21 de set. de 2015

Conhecendo a Feira Internacional do Livro de Foz do Iguaçu

Mal voltei da Bienal do Livro do Rio e já embarquei para a 11a. Feira Internacional do Livro de Foz do Iguaçu, no Paraná. 

O objetivo era acompanhar o jornalista e agora autor Paulo Henrique Amorim, que lançou recentemente o livro 'O quarto poder - Uma outra história', pela Editora Hedra. Mas uma simples viagem a trabalho ganhou um espaço especial em meu coração. 

Isso porque a discrepância entre estes dois eventos literários é gritante. Enquanto a Bienal ocupa os três pavilhões do Riocentro, a Feira de Foz se resume a um curto corredor, com poucas tendas de distribuidores e pequenos livreiros, além de sebos e saldões. 

Mas o que me impressionou foi a quantidade de visitantes que encheram aquele pequeno espaço com tanta fome de livro. 

As pessoas se arrumaram como as famílias o faziam para ir às missas aos domingos antigamente. Isso mostrou o quanto elas respeitavam o evento e, portanto, o livro. 

O clima tranquilo, com música popular brasileira ao fundo, intercalada com poemas declamados de Mario Quintana, homenageado da edição, compunham o ar de passeio em família e amigos, bastante característico do evento. 

Conversando com alguns jovens presentes por ali, eles disseram qua a falta de opções de eventos culturais na cidade e na região os fazem valorizar muito as poucas oportunidades que têm de apreciar a cultura e educação. 

Quentão de Ibisco, sem álcool,
para aquecer o frio do Sul do país.
A Feira do Livro de Foz é uma estrutura muito menor do que a minha realidade SP-Rio conhecia, mas valeu por um aprendizado bem maior. Nosso Brasil é muito maior do que podemos imaginar e é muito triste saber que as oportunidades culturais e da literatura não são as mesmas para todo o país. 

Porém, ver a alegria e orgulho daquelas pessoas, me fez entender que a vontade de sempre querer ler mais e conhecer melhor os livros, não vai deixar morrer nunca a oportunidade de o Brasil crescer e ler cada vez mais. 

Valeu, Foz do Iguaçu! 

P.S.: Para conferir mais fotos do evento, clique aqui.

Nenhum comentário :

Postar um comentário