29 de mai. de 2011

Ranking Geral das Editoras 2011

Em primeiro lugar, peço desculpas a vocês, leitores, pela demora de posts como este. A vida corrida realmente tem me impedido de me dedicar ao Blog, não só como deveria, mas como gostaria. De qualquer maneira, cedo ou tarde, eu sempre atualizo vocês da melhor maneira possível!

Mas chega de blablablas e vamos ao que interessa, rs!

---

No dia 19/05/2011, o PublishNews divulgou, em seu blog, o Ranking Geral das Editoras de 2011, no período entre 7/1/2011 a 13/5/2011.

Segue abaixo um print screen com as 15 primeiras editoras (Parabéns a todas!) , mas recomendo (MUITO!) que leiam a matéria na íntegra clicando AQUI, para entender o processo classificatório, os motivos que levaram o PublishNews a fazerem este ranking e, é claro, para ver a lista completa. 



Vale observar como o mercado editorial brasileiro é injusto e curioso em diversos aspectos. A primeira colocada, a Editora Globo, teve apenas 5 títulos na lista, mas vendeu tantos (tipo... tantos MESMO) livros do Padre Marcelo, que lidera sem medo de ser ultrapassada. Já a segunda colocada, a Editora Sextante, teve 38 títulos na lista. Interessante, não? Se analisarmos o restante da lista com atenção, poderemos perceber que este comportamento padrão se repete ao longo de todas as posições. 

Assim, podemos concluir facilmente que, as editoras mais bem colocadas não são, necessariamente, as mais apreciadas pelo público em geral; apenas tiveram a sacada de um bom título best-seller. Como o próprio post do PublishNews é entitulado, há exemplares que fazem toda a diferença.

O mercado editorial brasileiro é cheio de pegadinhas como essa. Não nos deixemos enganar pelas apaências e sejamos críticos na hora de tirarmos conclusões sobre a qualidade das publicações. 

Boa leitura!

Nenhum comentário :

Postar um comentário