1 de fev de 2016

[Cursos] Revisão de Textos

Técnicas de revisão para qualquer tipo de publicação e instrumentalização para o mercado editorial.


  • Dias 20 e 27 de fevereiro 
  • Horários: Sábados, das 10h às 15h 
  • Inscrições até 15 de fevereiro 
  • Valor: R$ 380,00
  • Para se inscrever, clique aqui.
Revisar um texto é uma arte. Tal como o ourives lapida a joia bruta, o revisor lapida o texto bruto. É necessário um olhar crítico, cuidado com as palavras, com a pontuação, com as informações.

O olhar do revisor sobre os livros é diferente do olhar de um leitor. Deve-se ter um “desconfiômetro” ligado o tempo todo em busca de erros e imperfeições. Um olhar treinado, apurado. Por isso, é importante que os interessados nessa área invistam em capacitação profissional.

Neste curso, o aluno irá aprender e praticar técnicas de revisão de textos muito úteis para qualquer tipo de publicação (material de publicidade, sites, livros, jornais, revistas, apostilas, teses, monografias e TCCs, entre outros), seja impressa ou digital. Também vai conhecer o panorama do processo editorial (do original ao livro publicado). Dessa forma, o curso irá oferecer aos alunos informação e instrumentos para ingressar neste mercado de trabalho.

Cronograma das aulas

1ª Aula
– Panorama do processo editorial.
– Importância do revisor no processo editorial.
– Conhecimento de técnicas para a revisão de provas.
– Práticas de revisão.
2ª Aula
– Padronização e uniformização de marcações de revisão.
– Referências bibliográficas e sites de consulta importantes para o revisor.
– Práticas de revisão.

Aluno

Carga horária total – 2 encontros – 08 horas
Para professores, revisores, assistentes editoriais, editores, estudantes de Letras, Matemática, História, Biologia e outras disciplinas, tradutores, escritores, bibliotecários e demais interessados em trabalhar na área.
Inscrições até 15/02/2016, ou até acabarem as vagas.

Informações extras

O mercado de trabalho para revisores de texto é vasto e oferece excelentes possibilidades em editoras e agências de propaganda, por exemplo. O revisor de textos também pode atuar como profissional autônomo (revisando material de publicidade, sites, livros, jornais, revistas, apostilas, teses, monografias e TCCs, entre outros).

Sobre a Professora

Mônica Rodrigues é formada pela Faculdade de Letras da USP. Trabalha como revisora, preparadora de textos e editora há mais de 20 anos em editoras como SaraivaÁticaFTDModerna, entre outras. É proprietária da empresa de serviços editoriais Sophia Editorial.

Nenhum comentário :

Postar um comentário