29 de out. de 2010

FELIZ DIA NACIONAL DO LIVRO PARA TODOS NÓS!

Chega a me emocionar quando vejo a quantidade de reportagens, tweets e posts sobre o DIA NACIONAL DO LIVRO, que é comemorado hoje, em 29 de outubro, em homenagem à data da fundação da BIBLIOTECA NACIONAL, que este ano completa nada menos do que 200 anos!

A Biblioteca Nacional surgiu nasceu com a transferência da Real Biblioteca de Portugal para o Brasil. Ao cruzar o oceano rumo ao novo reino, o príncipe Dom João VI trouxe consigo sua biblioteca. O Brasil independente transformou a velha coleção real em biblioteca oficial do novo país. 



No início, o acervo de 60 mil peças, entre livros, manuscritos, mapas, moedas etc., ficava acomodado nas salas do Hospital da Ordem Terceira do Carmo, no Rio de Janeiro. Em 1858, houve a mudança para o edifício no Passeio Público, sobre o qual foi erguida a atual Escola da Música. Foi apenas em 29 de outubro de 1910 que a Biblioteca encontrou sua sede definitiva, no edifício monumental projetado por Francisco Marcelino de Souza Aguiar. O evento fez parte do momento da arquitetura brasileira, quando as reformas urbanas do prefeito Pereira Passos fizeram da Av. Central o marco do Rio de Janeiro como a capital moderna do Brasil republicano. 


A Fundação Biblioteca Nacional possui uma das mais raras e ricas coleções em suporte papel do mundo, de acordo com a UNESCO, o que é surpreendente, já que durante seus 300 anos iniciais de história atlântica, Portugal proibiu e controlou a entrada de livros no Brasil.
Essa herança que Portugual nos deixou é, sem dúvida, um presente e uma das melhores coisas que essa colônica já recebeu! 
Cabe a nós aproveitar! Comemore o dia do livro você também! É um dia de todos nós!! 
Leia! Releia! Dê livros de presente! Faça promoções! Escreva! Passe a ideia de ler adiante! 

E o meu presente para vocês, é a minha frase preferida referente aos livros. É a frase da minha vida: 

"Os livros não mudam o mundo. 
Quem muda o mundo são as pessoas. 
Os livros só mudam as pessoas." 
(Mario Quintana)



FELIZ DIA NACIONAL DO LIVRO PARA TODOS NÓS, PORQUE TODOS MERECEMOS!!


Nenhum comentário :

Postar um comentário