIATIVOS
Módulo 3 – A Poesia e suas Técnicas
O curso pretende familiarizar o aluno com o universo poético por meio de leitura, estudo e exercícios práticos.
Prof. Luis Maffei – Poeta, autor, entre outros, de Telefunken (2008; edição portuguesa: Deriva, 2009) e Pulsatilla (2011), editados pela Oficina Raquel.
Dias 09, 16 e 23/05 (Sábados) das 10h às 14h | Carga horária: 12h/aula
R$ 330,00



Sobre a Estação das Letras:
Nascida há 19 anos para concretizar um sonho pessoal de sua criadora, a poeta e mestre em teoria literária Suzana Vargas, e de um grupo de escritores, entre eles Flávio Moreira da Costa, Victor Giudice, Sérgio Sant’anna e Antônio Torres. A grade de aulas é cuidada pessoalmente pela Suzana, disponibiliza cursos regulares, que duram até quatro meses, oferecidos nas modalidades Introdução e Avançado, e cursos mais rápidos de um ou dois meses, workshops, ciclos de palestras, além de aulas rápidas aos sábados.
Dessa história merece reverência ainda o serviço fixo de análise de originais, criado há uma década, atendendo a autores de todas as regiões do país.  Para empresas, há cursos direcionados aos funcionários, com o objetivo de treinar a escrita adequada e estimular as capacidades criativa e interativa dos funcionários, bem como ampliar os conhecimentos culturais dos mesmos. A LiterÁrea, livraria da Estação, é um polo à parte para reuniões, lançamentos, realizações de eventos gratuitos e fixos, entre eles os Concertos de Poesia e as Leituras Imperdíveis, realizados mensalmente, confraternizações e, claro, venda de obras escolhidas com muito cuidado.

Assessoria de Imprensa Andrea Drummond – dea@cantodotrabalho.com  (24) 8824-1512


Nenhum comentário :

Postar um comentário