27 de ago. de 2011

[Cursos] Publishing Management: O Negócio do Livro

A FGV Empresarial do RJ oferecerá o curso: Publishing Management: O Negócio do Livro, sob coordenação do Professor Carlo Carrenho.

Uma pena que o curso é no Rio, o que me impedirá de fazê-lo (a não ser que alguém queira bancar a ponte aérea quinzenalmente, rsrs!)

Mas para quem tiver a oportunidade, eu considero altamente recomendável. O único problema é o preço, um tanto quanto caro, dêem só uma olhada: 

Sigam @onegociodolivro no Twitter e fiquem ligados nas novidades.

Sobre o Curso

O curso detalha as diversas atividades envolvidas na cadeia produtiva do livro, desde a criação da identidade editorial até a comercialização, passando por importantes aspectos relacionados ao negócio, como formação de catálogo nacional e internacional, preparação de texto, projeto gráfico, marketing e direitos autorais. Contando com a participação de profissionais experientes, o curso apresentará um panorama completo da indústria editorial e fornecerá subsídios tanto para quem já trabalha no mercado e deseja se aperfeiçoar, quanto para quem tem interesse em ingressar neste setor, mas não sabe por onde começar.

Objetivo

O aluno estará apto a atuar em diversas áreas do mercado editorial, como editor, gerente de produto, coordenador de coleções, entre outras funções, além de poder gerenciar empreendimento próprio na área editorial.

Público Alvo

Profissionais recém-recrutados pela indústria do livro ou profissionais que tenham como objetivo a especialização em sua prática profissional;
Recém-formados ou universitários em fim de curso – de qualquer área de formação – que se interessem pela indústria do livro como um possível mercado de trabalho;
Empreendedores interessados em aprimorar conhecimentos, desenvolver novos negócios na área ou em atividades correlatas;
Escritores e o público em geral com interesse na produção de livros e no mercado editorial.

Programa

Aula Inaugural - Apresentação do Curso, Metodologia
1. História da Indústria do Livro No Brasil
2. Identidade Editorial
3. Cenário Econômico e Tendências
4. Indústria do Livro / Mercado Editorial
5. Plano de Negócios
6. Identidade Visual
7. Design de Capa
8. Produção Gráfica
9. Tecnologia do Papel e Produções de Livros de Luxo e Obras de Referência
10. Preparação de Texto
11. Formação de Catálogo Estrangeiro
12. Formação de Catálogo Nacional
13. Livro de Arte
14. Livro Didático
15. Livro Infantil
16. Leis de Incentivo
17. Marketing
18. Marketing Social - Estratégias Para A Internet
19. Distribuição
20. Agências Literárias
21. Direitos Autorais
22. Papel do Publisher
23. Feiras e Eventos de Livro no Brasil
24. Divulgação
25. Critérios da Imprensa
26. Mercado Digital (Publicações e Comportamento)
27. Impressão Sob Demanda
28. Gestão de Editoras
29. Gerenciamento de Projetos Editoriais
30. Livro Eletrônico
31. Desenvolvimento de Projeto
32. Fundamentos de Gerência de Projeto
Carga horária total:
224 horas/aula

Coordenação


Data de Início

FGV BOTAFOGO
Data de Início: 29 de Outubro de 2011
Horário: Quinzenalmente aos Sábados, das 9h às 16h50min

Documentação Necessária

• Ficha de inscrição devidamente preenchida;
• Curriculum vitae atualizado;
• Cópia da identidade e CPF;
• Cópia de comprovante de residência;
• Duas fotos coloridas 3x4 recentes).


IMPORTANTE: A FGV se reserva o direito de alterar a data de início do Curso ou de cancelá-lo, na hipótese de não ser atingido o número mínimo de alunos necessários à cobertura dos custos envolvidos, sendo garantida ao (à) aluno (a), sem qualquer correção, a devolução das quantias pagas. Adicionalmente, a FGV se reserva o direito de introduzir melhorias e/ou aperfeiçoamentos no Curso, podendo, para tanto, alterar seu conteúdo e/ou a ementa das disciplinas, desde que tais melhorias e/ou aperfeiçoamentos preservem o objetivo acadêmico do Curso e não imp.rtem em ônus adicional para o (a) aluno (a) ou na redução da carga horária total

Um comentário :

  1. Aaah, eu queria muito fazer esse curso! Mas cara, que preço é esse? Não dá mesmo! Ainda mais que eu ainda estou na faculdade, tipo... estudante nunca tem dinheiro: xerox, passagem... rsrsrsrs

    ResponderExcluir