21 de jun. de 2011

O papel dos blogs literários



Durante a Festa de 1 ano do Blog da Companhia, os blogueiros literários convidados (Raquel Cozer, do blog A biblioteca de Raquel, do Estadão; Sergio Rodrigues, do blog Todo Prosa, da Veja; e Flávio Moura, do blog do Instituto Moreira Sales), mediados pelo editor André Conti, colocaram em pauta um série de questões sobre os blogs literários e a literatura. 

Muitas coisas foram ditas, mas em linhas gerais, ficou claro que os logs não interferem de maneira direta na construção da literatura. Eles apenas aproximaram uma geração de escritores de uma geração de leitores. Principalmente porque a maioria dos blogs usa um tom pessoal para falar com o leitor, a primeira pessoa mesmo. Isso não só une, como aproxima o leitor do autor. 

Blogs não existem para serem webpages institucionais. Eles nasceram, justamente, para romper com essas barrerias que distanciam quem produz literatura, de quem a lê. Por isso, o papel de um editor do blog (e esse editor pode ser você mesmo, se tiver senso crítico para isso), é de extrema importância. Um editor serve para dar cara ao blog, torná-lo personalizado, e com a linguagem ideal para seu público leitor. Afinal, as redes sociais não vivem sem conteúdo e é necessário alimentar os blogs de informações relevantes o tempo todo. A questão da velocidade efêmera é quase assustadora (fique um dia inteiro sem tuitar nada e veja quantos seguidores você perde...). Uma dica boa dos blogueiros convidados no debate, é seguir blogs literários estrangeiros, para aprender com a experiência alheia. 

É bom lembrar que a internet é um ambiente hostil e cheio de riscos. Mas a participação do outro é essencial para construir um bom blog literário: não permitir comentários em posts, ou recusar todas as críticas, pode ser um tiro pela culatra. Cuidado! 

Hoje em dia, há uma inversão e mistura de papéis: o autor também é blogueiro, que também é crítico, que também é leitor... Todo mundo é um pouco de tudo. Não existem mais autoridades na internet. Num país como o Brasil, onde há pouco acesso à boa educação, os livros são caros, os cadernos de cultura são eletizados, a Academia é muito restrita... A internet torna-se a moderadora que leva o saber cultural para todos.

Isto posto, eu gostaria de abrir um debate com vcs, leitores: 

Qual a importância blog literário na visão de vocês? 

10 comentários :

  1. Ótima matéria, Talita.
    Na minha visão, como dona de um blog literário, acredito que esse estilo de blog serve para disseminar o gosto pela leitura e incentivar cada vez mais pessoas a se tornarem leitores e descobrirem que é possível encontrar um estilo que mais lhe agrade. Me sinto orgulhosa ao ver que amigos e filhos de amigos utilizam o blog para colher informações e dicas sobre livros que possam lhe interessar.

    Bjusss
    Viciados Pela Leitura

    ResponderExcluir
  2. Oi Talita.
    Realmente os Blogs tem sido um dos maiores veículos de marketing digital e também responsáveis por este feedback entre leitores e autores.


    Parabés pela postagem.
    Não sabia que você tinha um blog

    Seguindo!

    ResponderExcluir
  3. Sou suspeita para falar de blogs literários, porque tenho um e contribuo com outros. No que diz respeito à "crítica", acho muito mais relevanta acompanhar blogs de leitores "amadores", de jornalistas da área e até acadêmicos, do que ler uma crítica em um jornal ou revista. Não que a produção nesses meios seja irrelevante, principalmente das revistas, mas é geralmente através dos blogs que entro em contato com esse material. E de quebra, ainda tenho contato com debates que surgem a partir desses materiais.

    Nem preciso comentar que nem todos os blogs é bom (não acredito realmente que tenha gente que se baseia no argumento de que blogs não são bons porque existem muitos ruins, isso vale para qualquer coisa), cabe a cada um filtrar o que é bom e ruim quando se trata de qualquer veículo de informação. Mas considero importante acompanhar discussões sobre literatura e mercado fora da imprensa tradicional, do formalzinho e utópicamente imparcial. Pra mim interessa muito mais a coerência do autor de um blog (seja ele famoso ou não, escritor ou não), que expõe todas as suas opiniões, gostos e preconceitos na hora de discutir literatura.

    ResponderExcluir
  4. Talita;
    Achei a matéria muito boa, e dá o devido valor aos blogs literários.
    O trabalho que este pessoal faz é muito importante, pois os livros para resenha e sorteio saem dos "bolsos" dos blogueiros. E o mais importante para os blogueiros, pelo menos para mim que possui um blog literário é os comentários nas postagens. Que são a reposta de um trabalho que você faz sem remuneração alguma, faz porque ama os livros!
    O papel dos blogs é muito importante sim, uma grande fonte de informação e troca da mesma.
    Fico muito feliz quando vejo matérias como a que esta neste blog, pois renova as forças de quem fica atrás de um computador, preparando um texto bacana, correndo atrás de novidades e formas diferentes de poder levar informação para os leitores.
    Acho que os blogs deveriam ser mais valorizados, lógico quando o blog é um trabalho sério e que respeita as opiniões e diferenças. Não mantendo nenhuma ação preconceituosa, pois esta é função das pessoas que tomam para si o dever de levar informação.
    Parabéns pela Matéria.

    Desculpa estar comentando em anônimo, mais aqui no trabalho não consigo comentar logada!
    Beijos
    Brih
    Meu Livro Rosa Pink

    ResponderExcluir
  5. Foi a partir de outros blogs que decidi criar o meu próprio, com a ajuda de uma amiga, que nesse caso é perfeito, pois uma sempre "cobre" a outra, e a discussão sobre os temas é mais abrangente. Uma dupla serve também para trazer mais conteúdo e a crítica também vem de perto. Não pode faltar postagens, a média é de um post por dia, os seus leitores ficam decepcionados quando vêem visitar e não encontram nada novo...
    Tratá-lo como amigo, também é bom, afinal, é assim que devemos escrever, como gostaríamos de ler, correto?
    Aaa, tem os presentes, as tão esperadas promoções... O que seria dos blogs sem os famosos sorteios??? rsrs

    Bjs.

    ResponderExcluir
  6. Eu acho que os blogs literários são importantes pra aproximar os leitores jovens que tem maior afinidade com a internet do que com outras fontes de informação.
    Porém creio que os blogs literários também devem valorizar a cultura, conhecimento e também o raciocínio. Não é a opinião dos outros que conta e sim a sua opinião formada a partir dos argumentos de várias fontes.
    E é aí que creio que os blogs literários jovens de hoje em dia pecam, vejo garotas consumistas ao cubo morrendo pra comprar livros e orgulhosas de mostrar a quantidade de livros leram e a quantidade acumulam em suas estantes, sinto que a literatura que eu conheci e me apaixonei quando era criança se tornou um desafio, uma corrida pela popularidade, talvez tudo isso seja apenas uma moda e passe, porém talvez não seja e a geração futura se preocupará mas com a quantidade de livros que lê do que com a qualidade dos livros que lê.
    E tb tem o fato de infelizmente os leitores se interessarem mais pelos sorteios e prêmios do que pelo conteúdo do blog, muitas vezes as pessoas só comentam pelo prêmio sem interesse no que lêem, acho triste.
    Acho o seu blog por exemplo mais interessante, nele existe informação e não só um monte de resenhas e sorteios.
    bjks

    ResponderExcluir
  7. Ótima postagem, muito interessante, já estou até "garimpando" o seu blog para ver se encontro mais algum artigos.

    Tenho um blog literário e quando o criei esta moda não tinha estourado, então por assim dizer para dar um diferencial ao meu leitor estou procurando mais alguns nichos para não tornar algo chato.

    Mesmo com a concorrência desleal de blogs que fazem dezenas de sorteios eu continuarei com o meu, pois a minha paixão pela leitura não acabou e não foi por sucesso que comecei e sim para compartilhar minhas experiencias de leituras, também nunca imaginava que alguém iria ler.

    Jesimiel | @cadernorepicado
    http://cadernorepicado.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Olá Jesimiel! Fico feliz que tenha gostado da postagem! Sempre bom receber elogios, mas, principalmente, encontrar pessoas que pensam como eu!
    Não desista do seu blog, não! Continue com seu trabalho da maneira que achar que deve ser: a internet dá espaço para todos nós!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Oi! 1° visita aqui e gostei muito. Seguindo.
    Na minha opinião é que os blogs literários, não é só incentivar a leitura. Porque isso a escola já tenta, os pais também... Creio que nossa missão é mostrar as pessoas que ler não é só dever, é prazer! Devemos mostrar que qualquer pessoa pode pegar um livro e viajar em mundo magico... Ou seja devemos através do blogs mostrar o caminho para este mundo, o resto os livros fazem. Beijos.
    http://pollymomentos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seja bem-vinda, Pollyana!!! estamos abertos às opiniões!!

      Excluir