27 de mar de 2016

[Cursos] Com formato “express”, curso no Rio de Janeiro traz panorama do mercado editorial e reúne grandes nomes do ramo

Estratégias de vendas, novas tecnologias para divulgação, negociação para adaptação de títulos para TV e cinema e a força dos blogs estão entre os temas do curso coordenado por Bruno Zolotar, da Record, a partir de abril, na PUC-Rio Te escrevo porque uma galera boa do Rio de Janeiro vai comandar um curso de profissionalização para o mercado editorial em abril na Coordenação Central de Extensão da PUC-Rio (CCE).


No Brasil, existem mais de 500 editoras, entre nacionais, internacionais e de capital misto, que disputam um mercado que, apesar da crise, apresenta crescimento. O aumento do número dessas casas e a grande oferta de títulos publicados  no país, assim como a ascensão do padrão de qualidade dos serviços e produtos levados ao consumidor vem se refletindo em cursos específicos,  voltados para a profissionalização do mercado e no investimento em qualificação para lidar com este cenário.

Atento a este movimento, o diretor executivo de marketing do Grupo Editorial Record, Bruno Zolotar, em parceria com o jornalista Léo Feijó, formatou o curso Desvendando o mercado editorial: produção, mercado e tendências, que será realizado na Coordenação Central de Extensão da PUC-Rio, entre os dias 26/04 e 24/05, todas as terças e quintas, das 19h às 22h20.

Escritores, editores, empreendedores interessados no mercado e em novas tecnologias de comercialização, profissionais de comunicação e marketing, produtores culturais e estudantes vão encontrar, nas aulas, a experiência de profissionais atuantes em diversas etapas da cadeia produtiva:

  • Bruno Zolotar / Record – introdução, vendas e distribuição / marketing digital 
  • Carlo Carrenho /Publishnews - mercado brasileiro do livro 
  • Julio Silveira /Imã Editorial – o negócio da editora 
  • Marcelo Fraga / Valentina - montando uma editora 
  • Ana Lima / Galera Jovem- edição para o público jovem 
  • Carlos Andreazza / Record - edição de não ficção e ficção nacional 
  • Leo Iaccarino / Record - design de capa 
  • José Jardim/ Record - produção gráfica de livros 
  • Daniel Orlean / PUC - empreendedorismo 
  • Daniela Kfuri /Harper Collins- marketing de livros 
  • Mariana Pereira / Sextante - marketing de ponto de vendas para livros 
  • Frini Georgakopoulos / blogs 
  • Roquette-Pinto - a força dos blogs na divulgacao de livros 
  • Marcela Cerqueira / Sextante – divulgação e imprensa 
  • Valéria Martins / Oasys Cultural– agenciando autores e eventos 
  • Ana Luiza Beraba / Esfera – direitos: do papel ao cinema 
  • Daniel Louzada / Da Vinci – livraria: das redes às independentes 

"Reuni expoentes das editoras grandes e também das pequenas. Gente que faz diferença no mercado. Livreiros, agentes literários, produtores gráficos, profissionais que atuam há muito e há pouco tempo para falar dos desafios do livro no mercado brasileiro, incluindo temas como hábitos de consumo, tendências, processo na produção editorial, redes de livrarias, aquisição de direitos no Brasil e no exterior, fusões e aquisições", antecipa o coordenador, ao afirmar que este é o único curso no Rio de Janeiro que reúne temas tão variados num período de cerca de um mês.
Também está na grade um módulo sobre empreendedorismo e modelo de negócios com o professor Daniel Orlean da PUC, e temas como e-books,  novas formas de comercialização, estratégias de divulgação, com destaque para a força dos blogs, oportunidades com compra e venda de direitos para cinema e TV, distribuição e direito autoral. Padrões de contratos, royalties, e a realidade da literatura comercial - estratégias de vendas, principais títulos e perfil editorial, o mercado das feiras literárias e a produção gráfica -, além do mundo das livrarias (de pequenas lojas às megastores).

Serviço
Desvendando o mercado editorial: produção, mercado e tendências 
Quando: 26/04 e 24/05, às terças e quintas-feiras, das 19h às 22h20 
Onde: Coordenação Central de Extensão PUC-Rio 
(R. Marquês de São Vicente, 225 - Casa XV - Gávea)
Investimento: R$ 1.724,00 
Inscrições: http://migre.me/tcrg3 
Imprensa: Andréa Drummond – dea.drummond@dedicatacomunicacao.com.br| (24) 9 8824-1512
As inscrições estão abertas pelo link do curso na página da PUC-Rio: http://migre.me/tcrg3

Nenhum comentário :

Postar um comentário