21 de out. de 2010

56ª FEIRA DO LIVRO DE PORTO ALEGRE - Programação fechada e animada!


O PublishNews dessa 4ª feira, 20 de outubro, trouxe a programação da 56ª FEIRA DO LIVRO DE PORTO ALEGRE, que acontecerá de 29 de outubro a 15 de novembro, ocupando dois grandes feriados nacionais dos gaúchos de muita cultura, lazer e literatura!

Confiram a programação abaixo e não fiquem de fora dessa!!


A partir do dia 29 de outubro – e durante 18 dias – a Feira do Livro de Porto Alegre organizará mais de 700 sessões de autógrafos, mais de 180 palestras e debates, outros 450 encontros, contação de histórias e atividades para o público infantil, juvenil e de alunos do EJA. Além disso, haverá 103 atividades para educadores, 30 oficinas e 88 apresentações artísticas e exibições de filmes.
Entre os escritores estrangeiros convidados, estão a portuguesa Inês Pedrosa, o americano Benjamin Moser, a iraniana Judith Katzir, o francês Antoine Vitkine e os alemães Ulrich Peltzer, Jens Harder e Atak. Do time dos brasileiros, participam Eva Furnari, Angela Lago, Laurentino Gomes, Carlos Heitor Cony, entre tantos outros. A programação foi apresentada na manhã desta quarta-feira (20), em Porto Alegre.
“A Feira do Livro é de todos. Uma qualificada programação cultural ocorre durante os dias da Feira com acesso livre, sem custo algum aos visitantes”, destaca João Carneiro, presidente da Câmara Rio-Grandense do Livro. Este ano, com mais um dia na programação, a expectativa é de que o público aumente em 20% e mais de 1,7 milhão de pessoas passem pela Feira. Esse fator deve contribuir também para que as vendas cresçam cerca de 15% em relação ao ano passado e retomem os patamares de 2008.
O evento segue em seu tradicional espaço, onde foi realizado desde sua primeira edição, o Centro Histórico de Porto Alegre. A feira receberá algumas adaptações em função da revitalização da Praça da Alfândega, pelo Projeto Monumenta, mas que não trarão prejuízos nem ao evento nem às obras. Apenas o trecho entre a Rua Sete de Setembro e a Rua dos Andradas vai permanecer isolado com tapumes. Para interligar a Rua dos Andradas ao restante da feira, os visitantes poderão optar pelas duas vias de acesso lateral que circundam a praça ou ainda por uma passarela, construída especialmente pelo evento.
No eixo central, na Avenida Sepúlveda, que liga o centro da Praça da Alfândega ao Cais do Porto, a feira será ampliada, recebendo quatro fileiras de barracas e corredores mais largos para a circulação dos leitores. O restante dos espaços permanece inalterado, em relação ao ano anterior. Ao todo, a Feira do Livro de Porto Alegre ocupará uma área de mais de 24 mil metros quadrados, um espaço ainda maior que o da edição passada.
Barracas – A Feira do Livro tem a marca da bibliodiversidade. Este ano, o evento vai receber 155 participantes entre editoras, livrarias, distribuidores e creditistas, responsáveis pela venda direta de livros ao consumidor, como os vendedores porta a porta. Uma das novidades desta edição é a primeira meia-barraca da Feira. A inovação, que atende a demanda de empresas menores que também queriam expor é fruto de uma proposta do Repensando a Feira, que avalia e propõe melhorias ao evento. A feira de todos os livros terá 110 expositores na Área Geral, 30 na Área Infantil e Juvenil (no Cais do Porto) e 15 na área internacional.
Pesquisa – Uma das novidades desta edição é a realização de uma pesquisa, em parceria com a Equilíbrio Assessoria Econômica Solidária, empresa júnior do curso de Ciências Econômicas da UFRGS, para identificar os impactos econômicos e o perfil dos visitantes e potenciais visitantes da Feira. Durante os 18 dias do evento, serão ouvidas aproximadamente 800 pessoas.
Cartão-presente – Em uma ação inédita, a Feira do Livro vai disponibilizar cartões-presente de R$ 30 e R$ 50 para o público em sua loja no evento. Os cartões poderão ser utilizados em qualquer barraca que aceite Banricompras. Outra novidade é o Cartão Feira do Livro, que poderá ser obtido por qualquer empresa ou órgão público junto ao Banrisul. É um serviço útil para as escolas e bibliotecas que adquirem livros na feira.
Destaques da programação
Patrono – O folclorista Paixão Côrtes, patrono da 56ª Feira do Livro de Porto Alegre, terá vários momentos na programação. Ele será homenageado por patronos anteriores da Feira no dia 30 de outubro, às 15h, no Auditório Barbosa Lessa, no Centro Cultural CEEE Erico Verissimo. No dia 31 de outubro, o patrono vai falar sobre a cultura do Rio Grande do Sul, às 18h, na Sala dos Jacarandás, no Memorial do Rio Grande do Sul. No dia 6 de novembro, às 14h30, Paixão Côrtes será tema de um documentário produzido pelos alunos de jornalismo do IPA e exibido na Tenda de Pasárgada. Também nesse espaço, no dia 10 de novembro, às 16h, Paixão narra histórias de suas andanças pelo Estado.
Escritores internacionais – O cenário da literatura mundial também está representado na Feira do Livro de Porto Alegre. A escritora portuguesa Inês Pedrosa participará de um bate-papo sobre duas culturas em um mesmo idioma no dia 10 de novembro, às 19h, no Auditório Barbosa Lessa, no Centro Cultural CEEE Erico Verissimo. Ela também lançará Os íntimos, sua mais recente obra, que trata do universo masculino. O biógrafo de Clarice Lispector, o norte-americano Benjamin Moser, falará sobre a consagrada autora da literatura brasileira, no último dia da Feira, 15 de novembro, às 17h, no mesmo espaço. A autora Judith Katzir abordará a alma feminina da literatura israelense no dia 3 de novembro, às 19h, também no Auditório Barbosa Lessa. O francês Antoine Vitkine promoverá um debate sobre o livro que lançou as bases do Nazismo, Mein Kampf. O evento acontece no mesmo espaço, no dia 9 de novembro, às 19h. E o alemão Ulrich Peltzer vai falar sobre uma história de amor na Berlim de hoje, no Auditório Barbosa Lessa, no dia 14 de novembro, às 19h.
Quadrinhos – Os aficcionados por HQ, educadores e outros interessados no tema encontrarão várias atrações na Feira do Livro. A principal delas é a 5ª edição do Ciclo Mutação na Feira – HQs, zines e outras histórias, que acontece no Cais do Porto, nos dias 2 e 3 de novembro. Os jornalistas Silvio Ribas, autor do Diário do Morcego, e Gonçalo Júnior, de O Mocinho do Brasil – A história de um fenômeno editorial chamado Tex, estão entre os destaques do evento. Fora do Ciclo Mutação, alguns encontros vão esquentar os debates do universo dos quadrinhos. Entre eles, um com os quadrinistas alemães Jens Harder e Atak sobre os limites entre ficção e não ficção em quadrinhos, que ocorre no dia 30 de outubro, às 16h30, na Sala O Retrato, do Memorial do Rio Grande do Sul.
Ilustrações – A principal mostra de ilustrações de Literatura Infantil e Juvenil do Brasil acontece na Feira do Livro de Porto Alegre. No Cais do Porto, a 7ª Traçando Histórias vai exibir obras de 37 ilustradores selecionados, com originais publicados entre 2009 e 2010. O evento homenageia as ilustradoras Eva Furnari, Angela Lago e Anna Raquel, que completam 30 anos de carreira este ano. A Traçando também é uma oportunidade de troca de ideias. Nos dias 3 e 4 de novembro, ocorre a programação, com caráter de curso de extensão da UFRGS, com mesas-redondas, palestras e oficinas.
História – O Ciclo História do Brasil é um dos destaques da programação. Nomes como Laurentino Gomes, Mary del Priore, José Roberto Torero e Eduardo Bueno, o Peninha, vão debater o tema em encontros nos dias 1º e 2 de novembro, na Sala dos Jacarandás, no Memorial do Rio Grande do Sul.
Destaques nacionais – Alguns grandes nomes da literatura, da ciência e do jornalismo brasileiro estarão na Feira do Livro. No dia 31 de outubro, às 19h, o escritor Carlos Heitor Cony narra sua trajetória no Auditório Barbosa Lessa, do Centro Cultural CEEE Erico Verissimo. No mesmo espaço, no dia 2 de novembro, também às 19h, será a vez de Guilherme Fiuza e Lira Neto falarem das biografias de Bussunda e Padre Cícero. Os relatos de 45 anos de jornalismo de Ricardo Kotscho serão contados no dia 13 de novembro, às 18h, na sala dos Jacarandás, no Memorial do Rio Grande do Sul. Milton Hatoum será entrevistado por Ruy Carlos Ostermann no dia 4 de novembro, às 19h, também no Auditório Barbosa Lessa. O brasileiro radicado nos EUA Jacob Pétry vai falar sobre seu lançamento, O óbvio que ignoramos, no dia 31 de outubro, às 18h30, na Sala Oeste, do Santander Cultural. O biólogo Fernando Reinach encontra leitores no dia 30 de outubro, às 17h, no Auditório Barbosa Lessa. Ele vai falar sobre sua mais recente obra A longa marcha dos grilos canibais. O autor de Elite da Tropa 2, Luis Eduardo Soares, também estará na feira para comentar sobre violência e estratégias narrativas, no dia 7 de novembro, às 18h, na Sala dos Jacarandás, no Memorial do Rio Grande do Sul. Wagner de Assis, diretor do filme “Nosso Lar”, que atraiu milhares de brasileiros aos cinemas este ano, revelará os bastidores da produção, em um evento que homenageia o centenário de Chico Xavier, no dia 2 de novembro, às 19h30, no Teatro Sancho Pança. O cantor Lobão também estará presente nesse espaço, no dia 11 de novembro, às 19h30, com um relato sobre sua biografia A primeira metade da minha vida: a história de toda uma geração.

Nenhum comentário :

Postar um comentário