19 de jan. de 2011

[Dica de outras boas leituras] Quem disse que o povo não gosta de ler?

O PublishNews da segunda-feira, 10/01/2011 trouxe uma notícia daquelas de nos fazer acreditar que o Brasil vai sim ser um país melhor!!

Pouco mais de dois meses após a inauguração, a biblioteca Leitura no Ponto, do Terminal Sacomã, contabiliza 1.100 sócios, sendo cerca de 170 do Grande ABC.


A matéria, publicada no Diário do Grande ABC, explica que o espaço atende cerca de 200 pessoas por dia entre empréstimos e devoluções; em média, um livro é levado a cada três minutos. E a expectativa é de que até o fim de fevereiro haja mais de 2.000 sócios.

O posto com maior número de sócios é também o mais antigo, o do metrô Paraíso, inaugurado há 6 anos: são 20 mil pessoas que emprestam cerca de 100 livros por dia.

Apesar de ter mais de dez vezes o número de associados da biblioteca do Sacomã, o número de empréstimos é praticamente o mesmo. "A movimentação no Sacomã tem sido bem maior que o esperado. É a primeira biblioteca que instalamos num terminal", explicou o coordenador das bibliotecas do Instituto Brasil Leitor (IBL), Gustavo Gouveia. A organização é responsável pela criação e gestão da Leitura no Ponto.



O sucesso pode ser atribuído ao fato do acesso ao posto ser livre, pois, para chegar às outras bibliotecas é necessário comprar bilhete e passar a catraca, porque geralmente ficam dentro das estações. No Sacomã, o acesso é gratuito. Ainda nesse mês, o projeto Leitura no Ponto atingirá a marca de um milhão de empréstimos no país.

Para se associar é só apresentar foto 3X4, RG, CPF e comprovante de residência do mês corrente - original e cópia de todos. O usuário pode ficar com o título por dez dias úteis e o empréstimo pode ser renovado. É bom lembrar que ter carteirinha de um posto não é o suficiente para retirar livros em outra estação. Para isso, é necessário novo cadastro.

A biblioteca do Terminal Sacomã funciona de segunda a sexta-feira, das 11h às 20h.


Nenhum comentário :

Postar um comentário