6 de dez. de 2010

[Dica de outras boas leituras] Guerra de Poderes

O mercado editorial é muito menos ingênuo do que parece e nada do que acontece por aqui são meras coincidências do acaso.

Na semana passada, uma discussão entre dois grandes grupos editoriais veio à tona: plágio de capas ou aproveitamento de oportunidade comercial?

Seja lá o que for, o Grupo Ediouro Pulicações não ficou nada contente com a nova publicação do Grupo Leya Brasil, "O Poder Invisível", de Ruediger Schache; pois afirmam ser plágio da capa de sua publicação "O Poder", Rhonda Byrne, mesmo autor de  "O Segredo", também publicado pela Ediouro e que foi um estouro de vendas em todo o país.

O mais curioso de toda essa história é que eu tive contato com essa publicação quando trabalhava no selo Lua de Papel, do Grupo Leya Brasil, e posso garantir que a versão original portuguesa, que leva o nome de  "O segredo do imã do coração" não tem absolutmanete nada a ver com o lançamento de Rhonda, como pode ser observado nas imagens abaixo. Vale notar aqui, também, que a capa de "O Poder", publicado pela Agir na versão brasileira, segue o mesmo padrão do mundo inteiro (título original: "The Power") como eu mesma testemunhei em recente viagem aos EUA e Canadá.

Leiam, a seguir, nota publicada no Estadão desse sábado a respeito do fato, bem como as declarações de ambas as partes.

Vale ficar atento no desfecho dessa situação, no mínimo, embaraçosa...


----






Guerra dos Poderes, por Raquel Cozer

O Poder (foto à dir.), de Rhonda Byrne, está no centro de uma questão que deve acabar na Justiça. Rhonda, vale lembrar, virou best-seller com O Segredo, que só no Brasil vendeu 2 milhões de cópias. Há pouco, o novo título da autora (que, como o anterior, saiu pela Ediouro) chegou às lojas e encontrou um gêmeo: O Poder Invisível (foto ao centro), de Ruediger Schache, editado pela Leya. Ambos têm capa vermelha com foco de luz ao centro, nome do autor em tipologia manuscrita e a palavra “segredo” em destaque. A curiosidade: o título original de "O Poder Invisível" é algo como “o segredo do coração magnético”. A obra saiu como O Segredo do Amor (foto à esq.) pela Leya de Portugal – que, por lá, também lança o livro de Rhonda.

Luiz Fernando Pedroso, diretor-geral do grupo Ediouro, telefonou esta semana para o administrador da Leya portuguesa, Isaías Gomes Teixeira, pedindo explicação, que ainda não veio. Diz que tomará “as medidas judiciais cabíveis”. Consultado pela Babel, Pascoal Soto, diretor da Leya no Brasil, disse que as capas são só “parecidas”. Que o título original “não pareceu atraente para o mercado brasileiro” e que achar que o leitor fará confusão é “chamá-lo de burro”.

3 comentários :

  1. Até a fonte do nome do autor é parecidíssima...
    Isso ainda vai dar muiiiito pano pra manga! u_u

    Beijocas!
    Juh Oliveto
    Livros & Bolinhos ~

    ResponderExcluir
  2. Olá estou passando p deixar uma dica saiu o filme sobre o livro Efeito Sombra
    http://www.youtube.com/watch?v=-HPbrdjSAvI achei bem interessante .

    ResponderExcluir
  3. Oieee Talita! Indicamos seu blog para alguns selos, confira aqui http://book-dear.blogspot.com/2010/12/selos-e-brincadeira-da-tag.html


    Juliana Almeida
    Dear Book - http://book-dear.blogspot.com/

    ResponderExcluir