1 de ago. de 2011

[Yale] Martin Levin, uma lição de vida

Quando li o programa do Yale Publishing Course, eu não tinha me dado conta da experiência que seria ter palestras com pessoas tão importantes no mercado editorial norteamericano. Mas gostaria de fazer um post especial em homenagem a MARTIN LEVIN, um senhor que está há 61 anos neste mercado e que nos honrou com duas palestras especiais. 



Na primeira, que levou o nome de "My biggest Mistakes in Publishing" ("Meus maiores erros editando"), Levin expôs histórias hilárias sobre seus grandes erros no mercado ao longo destes anos. Contando de maneira informal, num bate-papo entre amigos, tudo que já fez de errado (incluindo coisas do tipo dispensar Martha Stewart - aha!).

Na segunda palestra, nomeada "Would you publish this book?" ("Você publicaria este livro?"), Levin fez um exercício com todos nós, levando sinópses de livros fictícios e nos desafiando a contar se publicaríamos ou não estes livros e porque. 

Num resumo geral, ficou a lição de  que um bom editor é feito de erros e tropeços ao longo de sua vida profissional. E que devemos sempre seguir nosso feeling sobre o que deve ou não ser publicado: não existe fórmula pronta! Editores são guiados por seus corações. Simples assim. 
Levin contou que já passou por muitas crises no mercado, incluindo o advento a internet e garantiu que o livro não vai acabar. Então, acho que é bom pararmos de nos lamentar, correr atrás de fazer nosso trabalho e ouvirmos a voz da experiência, né?

--



Após todos estes anos no mercado, Levin tornou-se autor de um livro chamado "Letters from Angel", que fala da relação de sua família com sua cachorra, Angel.






Cada um de nós ganhou um exemplar de presente e eu, é claro, corri para ser tiete e garantir meu autógrafo! 

"Para Talita, o futuro é aqui, com entusiamos e amor."

Nenhum comentário :

Postar um comentário